Chery iCar 2023: preços e versões do novo compacto elétrico

O Chery iCar ao mercado e vamos te dizer tudo que você precisa saber sobre o compacto elétrico! Vem com a gente!
Chery iCar 2023: preços e versões do novo compacto elétrico

Nas últimas décadas, ocorreu um processo mundial de aumento no tamanho dos carros. Um exemplo claro disso é observar que o Onix Plus, sedan compacto atual, possui praticamente as mesmas dimensões externas do que um Corolla 2009, sedan médio de uma década atrás. Nesse contexto de aumento tanto no tamanho quanto na quantidade de veículos nas ruas, surgiu uma vertente de carros que seguem o caminho oposto, oferecendo modelos extremamente compactos, pensados para o uso mais fácil dentro dos movimentados centros urbanos. Um exemplo muito conhecido de marca que segue essa linha é a alemã Smart.

Fundada em 1994, a Smart chegou ao Brasil em 2009 oferecendo seu modelo mais famoso, o Fortwo. O nome já dá uma palhinha do que o modelo é: um carro para duas pessoas. Com dimensões muito reduzidas, desenho amigável, dois lugares, motor pequeno e câmbio automatizado, o modelo fez um sucesso considerável por aqui, apesar do preço salgado. No lançamento, em 2009, o minicarro custava cerca de R$60.000, preço muito próximo aos preços das versões de entrada de Honda Civic e Toyota Corolla da mesma época.

Se você costuma prestar atenção no trânsito a sua volta, é provável que se lembre de ter visto um Smart Fortwo algumas vezes, já que ele se destaca justamente por ser muito pequeno. Caso veja, então, um Chery iCar rodando por aí, é bastante provável que perceba muitas semelhanças entre os dois modelos e, curiosamente, o modelo chinês chega ao mercado custando R$149.990, preço bastante próximo da versão de entrada do Toyota Corolla atual.

Apesar de ter chegado ao Brasil apenas em 2022, o iCar já é vendido na China desde 2017 e, inclusive, faz bastante sucesso por lá. Em junho de 2022, o Chery eQ1, nome usado pelo iCar no país asiático, ocupava o 15º no ranking mundial de carros elétricos mais vendidos, tendo emplacado, na época, 46.914 unidades.

Você pode até não gostar da ideia de substituir os motores à combustão por motores elétricos, mas o fato é que o mercado automotivo está caminhando, a passos cada vez mais rápidos, rumo à eletrificação. Na Europa, por exemplo, não será permitido a comercialização de carros não elétricos a partir de 2035. Na Inglaterra, a meta é acabar com os modelos à combustão ainda mais cedo: até 2030 e, quando mercados grandes como o europeu tomam decisões como essas, é normal que marcas corram atrás para atender às demandas. A Volvo, por exemplo, pretende ter apenas carros elétricos no seu portfólio até 2030.

Outro sintoma de que esse é o caminho que será trilhado é o grande aumento de modelos com tecnologia híbrida. Se analisarmos o que ela é, vemos que se resume a um trabalho conjunto de um motor movido à combustão e um ou mais motores elétricos. Existem diferenças, dentro dos modelos híbridos, do impacto dos motores elétricos. Modelos como o Chery Tiggo 5X Pro Hybrid, versão híbrida do SUV compacto chinês vendida aqui no Brasil, possuem a tecnologia chamada de híbrida leve, na qual o motor elétrico atua para dar partida no modelo, comandar o ar-condicionado e outras coisas mais simples.

No Toyota Corolla Altis Híbrido, por outro lado, é possível até rodar alguns km utilizando apenas o motor elétrico, o que já se assemelha consideravelmente ao funcionamento de um modelo elétrico. Essa onda de modelos híbridos que chegaram ao mercado são um estágio intermediário entre modelos à combustão e modelos elétricos e, através dele, é possível introduzir a ideia de modelos totalmente elétricos para o público geral sem grandes choques.

Se você pretende comprar um carro elétrico, mora em um grande centro urbano e não precisa de muito espaço, pode ser que o Chery iCar seja uma boa opção de compra para você! Ele disputa, mês a mês, o título de carro elétrico mais barato do país com o Renault Kwid, mas os dois modelos são completamente diferentes em praticamente tudo, tirando o preço e o fato de serem carregados na tomada.

Confira aqui todos os itens do Chery iCar 2023

Perceba que o iCar, minicarro que, apesar de possuir os bancos traseiros, é pensado para o uso de apenas duas pessoas. Além disso, o modelo traz uma série de equipamentos de série, caminho oposto ao que o Renault trilha, que é o de oferecer o mínimo possível. As diferenças são muito claras e mostram as diferentes propostas dos modelos. Enquanto o modelo francês foca em atrair compradores que rodam muito, como motoristas de aplicativo, ou empresas que possuem frotas que rodam muito anualmente, oferecendo para esses públicos um baixo custo por km rodado e, assim, um benefício econômico.

O Chery iCar não quer ganhar esse público, até porque ele não tem espaço interno para atender a essas demandas. Ele quer ganhar o público que quer ter um carro pequeno e elétrico para usar no dia a dia e a montadora chinesa conseguiu fazer um ótimo trabalho para atender esse comprador. Se compararmos ele com o Renault, o Chery é melhor em praticamente tudo. A construção passa mais qualidade, o acabamento é melhor, o espaço para motorista e passageiro é maior e ele é muito mais equipado.

Agora vamos falar um pouco sobre o que o modelo oferece para o comprador e, no final, discutir se o modelo faz sentido para você!

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Chery iCar 2023

VersãoPreço de Tabela da Chery
iCar Tech Elétrico AutomáticoR$149.990

Desempenho, consumo e custos do Chery iCar 2023

Para falar sobre dados técnicos dos modelos elétricos, precisamos primeiro fazer algumas indicações sobre as diferenças das medidas às quais estamos acostumados. Primeiro, quando falamos de modelos elétricos, usamos a capacidade da bateria ao invés da litragem do motor. Assim, dizemos que o Chery iCar possui um bateria de 30,6 kWh e o conjunto elétrico dele gera 61 cavalos de potência. O grande destaque do modelo é o torque, entregue de maneira instantânea: 15,3 kgfm!

Se você não tem muito parâmetro para saber se isso é muito ou pouco, saiba que o Honda HR-V, SUV compacto japonês de mais de 1.300 kg, oferece na sua motorização de entrada, 1.5 aspirada, 15,5 kgfm a 4.600 rotações por minuto. O Chery, que pesa menos de 1.000 kg, oferece um torque muito próximo e que já está todo disponível no momento que o motorista pisa no acelerador.

Isso é o que faz o minicarro acelerar de 0 a 50 km/h em cerca de 4 segundos, mostrando a vocação urbana do modelo e possibilitando saídas rápidas em semáforos, por exemplo.

Se o desempenho não te impressionou, vamos falar um pouco sobre o consumo, e aqui temos outra diferença para os motores à combustão! Normalmente, medimos o consumo em km/l, mas isso não é possível quando falamos de modelos elétricos, afinal eles não usam combustível líquido. Aqui, usamos a medida de km por kWh, ou seja, quantos km o modelo consegue percorrer para cada kWh. Para achamos esse valor, dividimos a autonomia do modelo pela capacidade da bateria. No caso do iCar, temos autonomia de 282 km e capacidade de 30,6 kWh, o que nos mostra que a média de consumo do modelo é de cerca de 9,2 km por kWh.

Não se assuste se isso não significar absolutamente nada para você, afinal essa é uma medida nova para a maioria das pessoas. Para trazermos para nossa realidade, precisamos usar mais um dado importante, que é o preço de um kWh, que gira em torno de R$ 1,00. Para facilitar as contas, vamos supor que o preço dele seja de R$ 0,92. Para sabermos quanto custa cada km rodado em um Chery iCar, dividimos o preço do kWh pelo consumo e obtemos, assim, um preço de R$ 0,10. Rodar 1 km custará R$ 0,10 ao motorista.

A título de comparação, quando falamos por aqui sobre o Nissan Leaf, calculamos o custo por km rodado do Chevrolet Onix Turbo Manual, um dos modelos mais econômicos do mercado, e chegamos a um custo de R$ 0,38 por km. Isso significa que cada km rodado em um Onix te custaria R$ 0,38. Em pequena escala, isso pode não ser muito significativo, mas quando o proprietário roda muitos milhares de km, o valor economizado é significativo. Para alguém que dirige 20.000 km por ano, a economia seria de algo em torno de R$ 5.600.

O ponto do Chery iCar, porém, não é você rodar muitos km para economizar, que é um dos maiores argumentos do Renault Kwid, por exemplo. O Chery quer te ganhar pela facilidade no uso urbano, por ser diferente e tecnológico e ter tudo isso aliado a um consumo baixo! O modelo tenta, e consegue, não se limitar apenas ao fato de ser elétrico.

Parece que o modelo conseguiu, com seus atributos, conquistar uma quantidade considerável de pessoas. Em menos de um ano de vida no Brasil, o modelo conseguiu acumular, em 2022, 785 unidades vendidas, de acordo com o relatório de dezembro de 2022 da FENABRAVE. Ele ficou em segundo lugar no ranking geral de carros elétricos, atrás apenas do Volvo XC40, que emplacou, ao todo, 1.771 unidades.

Confira aqui todos os itens do Chery iCar 2023

Equipamento e espaço do Chery iCar 2023

Quando falamos dos itens de série, o minicarro está muito bem servido, mas deixa de lado algumas coisas básicas encontradas em praticamente todos os carros novos atuais.

Falando primeiramente da segurança, aqui surge um dos principais problemas do modelo, que é oferecer apenas dois airbags! O tamanho do modelo não é uma desculpa válida, visto que a Fiat, há quase dez anos, já oferecia o Fiat 500, modelo muito similar ao Chery iCar em tamanho, com sete airbags. O seu rival de preço, Renault Kwid E-Tech, tem a segurança reforçada na versão elétrica e conta com seis bolsas, duas a mais do que sua versão aspirada.

Se ele deixa a desejar nesse quesito, ele entrega alguns itens não muito comuns, inclusive para modelos movidos à combustão da sua faixa de preço. Além dos controles de tração, estabilidade e os faróis de neblina, o modelo conta com suspensão independente e freio a disco, ambos nas quatro rodas! Aliados ao entre-eixos curto e o torque instantâneo, o conjunto flerta com quem gosta de uma tocada mais esportiva, mas corta logo a conversa, afinal sua velocidade máxima é de 120 km/h, no modo "esportivo". Não há como fugir da realidade: é um modelo essencialmente urbano.

Quanto aos equipamentos, o modelo conta com direção elétrica, vidros elétricos nas duas portas, travas e retrovisores elétricos, para-sol com espelho para motorista e passageiro, ar-condicionado automático, ajuste de altura do volante, que é multifuncional e revestido em couro, ajustes elétricos tanto para o banco do motorista quanto para o do passageiro, bancos parcialmente em couro, apoio de braço central, teto panorâmico, destravamento interno e remoto do porta-malas, abertura interno do bocal de abastecimento, alarme, chave presencial e sistema de partida por botão, acendimento automático dos faróis, computador de bordo, freio de estacionamento eletrônico com função Auto-Hold, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré.

Vemos que fica faltando itens como ajuste de profundidade do volante, piloto automático adaptativo e, apesar de o carro ser bem pequeno, o rebatimento elétrico dos retrovisores é um item muito importante para um carro pensado para o uso em grandes centros. Ao menos o modelo oferece acabamento macio no painel, item que não está presente em tantos modelos abaixo de R$200.000 quanto deveria estar.

Por fim, o modelo oferece ainda uma central multimídia de 10,25 polegadas, a mesma dos seus irmãos maiores Tiggo, 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8, que conta com rádio, conexão Bluetooth, USB e integração com aplicativos de celular.

Como foi dito ao longo do texto, o Chery iCar é bastante pequeno. O porta-malas, que é quase um porta-luvas traseiro, oferece meros 100 litros de capacidade, quase três vezes menos do que o Kwid e seus 290 litros. Caso o condutor rebata os bancos traseiros do chinês, deixando-o com espaço para apenas dois passageiros, o bagageiro aumenta para bons 380 litros!

 
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Mas e aí, o Chery iCar 2023 vale a pena?

Depois de tudo isso, a pergunta que fica é: o Chery iCar serve para quem?

Se você está querendo um modelo urbano, elétrico, talvez para ocupar o cargo de segundo ou terceiro carro na sua garagem, não precisa de espaço e quer algo diferente do que você sempre vê na rua, então estará muito bem servido dentro desse pequeno chinês. Se você se encaixa nessa situação, o modelo vale muito mais a pena para você do que um Renault Kwid E-Tech.

O francês só se mostra uma escolha melhor na situação em que o comprador precisa de espaço. Fora esse quesito, o chinês ganha em praticamente todos os quesitos e se posiciona como uma boa compra dentro do contexto de modelos elétricos!

Confira aqui todos os itens do Chery iCar 2023

 

 

E aí, vale a pena para você? Que tal aproveitar e encontrar o menor preço do Chery iCar 2023 na sua região? A negociação é com a gente.

 
 
 
 
 

Referência

Chery

Quatro Rodas

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