Se você procura carro zero na faixa de preço entre R$140.000 e R$160.000, deve ter percebido que existem muitas opções para serem consideradas. Dá para levar para casa um sedan compacto como o Volkswagen Virtus Exclusive 1.4 Turbo, um sedan médio como o Corolla 2.0, um SUV compacto esportivo como o Pulse Abarth 1.3 Turbo, um subcompacto elétrico como o Renault Kwid ou um híbrido como o Kia Stonic.
Esses foram apenas alguns exemplos, mas existem ainda outros modelos nessa faixa. É normal que as pessoas fiquem em dúvida em relação ao que comprar, e hoje estamos aqui para falar sobre uma questão que pode atormentar quem gosta de um design um pouco diferente.
Existe uma vertente de design que cresceu bastante nos últimos anos, que é a de SUVs com caimento traseiro coupê. Essa moda começou a surgir no final dos anos 2000, e talvez o maior representante deles seja o BMW X6, que já surgiu, na primeira geração, lançado em 2008, trazendo esse tipo de solução de design, o que faz parte da personalidade do modelo e está presente até hoje nas linhas dele. O sucesso foi grande, afinal, em 2014 a marca alemã surgiu com a X4, com a mesma solução da X6, mas com tamanho e preço menores.
Outras marcas premium não perderam tempo em entrar na disputa no novo mercado que a BMW criou com a X6. Hoje em dia, encontramos modelos com esse tipo de carroceria em diversas marcas como, Audi, Mercedes-Benz, Porsche, Volvo, entre outras. Isso não se limitou apenas a marcas com produtos mais caros, e atualmente podemos encontrar a solução em alguns SUVs compactos vendidos por aqui, como no Honda HR-V e nos dois modelos que vamos comparar hoje: Fiat Fastback e Volkswagen Nivus.
E, é claro, se você se interessar por algum dos modelos, ou ainda por seus concorrentes, não deixe de conhecer o nosso serviço de negociação. Já pensou economizar até R$10.000 na compra do seu próximo carro zero? Você conta pra gente qual carro procura e nós negociamos com as concessionárias da sua região.
O Fiat Fastback foi um lançamento muito aguardado da Fiat, e isso foi resultado do trabalho da divisão de marketing da montadora que o manteve sempre nos holofotes da mídia no período entre ele ter aparecido pela primeira vez no Salão do Automóvel de 2018 e ser de fato lançado. No meio do caminho, porém, algumas coisas mudaram o rumo do desenvolvimento do modelo, como o grande vão que existia entre o Cronos e a Toro no portfólio da montadora. Além disso, eles estavam de fora de um dos segmentos mais badalados da atualidade, que é o de SUVs compactos.
Isso fez com que eles investissem pesado no Pulse, SUV compacto derivado do Argo que chegou para se posicionar como opção da marca italiana no segmento. Inspirada pela BMW, que oferece alguns modelos coupê, e respondendo ao sucesso que do Pulse, eles trouxeram o Fastback como um SUV coupê do Pulse. Isso faz com que ele consiga preencher o grande espaço que havia na linha da Fiat, que começou a ser tampado pelo irmão menor.
O Fastback ser derivado do Pulse gerou uma resposta negativa, a princípio, pelo fato de ele, quando apresentado em 2018, ser um conceito derivado da Toro. Assim, se esperava algo com o porte de um Jeep Compass e com a queda na carroceria, mas o produto final era bem menor do que o esperado. Isso não quer dizer que ele seja pequeno e na verdade ele aparenta até ser maior do que realmente é.
Enquanto por fora ele é imponente, por dentro ele não é muito maior do que um Pulse, o que faz com que o espaço interno dele seja bem pequeno, mas já era esperado, afinal os dois modelos têm o mesmo entre-eixos. A vantagem de tamanho que vemos por fora está toda no porta-malas, que é o maior da categoria! Fora isso, o modelo tem um para-choque dianteiro diferente, o que contribui para dar um ar mais robusto ao modelo, e por dentro o console central elevado dá um ar de produto superior, mas no geral ele é um Pulse com outra carroceria. Assim como acontece na linha da BMW com a X5 e a X6.
Confira aqui todos os equipamentos do Fastback 2023 e compare com o Nivus 2023
O modelo da Fiat cumpre muito bem o papel que se dispõe a fazer, que é parecer um modelo mais caro. A versão que vamos avaliar, por exemplo, é a Impetus 1.0 Turbo, que conta com rodas aro 18 polegadas diamantadas que têm um ar muito parecido com as que equipam o Compass Limited, que custa várias dezenas de milhares de reais a mais. Além disso, ao lado do concorrente, Nivus Highline, ele é maior em todas as dimensões e até o capô é consideravelmente mais alto, o que contribui para o visual.
Falando um pouco do Nivus, ele já é um modelo muito conhecido do mercado. Assim como o Pulse é derivado do Argo, o Nivus é derivado do Polo, porém a Volkswagen se dedicou muito mais no quesito diferenciação. Se você é leigo, é possível que nem perceba, olhando de fora, que são carros muito próximos, afinal, ele é um pouco maior e tem um design único, bastante diferente do hatch compacto. Apesar disso, as diferenças não vão muito além disso em questão de estética, até porque o interior dos dois modelos é muito parecido, o que é recorrente na linha da Volkswagen de uma maneira geral.
O conjunto mecânico é o mesmo que o Polo, bem como o acerto de suspensão mais direta, voltada para a esportividade, o que é uma característica dos carros da montadora alemã. Além disso, a ergonomia do Nivus remete muito mais a hatchs, como a posição de dirigir que é baixa, enquanto no Fastback o condutor fica mais alto, com uma sensação de estar dirigindo realmente um SUV, coisa que não é sentida no carro da Volkswagen. Além disso, ao dirigir, o campo de visão do condutor enxerga claramente o capô do modelo no modelo da Fiat, o que é uma característica comum de SUVs, enquanto no Nivus tem uma frente baixa e o condutor enxerga apenas o painel e o volante, o que indica o espírito mais esportivo do modelo.
A realidade é que os dois modelos são parecidos em alguns pontos e muito distintos em outros. Apesar de os dois terem preços parecidos e trazer no design a tendência dos SUVs cupês, o Nivus parece menor e mais esportivo, enquanto o Fastback é maior e mais refinado. Além disso, a experiência guiando os dois modelos é muito distinta e isso faz com que eles tenham públicos alvo muito diferentes, pelo menos nessas duas versões. Talvez o público que busca a esportividade do Nivus se interessasse mais pela versão 1.3 Turbo do Fastback por conta do desempenho e dos detalhes estéticos escurecidos, mas a versão 1.0 Impetus é cheia de cromados e rodas diamantadas, claramente não querendo ganhar esse tipo de cliente.
Confira aqui todos os equipamentos do Fastback 2023 e compare com o Nivus 2023
Agora, vamos te apresentar dados mais técnicos e no final vamos te contar qual vale mais a pena, baseado no comparados do Virgola! Ele leva em conta vários itens como custos ao longo de três anos, desvalorização, conforto, segurança, preço, dentre outros; e te aponta qual carro tem o melhor custo-benefício de maneira imparcial! Além disso, vamos te contar para quem cada modelo é mais adequado.
Preços e Versões do Fastback 2023 e Nivus 2023
O modelo da Fiat começa mais caro do que o da Volkswagen já na versão de entrada, o que se repete nas demais e mostra que, após o lançamento, quando surgiu com preços muito próximos ao Nivus, ele logo foi reposicionado como um carro mais caro. Partindo de R$133.990 na versão de entrada Audace 1.0 Turbo, ele chega aos R$158.490 na versão topo de linha First Edition 1.3 Turbo. O Nivus só conta com duas versões: a Comfortline, de entrada, que custa R$125.890, e a topo de linha Highline, custando R$141.890.
Fiat Fastback 2023
Versã | Preço de Tabela da Fiat |
---|---|
Fastback 1.0 Turbo Audace | R$ 133.990 |
Fastback 1.0 Turbo Impetus | R$ 145.490 |
Fastback 1.3 Turbo First Edition | R$ 158.490 |
Volkswagen Nivus 2023
Versão | Preço de Tabela da Volkswagen |
---|---|
Nivus Comfortline 1.0 Turbo Automático | R$ 125.890 |
Nivus Highline 1.0 Turbo Automático | R$ 141.890 |
Desempenho e Consumo do Fastback 2023 e Nivus 2023
Os dois modelos contam com motorização 1.0 Turbo com diferença de dois cavalos entre os motores e com o mesmo torque. O Fastback conta com 130 cavalos geridos por um câmbio automático CVT, enquanto o Nivus conta com 128 cavalos e câmbio automático de seis marchas. O torque dos dois modelos é o mesmo: 20,4 kgfm, e o Fastback é cerca de 50 kg mais pesado.
Olhando para os números, o esperado é que eles tivessem desempenho muito similar, mas não é o que acontece, afinal, o Fiat acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e o Volkswagen leva 10,0. Apesar de ser um pouco mais pesado e maior de maneira geral, além da frente alta que prejudica o coeficiente aerodinâmico, o Fastback consegue ter um desempenho melhor, e isso é mérito do câmbio CVT, que mantém o gira na faixa de torque ideal do modelo e ajuda no desempenho.
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O Nivus anda não anda mal, mas seu desempenho não faz juz ao design esportivo que ele tem. Apesar disso, para quem gosta de sentir o carro na mão, apesar de o Fastback acelerar um pouco mais rápido, o Nivus vai agradar mais, afinal, nele você senta mais baixo, a direção é mais direta e (bem) mais pesada e a suspensão é mais dura e não deixa a carroceria rolar ao fazer uma curva em velocidades mais altas. O Nivus se conecta melhor com o condutor, enquanto o Fastback se preocupa mais com o conforto dos ocupantes.
Apesar de ganhar velocidade em menos tempo, a suspensão é mais mole e confortável, deixando a carroceria rolar um pouco em curvas; além disso, o volante é extremamente leve, perfeito para o uso urbano e ganha peso conforme a velocidade aumenta, mas mesmo assim continua mais leve do que do Nivus. Essas são características comuns de modelos da Fiat, assim como as citadas do Nivus costumam ser observadas em modelos da VW.
Apesar de perder na aceleração, o Nivus leva vantagem no consumo, mas não se destaca muito: médias de 8,3 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol; e 12,1 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada com gasolina. O Fastback não fica muito para trás, com consumo de 8,1 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol; e 11,9 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina.

Espaço e Conforto do Fastback 2023 e Nivus 2023
Se formos pensar sobre espaço, é muito claro que o Fastback leva vantagem. Com as dimensões maiores, o modelo oferece uma cabine maior e leva muita vantagem principalmente no porta-malas, que conta com 516 litros de capacidade, contra 415 do VW. Além disso, o espaço lateral é melhor que o do Nivus por conta da largura maior, mas para as pernas e cabeça é bastante parecido.
Como dissemos antes, o Fastback tem uma suspensão voltada muito mais para o conforto do que para a esportividade, o que resulta em ela filtrar melhor os desníveis do solo e quem está dentro não sente tanto quando no Nivus, Mas não se anime em começa a passar correndo pelos buracos apenas pelo bom acerto de suspensão, afinal o modelo é equipado com rodas de 18 polegadas e a conta pode sair bem cara se algum acidente acontecer.
Em termos de segurança o Nivus leva vantagem. Com a conhecida plataforma modular MQB da VW, o modelo ostenta nota máxima nos testes de segurança do Latin NCAP, além de oferecer seis airbags, dois a mais do que o Fastback, que conta com apenas quatro bolsas.
Confira aqui todos os equipamentos do Fastback 2023 e compare com o Nivus 2023
Apesar disso, o modelo da Fiat conta com vários recursos de segurança como controles de estabilidade e tração, faróis de LED, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, sistema de frenagem autônoma e sistema de farol alto automático.
O Nivus conta com quase todos esses itens, menos o assistente de permanência em faixa e o farol alto automático, mas oferece o limpador do vidro traseiro que a Fiat alega ser dispensável por conta do desenho do Fastback, mas é um item muito importante para a visibilidade quando chove. Além disso, ele conta com piloto automático adaptativo que mantém a distância para o carro da frente, item que não está presente no modelo da Fiat.
A lista de equipamentos do Fastback segue com direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, para-sol com espelho para motorista e passageiro, ar-condicionado automático, ajuste de altura e profundidade do volante, que é multifuncional e revestido em couro, bancos em couro, descansa braço central, tapetes, rebatimento elétrico dos retrovisores, retrovisor interno eletrocrômico, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do tanque de combustível, alarme, chave presencial com sistema de partida remota do motor pela chave, partida por botão, limpador de parabrisas automático, acendimento automático dos faróis, computador de bordo, freio de estacionamento eletrônico com função Auto-Hold, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera de ré.
Confira aqui todos os equipamentos do Fastback 2023 e compare com o Nivus 2023
O Nivus conta com quase todos esses itens, mas fica devendo a partida remota do motor e o freio de estacionamento eletrônico com Auto-Hold, que é uma grande vantagem para o Fastback. O sistema Auto-Hold é muito útil pois ao parar o carro ele puxa automaticamente o freio de estacionamento, assim o condutor não precisa ficar com o pé no freio e quando precisar andar, basta tocar no acelerador e o freio é liberado.
Em termos de conectividade ambos os modelos são muito parecidos. O Fiat conta com central multimídia de 10,1 polegadas com rádio, conexão Bluetooth, USB, integração com aplicativos de celular e sistema de navegação próprio, além do painel digital de sete polegadas.
O Nivus conta também com central multimídia, mas de 10,0 polegadas e não conta com o sistema de navegação nativo, e compensa isso com o painel digital maior, de 10 polegadas.
Mas e agora, qual realmente vale mais a pena?
Talvez você tenha percebido que os dois modelos são muito próximos quando falamos de equipamentos. Em um você encontra algumas coisas que não estão presentes no outro e vice-versa, mas no geral qualquer um que você levar para casa vai te atender muito bem.
De acordo com nosso comparador, que leva em conta vários fatores, quem leva a melhor no comparativo é o Volkswagen Nivus Highline, com nota 4,70 de custo benefício, de um total de 5,00 possíveis. O segundo lugar ficou com o Fiat Fastback Impetus, com 4,54 de 5,00 possíveis.
Imparcialmente, então, quem leva a melhor é o Nivus, mas pensando de maneira mais aplicada a cada pessoa, para quem cada um deles é?
Se você prefere um carro mais esportivo e que faça você se sentir mais integrado, com direção mais direta e suspensão mais firme, o Nivus vai se encaixar melhor nas suas expectativas. Além disso, por se parecer mais com um hatch, caso você esteja saindo de um carro dessa categoria ou um sedã e queira comprar um SUV, o Nivus vai te gerar menos estranhamento.
O Fastback vai agradar quem quer um carro mais imponente, com frente alta e rodas grandes. Além disso, ele é mais confortável, anda um pouco melhor e tem mais espaço, principalmente no porta-malas, mas fará você gastar mais com combustível e as revisões custam bem mais caro. Se você já está acostumado a dirigir SUVs e gosta de estar mais alto no trânsito, vai se sentir muito mais em casa a bordo do Fiat.
Mas e pra você, qual vale mais a pena?
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Quer saber um pouco mais sobre cada versão? Confira as matérias especiais que separamos abaixo:
Fiat Fastback 2023 Volkswagen Nivus 2023
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Referências Fiat