Fiat Strada 2023: compare preços e versões da picape

Quer saber tudo sobre a picape mais vendida do Brasil? Te contamos todos os detalhes, preços, versões, para você decidir se vale a pena.
Fiat Strada 2023: compare preços e versões da picape

A Strada é um dos modelos vendidos a mais tempo no Brasil, afinal, é oferecida pela Fiat, sem interrupções, desde 1998, acumulando 24 anos de trajetória. Para muitos, ela é sinônimo de robustez e ótima para o trabalho do dia a dia, enquanto outros enxergam nela o potencial de modelo de passeio, público que era atendido pelas antigas versões "Adventure". Para trabalho ou lazer, é fato que a Strada é a queridinha do público das caminhonetes compactas, e é a responsável por movimentar as coisas dentro do segmento.

A primeira vez que fez isso foi um ano após chegar ao mercado, quando em 1999, começou a oferecer a opção de cabine estendida, o que só era oferecido em picapes maiores, como por exemplo na Chevrolet S10 da época. Essa opção possibilitava maior conforto e praticidade para o condutor, podendo carregar bagagem no espaço atrás dos bancos, e logo surgiu na maior concorrente, Volkswagen Saveiro. Tornou-se praticamente um item de série e praticamente todas as picapes pequenas ofereciam a opção, como por exemplo Chevrolet Montana, que chegou em 2003 ao mercado e a cabine já havia sido projetada estendida.

Confira aqui os principais concorrentes da Fiat Strada 2023

A segunda vez em que inovou foi em 2009, quando começou a trazer a opção de cabine dupla. É importante notar que o modelo ainda estava naquela geração dos anos 1990 e essa cabine dupla nada mais foi do que uma adaptação, inclusive nem possuía portas traseiras (em 2013, colocaram uma do lado direito). Apesar da clara utilidade da segunda fileira de bancos, que foi comprovada pela pelos ótimos números de vendas, não se pode deixar de notar o mesmo ar que tinham as adaptações de caminhonetes de cabine simples feitas nos anos 1970 e 1980, porém sem tanta pompa e circunstância.

Assim como quando inaugurou a cabine estendida, a Volkswagen não quis ficar para trás e lançou, alguns anos depois, a versão de cabine dupla da Saveiro, que, inclusive, é vendida até hoje, o que talvez explique por que ela não chega nem perto das vendas da Strada.

Em 2020, chegou a segunda geração da picape italiana, com um acréscimo muito bem vindo: saiu de cena a adaptação estranha de cabine e entrou uma estrutura pensada, originalmente, para possuir duas fileiras de bancos e portas traseiras! O salto de qualidade foi claro, mas apesar de isso ter ocorrido a quase três anos, a Volkswagen parece não considerar que o investimento necessário para atualizar a Saveiro valha a pena, afinal, ela continua a mesma desde 2009 e não existem rumores sobre uma nova geração vindo, pelo menos em um futuro próximo.

Isso só contribuiu para a total dominação da Strada no segmento. Aliás, em termos gerais de mercado, a picape é o que se pode chamar de um sucesso. Nos anos de 2021 e 2022 ela foi, inclusive, o veículo mais vendido do ranking geral, ocupando o lugar que antes era do Chevrolet Onix, líder de 2015 até 2020. Para se ter uma ideia, em 2022, ao todo, foram vendidas 112.456 unidades de Strada, 16.000 a mais que o segundo colocado no ranking, Hyundai HB20, que emplacou 96.255 unidades.

Confira aqui os principais concorrentes da Fiat Strada 2023

Em janeiro de 2023, porém, a picape italiana foi passada pelo antigo líder de mercado, que emplacou 7.152 unidades, contra exatas 7.000 da Strada. A tendência, com a normalização da produção da Chevrolet, é que o Onix retome seu posto de modelo mais vendido, mas para sabermos exatamente se isso irá acontecer, precisaremos observar as cenas dos próximos capítulos.

Se, durante sua vida, a Strada sempre liderou com tranquilidade, talvez essa paz seja perturbada por um novo lançamento, que promete abalar o mercado: a nova geração da Chevrolet Montana! Agora baseada na Tracker, ela chega se posicionando como produto que fica entre a Strada e a Fiat Toro, sendo maior e mais equipada que a primeira e menor, mas também mais equipada, que a segunda, nas versões de entrada.

A Chevrolet pretende conquistar os compradores das versões topo de linha da Strada, que não é um primor em termos de tecnologia e desempenho, ao mesmo tempo em que arrebata os compradores da versão de entrada da Toro, que também é bem fraca quando se pensa no que ela oferece em troca do dinheiro do comprador.

De fato, a versão topo de linha da Strada, a Volcano, que pode ser equipada com câmbio manual ou automático do tipo CVT, não é, nem de longe, a mais representativa do total de unidades vendidas pela Fiat, então veremos o quão impactada, na realidade, ela será pelo surgimento da nova concorrente.

De qualquer forma, vamos te apresentar alguns dados mais técnicos sobre a Strada! E não se esqueça que se você quiser encontrar sua Fiat Strada pelo menor preço, ou qualquer outro modelo, não deixe de conhecer o nosso serviço de negociação. Já pensou economizar até R$ 10.000 na compra do seu próximo carro zero? Você conta pra gente qual carro procura e nós negociamos em sua região!

Fiat Strada 2023

VersãoPreço de Tabela da Fiat
Strada 1.4 Endurance Manual Cabine SimplesR$99.990
Strada 1.3 Freedom Manual Cabine SimplesR$105.990
Strada 1.3 Freedom Manual Cabine DuplaR$111.990
Strada 1.3 Volcano Manual Cabine DuplaR$115.990
Strada 1.3 Volcano Automática Cabine DuplaR$122.990
Strada 1.3 Ranch Automática Cabine DuplaR$127.990

Motor, câmbio e desempenho da Fiat Strada 2023

Como pode ser observado nas versões, a Strada oferece duas opções de motores. A primeira é o conhecido 1.4, que surgiu no começo dos anos 2000 e sempre foi conhecido por ter mecânica fácil e barata de se manter. Se existe um porém em relação ao uso do motor é que ele surgiu primeiro na Europa, no começo dos anos 1980, e os números de potência entregam a idade do projeto: são 88 cavalos de potência. Para se ter uma ideia, um Ford Ka 1.0, 2014, possui 85 cavalos.

Se falta potência, pelo menos é consideravelmente econômico. No etanol, consegue médias de 8,3 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada; na gasolina, as médias sobem para 11,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Essa motorização, que equipa apenas a versão de entrada do modelo, que, diga-se de passagem, é a mais vendida, oferece apenas a opção do câmbio manual de cinco marchas, e o conjunto acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos.

Confira aqui os principais concorrentes da Fiat Strada 2023

A segunda opção, que equipa todas as outras versões, 1.3, é muito mais moderna, e é a variação de quatro cilindros do famoso motor 1.0 Firefly, que equipa modelos como os irmãos Argo e Cronos, e Citroen C3 e Peugeot 208. Aqui, são desenvolvidos 109 cavalos de potência, 21 a mais do que a versão 1.4, mesmo sendo um motor menor. Ainda, é possível que ele venha acompanhado da transmissão automática do tipo CVT, que trabalha de maneira muito competente em conjunto com o motor e é presente em modelos como o Pulse, Cronos e Argo.

Quanto ao consumo, também é melhor que as versões 1.4! Como existem números diferentes, vamos apontar um a um. A versão Freedom com cabine simples faz 9,0 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada; na gasolina, as médias sobem para 12,8 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada, e essa versão acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos. As versões com cabine dupla e câmbio manual conseguem a marca em 11,2 segundos, e o consumo fica na faixa de 8,4 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada; na gasolina, as médias sobem para 12,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. Por últimas, mas não menos importantes, as versões Volcano Automática e Ranch atingem os 100 km/h, saindo do 0, em 12 segundos; e conseguem médias de 8,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada; na gasolina, as médias sobem para 12,4 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.

Conforto da Fiat Strada 2023

Já adiantamos que, em termos de equipamentos, a Strada não enche os olhos. O grande trunfo da picape é, em todas as versões, oferecer competência suficiente para o uso no dia a dia de quem precisa do veículo para trabalho, mas nas versões de topo, oferece alguns confortos a mais. De qualquer forma, caso o comprador não precise carregar muita bagagem na caçamba, existem, na mesma faixa de preço, modelos consideravelmente mais equipados.

Confira aqui os principais concorrentes da Fiat Strada 2023

Ser limitada a esse público pode parecer ruim, mas se pensarmos um pouco sobre o assunto, percebemos que é um mercado muito grande, afinal, aqui no Brasil, a maioria das pessoas têm condições de ter, no máximo, um carro próprio, e precisa que ele atenda a todas as demandas.

Fiat Strada Endurance 2023

A versão de entrada, Endurance, conta de série com os dois airbags frontais obrigatórios por lei, controles de estabilidade e tração, direção hidráulica, para-sol com espelho para motorista e passageiro, ar-condicionado manual, ajuste de altura do volante e computador de bordo.

Sim, se você achou que faltam equipamentos, você está com toda razão. Para deixar ela um pouco mais equipada, é preciso adicionar o Pack Worker, que custa R$4.190 e adiciona travas elétricas, alarme, vidros elétricos, ajuste de altura do banco do motorista e capota marítima.

Fiat Strada Freedom 2023

A versão seguinte Freedom, tanto com cabine simples quanto dupla, oferece, a mais que a Endurance básica, direção elétrica, vidros elétricos em todas as portas, retrovisores elétricos, travas elétricas, alarme e sensores de estacionamento. A versão com cabine dupla ainda conta com duas bolsas de airbag a mais, totalizando quatro. Infelizmente, nenhuma dessas versões é equipada com sistema multimídia.

Fiat Strada Volcano 2023

As versões Volcano, tanto manual quanto automática, adicionam à lista faróis de LED com luzes diurnas de rodagem, faróis de neblina, volante multifuncional revestido em couro, bancos parcialmente em couro, câmera de ré e central multimídia de sete polegadas, com rádio, conexão Bluetooth, USB e integração com aplicativos de celular. A versão automática conta também com apoio de braço central dianteiro, item que fica faltando na versão manual.

Confira aqui os principais concorrentes da Fiat Strada 2023

Mas e agora, a Fiat Strada vale a pena?

Todo veículo vale mais ou menos a pena, dependendo do tipo de uso que a pessoa pretende ter do modelo. Se você precisa da caçamba e vai usar o carro para o trabalho ou para carregar grandes bagagens, ela é o melhor produto novo pelo menor preço possível. O pensamento vale tanto para quem pretende levar a versão com cabine simples quanto com a cabine dupla, afinal, como dissemos antes, nem sempre a pessoa consegue ter dois carros na garagem, um para trabalho e um para lazer.

Se, então, existir essa necessidade, a Strada vai te atender muito bem, mas já saiba que, em termos de equipamentos, ela não fará seus olhos brilharem. De qualquer maneira, você conseguirá carregar coisas de maneira eficiente e levar sua família pra lá e pra cá com certo conforto.

Caso você pretenda comprar o carro para se deslocar por aí, passear e ir trabalhar, mas não usa ele para ganhar dinheiro, nem costuma carregar coisas que justifiquem você comprar um carro com caçamba, você estará muito melhor servido em termos de desempenho, equipamentos e qualidade construtiva dentro de um modelo de passeio convencional. Pelo preço pago na Strada Ranch, por exemplo, você pode levar para casa um Honda City intermediário, um HB20s topo de linha (que conta até com sistema de auxílio de permanência em faixa e frenagem autônoma) ou vários outros que modelos que possuem versões nessa faixa de preço. Até dentro da própria Fiat, caso você consiga um bom desconto, e nós do Virgola podemos te ajudar com isso, pode levar para casa um Pulse na versão mais cara!

Você acha que a Strada combina com a sua garagem? Diz pra gente!

 

 

E aí, vale a pena para você? Que tal aproveitar e encontrar o menor preço da Strada 2023 na sua região? A negociação é com a gente.

 
 
 
 

Referência

Fiat

Motor 1

seta para a esquerdaVirgola