O Toyota Corolla é historicamente o carro mais vendido em todo o mundo, estando na liderança anual de vendas há anos. Em 2021, o sedan completa 55 anos e, mesmo estando na meia idade, ainda é símbolo de confiança, tradição e status. Confira mais detalhes sobre o Toyota Corolla 2022.


Lançado no Japão em 1966, o Toyota Corolla chegou ao mercado ganhando, no ano de seu lançamento, uma fábrica dedicada exclusivamente à sua produção. Aqui no Brasil, o carro só foi chegar em 1993 via importação, tendo sua produção iniciada em 1998, na fábrica de Indaiatuba-SP, onde é fabricado até hoje.
Líder de vendas entre os sedans médios desde 2014, o carro é símbolo de tradição - sendo inclusive chamado de "carro de tiozão" ou "vovorolla" - e podemos ver isso novamente no resultado conquistado no último ano. O carro conseguiu emplacar 41.083 unidades, frente às 20.448 unidades vendidas pelo seu concorrente número 1, o Honda Civic, e às 8.802 unidades do Chevrolet Cruze. Nada parece frear o desempenho dele! Mas será que vale a pena?
O carro é oferecido atualmente em 6 versões, partindo da mais "simples" GLi 2.0 que custa R$132.890, e alcançando os R$180.690, pedidos pela versão top de linha, o Altis Hybrid Premium que conta com um motor 1.8 a combustão e um motor elétrico que trabalham em conjunto.
Versões e Preços do Corolla 2022
Versão | Preço de Tabela da Toyota |
---|---|
Corolla GLi 2.0 | R$132.890 |
Corolla XEi 2.0 | R$136.790 |
Corolla Altis 1.8 Hybrid | R$ 171.590 |
Corolla Altis Premium 2.0 | R$ 171.590 |
Corolla GR-S 2.0 | R$ 172.790 |
Corolla Altis 1.8 Hybrid Premium | R$ 180.690 |
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Motor e câmbio do Corolla 2022

Para a linha 2022, a Toyota não trouxe alterações nas opções de motorização do carro, oferecendo o sedan nas versões GLi, XEi, Altis Premium e GR-S, com o motor 2.0 Dual VVT-iE 16V DOHC Flex (Dynamic Force), com 177 cavalos de potência e 21,4 Kgf.m de torque, quando abastecido com etanol, e 1.8 Híbrido Flex com 101 cavalos de potência e 72 no motor elétrico com torque de 14,5 Kgf.m no motor a combustão (abastecido 100% com etanol) e 16,6 Kgf.m no elétrico, oferecido nas versões Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium. As duas opções são oferecidas apenas com câmbio automático.
Aceleração e consumo do Corolla
O carro agrada tanto no uso urbano quanto no rodoviário, tendo bons desempenho e consumo em ambos os cenários. Com o motor 2.0 Flex, o sedan consegue fazer de 0 a 100 km/h em apenas 9,6 segundos e, quando equipado com o motor 1.8 combinado ao motor elétrico das versões híbridas, o carro faz o mesmo em 11 segundos.
Se no quesito aceleração as versões equipadas com o motor 2.0 levam a melhor, quando falamos em consumo quem ganha é o híbrido - e de lavada. O Corolla equipado com motorização híbrida é capaz de entregar médias de consumo de 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade com gasolina e 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade com etanol, enquanto as versões equipadas com o 2.0 fazem 8,0 km/l com etanol e 11,6 km/l na gasolina na cidade, e 9,7 km/l e 13,9 km/l, respectivamente, na estrada.
O conforto do Toyota Corolla 2022

Como já falamos por aqui, o Corolla é o carro mais vendido do mundo com 55 anos de história e isso parece tornar a tarefa de agradar o público um pouco mais fácil para a Toyota, mesmo com a concorrência sempre presente.
O carro é oferecido desde a versão de entrada, a GLi, trazendo: ar-condicionado com filtro antipólen e ar quente; banco do motorista com regulagem para seis ajustes: altura, distância e inclinação; chave com comandos integrados de abertura, travamento das portas e alarme; coluna de direção com regulagem manual de altura e profundidade; computador de bordo com visor multifunção (tela TFT de 4,2” de alta resolução); direção eletroassistida progressiva (EPS); volante com controles de áudio e computador de bordo e muito mais!
Já na versão top de linha, Altis Hybrid Premium, a Toyota traz: ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow; banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes: altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento; teto solar elétrico com função antiesmagamento; entre outros itens.
Para o porta-malas, o espaço disponível para bagagens possui capacidade de 470 litros, mais que suficiente para viagens e deslocamento urbano.
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Corolla GLi e XEi
Para sua versão de entrada, a GLi, a Toyota traz, além dos itens já mencionados acima: banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes: distância e inclinação; banco traseiro bipartido / rebatível 60:40; bancos traseiros com descansa-braços central e porta copos; conexão USB abaixo do painel central (Info + carregamento); entrada de 12V e USB no descansa braço (carregamento); espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica; faróis com acendimento automático; faróis com ajuste de altura; iluminação nos botões de subida e descida dos vidros; luz de leitura individual para motorista e passageiro dianteiro; relógio digital no TFT colorido e na tela do multimídia; vidros elétricos dianteiros e traseiros com função auto up-down (com antiesmagamento); acabamento do volante em couro na cor preta; acabamento interno com partes revestidas de tecido preto, couro e material sintético preto; 7 airbags; controles eletrônicos de estabilidade e tração; câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia; jogo de tapetes dianteiros e traseiros em carpete; sistema de assistência ao arranque em subida; e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.
A versão XEi traz os itens do GLi, adicionando: ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente; chave presencial (Smart Entry) com comandos integrados: abertura, travamento das portas e alarme; espelho retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico; manopla para troca de marchas localizada no volante (paddle shift); Start Button / Push Start: sistema de partida por botão (sem chave); acabamento interno com partes revestidas de couro e material sintético preto; difusores de ar com acabamento na cor prata; maçanetas internas com acabamento na cor prata; e faróis de neblina dianteiros de LED.
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Corolla Altis Hybrid e GR-S
Para a versão Altis Hybrid, versão de entrada entre os híbridos, a Toyota traz os itens presentes na versão XEi, exceto pela falta da manopla para troca de marchas localizada no volante (paddle shift), e acrescenta: controle de velocidade de cruzeiro (Cruise Control) adaptativo; faróis alto e baixo em LED; computador de bordo com visor multifunção (tela TFT de 7,0” de alta resolução); lanternas traseiras inteiras de LED; farol alto automático (Auto High Beam - AHB); assistente de pré-colisão (Pre-crash System - PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática; e sistema de alerta de mudança de faixa (Lane Departure Alert – LDA).
A versão GR-S é a versão esportiva do sedan. Embora não traga nenhuma alteração mecânica, o carro traz os itens da versão XEI, adicionando: carregador por indução para celular (wireless charger); controle de velocidade de cruzeiro (Cruise Control) adaptativo; defletores aerodinâmicos no assoalho com braços estruturais; acabamento em Black Piano na grade inferior dianteira; acabamento do volante em couro na cor preta (GR c/ costura vermelha); acabamento interno com partes revestidas de couro, material sintético e ultrasuede preto (tecido premium); dois indicadores analógicos com tela de TFT de 4,2 pol. digital e colorido; para-choques dianteiro e traseiro com design exclusivo Toyota Gazoo Racing; placa numerada exclusiva; retrovisores externos e teto na cor preto metálico; saias esportivas laterais exclusivas Toyota Gazoo Racing; spoiler traseiro Toyota Gazoo Racing; assistente de pré-colisão (Pre-crash System - PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática; farol alto automático (Auto High Beam - AHB); e sistema de alerta de mudança de faixa (Lane Departure Alert – LDA).
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Toyota Corolla Altis Premium e Altis Hybrid Premium
Para as versões topo de linha do Corolla, a Toyota trouxe, na versão com motor à combustão, Altis Premium, além dos itens presentes no XEi: ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow; banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes: altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento; computador de bordo com visor multifunção (tela TFT de 7,0” de alta resolução); controle de velocidade de cruzeiro (Cruise Control) adaptativo; espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo; lanternas traseiras inteiras de LED; teto solar elétrico com função antiesmagamento; acabamento Black Piano na grade inferior dianteira; acabamento interno com partes revestidas de couro e material sintético bege e marrom; assistente de pré-colisão (Pre-crash System - PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática; farol alto automático (Auto High Beam - AHB); limpador do para-brisa com sensor de chuva; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro; e sistema de alerta de mudança de faixa (Lane Departure Alert – LDA).
No Altis Hybrid Premium, encontramos os mesmos equipamentos presentes no Altis Premium movido à combustão, se diferenciando apenas pela falta da manopla para troca de marchas localizada no volante (paddle shift).
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Referências