Bons e baratos: os 5 melhores SUVs de entrada para comprar

Em um cenário de alta de preços, as versões de entrada podem ser a solução para quem quer estacionar um SUV compacto zero km na garagem! Se você imagina que por serem versões mais baratas, elas não seriam bons negócios, vamos mostrar para você que a história nem sempre é assim, e existem ótimas opções por preços bastante atrativos.

O segmento de SUVs compactos é o mais aquecido do mercado nacional atualmente, e isso funciona como um incentivo para que, cada vez mais, pessoas tenham interesse em comprar esse tipo de modelo como seus próximos carros.


Infelizmente para muita gente que sonha em ter um SUV compacto na garagem, os preços desses modelos seguiram o mercado e subiram assustadoramente nos últimos anos, tornando a realização dessa meta muito mais custosa e criando, assim, uma demanda que, por muito tempo, foi ignorada pelas montadoras, que é a de versões mais em conta dos SUVs compactos mais desejados.


Quando dizemos isso, não estamos nos referindo, especificamente, a modelos que foram pensados, desde a concepção, para se posicionarem como SUVs compactos mais baratos, mas sim modelos maiores e mais refinados. Assim, a ideia seria que modelos como o Jeep Renegade, ou quem sabe o Volkswagen T-Cross, oferecessem uma versão de acesso mais em conta para atender a esse público que quer o modelo, mas não quer ou não pode desembolsar os altos valores cobrados.


Esse público foi negligenciado por um tempo considerável, até recentemente, quando um programa de incentivo do governo para reaquecer o setor após a crise fez uma luz acender na mente de algumas montadoras. Para enquadrar alguns modelos nas regras estabelecidas pelo governo no programa, elas criaram novas versões de entrada, um pouco mais simples do que as outras, porém custando muito mais barato do que as demais versões, criando excelentes custos-benefícios.


Esse processo, apesar de ter sido ótimo para quem estava com o dinheiro na mão na época, expôs uma realidade muito complicada para os consumidores, afinal, de uma hora para outra, montadoras criaram versões muito similares às outras que já eram vendidas, e colocaram elas à venda por preços muito menores. Antes, a alta recente dos preços era muito mais atribuída à crise e aumento dos custos de produção dos modelos do que quaisquer outros motivos, mas essa situação mostrou que, na verdade, a principal responsável pela alta foram as altas taxas de lucro por produto praticadas pelas montadoras.


É claro que é direito de cada empresa decidir suas políticas de precificação, e, assim, elas podem aumentar o preço dos seus produtos buscando ganhar mais por unidade vendida, ao passo que vende menos, ao invés de apostar em maior quantidade vendida e menores taxas de lucro. Essa política, porém, esfria o mercado, diminuindo o volume de vendas por deixar a tarefa de comprar um carro muito mais custosa para os consumidores.


Recentemente, o governo atualizou o valor máximo para que os consumidores PCD tenham desconto no ICMS, chegando a R$ 120.000. Aproveitando essa nova legislação, e de olho nesse público, algumas montadoras baixaram os preços de suas versões de entrada, encaixando elas nessa faixa de preço e, então, estando capacitadas para receber o desconto. Apesar de essa medida ser mais benéfica para quem pode fazer uso do desconto de PCD, o fato de essas versões terem seus preços base diminuídos criou excelentes oportunidades para quem está de olho em SUVs compactos bons e com preços mais baratos do que os cobrados normalmente nas outras versões.


Vamos falar de cinco excelentes SUVs compactos de entrada, com câmbio automático, que custam menos de R$ 120.000 reais e valem muito a pena serem comprados atualmente.


Nissan Kicks Active 1.6 Automático


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O Nissan Kicks Active é uma das melhores opções de SUV compacto de entrada para quem quer um carro para ficar por muitos e muitos anos. Na mesma geração desde 2016, quando foi lançado, o modelo não teve grandes mudanças a não ser pequenas atualizações na lista de equipamentos e retoques visuais.


Isso pode ser ruim se pensarmos a respeito que ele está incluído em uma categoria muito dinâmica, na qual quem não se atualiza perde espaço, mas parece que o apego do modelo a velhos costumes tem seu charme para uma parcela do público. Enquanto muitos concorrentes apostam em motorizações turbinadas, o Kicks ainda oferece seu antigo e muito conhecido conjunto de motor 1.6 aspirado e câmbio automático do tipo CVT, que é amplamente conhecido pela sua robustez e baixa manutenção, além de um bom consumo de combustível.


De fato, desempenho não foi o forte do modelo, mas isso não é uma questão crucial para uma boa parte dos consumidores. Existem várias pessoas que farão uso do modelo apenas na cidade, ou tem medo da durabilidade futura dos motores turbinados, e prefere fazer uma compra mais “segura”. Os ótimos números de vendas do Kicks no ano de 2023 apontam que o modelo ainda tem seu apelo, mesmo depois de tantos anos de mercado.


Como destaque, então, temos os baixos custos de manutenção, confiabilidade mecânica, bom espaço interno e acabamento interno caprichado. Por ser a versão de entrada, porém, ele fica devendo alguns equipamentos de série, como rodas de liga-leve, mas de maneira geral é uma excelente opção de compra.


Hyundai Creta Action 1.6 Automático


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Não se pode falar do Creta Action sem comentar algo óbvio, mas que faz toda a diferença na hora de analisar o modelo, que é o fato de que a versão não está na mesma geração que as outras versões do Creta.


Isso pode parecer tanto um ponto negativo quanto um ponto positivo, a depender da sua visão e objetivo ao comprar um carro novo. Isso porque muita gente torceu o nariz quando a nova geração do Creta foi anunciada, trazendo um visual totalmente disruptivo na categoria e, claro, bastante controverso. Enquanto algumas pessoas adoraram, muitos acharam o modelo feio, mas fato é que após alguns anos em linha com esse desenho, todo mundo já se acostumou, e ver um Creta de nova geração na rua não gera mais emoções no público.


Fato é, porém, que muita gente considera a geração passada do Creta mais bonita que a atual. Com um desenho muito mais convencional, linhas clássicas e porte de carro grande, desde que foi lançado, em 2016, ele sempre fez bastante sucesso, surfando na onda de boa fama que a Hyundai ostenta com o consumidor brasileiro, fruto de um excelente trabalho feito pela marca, em conjunto com a CAOA, na construção dessa imagem de bom custo-benefício por aqui.


Apesar de ser da “geração passada”, na realidade, por baixo, o Creta Action é o mesmo carro que as demais versões. O que a Hyundai fez foi uma grande reformulação no modelo, mas manteve a plataforma do Elantra por baixo do carro, o que é, inclusive, um dos grandes diferenciais do modelo no mercado, já que ele é o único SUV compacto com plataforma de carro médio, enquanto os concorrentes são todos derivados de compactos.


Sabendo que o Creta Action é a versão de entrada, não é de se esperar muito da lista de equipamentos, que realmente não é das melhores. Falta, por exemplo, uma atenção maior na segurança, já que a versão conta com apenas dois airbags, enquanto as demais versões contam com seis bolsas. Uma central multimídia também faz falta, mas ao menos ele é equipado com rodas de liga-leve.


O grande trunfo do modelo é ser equipado com o motor 1.6 aspirado associado a um câmbio automático. Claro que ele não anda bem, e o consumo não é dos melhores, mas a aposta, aqui, é a mesma que a Nissan faz com o Kicks, oferecendo um produto com um conjunto testado e aprovado pelo tempo, com muita confiabilidade. Basicamente, a Hyundai e a Kia já usam esse conjunto há quase duas décadas em seus carros e nunca teve problemas.


Chery Tiggo 5X Sport 1.5 Turbo Automático


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O Tiggo 5X Sport é o modelo mais equipado dessa lista, e inclusive, pelo preço praticado pela Chery nessa versão, chega a ser impressionante. Isso porque os outros modelos são versões de entrada com listas de equipamentos menos recheadas e que apostam no custo-benefício por serem carros de categoria superior competindo, em preço, por exemplo, com compactos topo de linha.


No caso do Tiggo 5X Sport, ele é muito próximo, em equipamentos, da próxima versão dele, que é a Pro. Para que você tenha noção, o próximo modelo da lista é o Jeep Renegade de entrada, o qual tem uma lista de equipamentos muito próxima da versão Sport, que era a de entrada antes do surgimento da nova configuração. A versão Pro do Tiggo 5X, apesar de ser a única antes do surgimento da Sport, tem nível de equipamentos de uma topo de linha.


Assim, a versão Sport enche os olhos de quem está procurando o maior nível de tecnologia pelo menor preço possível. Por menos de R$ 120.000, o modelo conta com itens como bancos com ajuste elétrico e revestimento em couro, rebatimento elétrico dos retrovisores, chave presencial, rodas de liga-leve de 17 polegadas, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold e central multimídia de 10,2 polegadas.


Além disso, o motor 1.5 turbo associado ao câmbio automático do tipo CVT tem excelentes números de potência, garantindo um desempenho bastante satisfatório ao SUV compacto chinês. A ressalva desse conjunto fica por conta do consumo de combustível, que não é dos melhores, mas ao menos, em termos de confiabilidade, o conjunto é usado por aqui desde 2018 e nunca deu problemas.


Jeep Renegade T270 1.3 Turbo Automático


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O Renegade já foi um dos SUVs compactos mais desejados do mercado, mas hoje em dia ele não vive mais seu melhor momento. Isso acontece justamente pelo fato de ele estar inserido em um segmento muito dinâmico e estar na mesma geração desde 2015, quando foi lançado.


Não é que o modelo tenha sido esquecido, nem pela Jeep, nem pelos consumidores, mas é fato que não gera mais tanto interesse quanto a alguns anos atrás, quando era líder do mercado. A marca americana implementou algumas mudanças que fizeram muito bem ao modelo, como a substituição do antigo motor 1.8 aspirado pelo moderno 1.3 turbo, além da melhoria na segurança, com mais airbags e itens de condução semi-autônoma, o que justifica que ele ainda tenha bons números de venda.


A versão T270, que surgiu na época do programa do governo para aquecer o mercado, chama muita atenção pelo fato de ter uma lista de equipamentos muito próxima da encontrada na versão Sport, que era a antiga versão de entrada, porém custando consideravelmente menos.


Essa mágica foi feita retirando alguns itens de série, mas a maior redução no preço veio do fato de o modelo contar com apenas um ano de garantia, enquanto as outras versões contam com três. Isso pode ser um problema se você costuma fazer as revisões na concessionária, mas não afeta, por exemplo, quem leva o carro à alguma oficina, comportamento esse que faz com que o modelo perca a garantia antes do prazo estipulado.


Um dos grandes destaques do Renegade é seu motor 1.3 turbo, o mais potente da categoria, com 185 cavalos e 27,5 kgfm de torque, que associados ao câmbio automático de seis marchas, empurrar a pesada carroceria do modelo sem dificuldades e coloca ele entre os mais rápidos da categoria.


Fiat Fastback T200 1.0 Turbo Automático


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Mais uma configuração que surgiu durante o programa do governo, o Fastback T200 tem mais diferenças de equipamentos que a versão Audace, que era a de entrada antes, do que se observa entre as versões T270 e Sport do Jeep Renegade.


O que aconteceu é que para diminuir o valor da nova versão, a Fiat optou por enxugar um pouco a lista de equipamentos, enquanto a Jeep basicamente reduziu a garantia do modelo. A versão mais básica do Fastback perdeu, por exemplo, itens como os sistemas de condução semiautônoma e a chave presencial.


Apesar de esses mimos fazerem falta, é fato que o preço praticado pela Fiat nesta versão do Fastback é extremamente competitivo, fazendo com que o modelo custe menos do que versões topo de linha de muitos compactos, apesar de ser um carro maior e mais refinado. A lista de equipamentos ainda conta com itens como o ar-condicionado automático com saídas para o banco traseiro e freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold, que garante mais conforto para quem costuma enfrentar trânsito.


Ainda, ele conta com o motor 1.0 turbo mais forte do mercado e excelente desempenho, inclusive muito próximo ao do Jeep Renegade, apesar da potência menor. O Fastback tem uma ótima relação entre desempenho e consumo, já que anda bem e não bebe tanto combustível e, além disso, vale lembrar que ele tem o maior porta-malas da categoria, com 516 litros, fazendo a alegria de quem costuma viajar com muita bagagem.

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