Kia Niro 2023: preços e versões do novo SUV

O Kia Niro chegou ao mercado e vamos te dizer tudo que você precisa saber sobre o SUV! Vem com a gente!
Kia Niro 2023: preços e versões do novo SUV

Lançado mundialmente em 2016 e tendo a nova geração lançada em 2021, o modelo coreano vive sua melhor forma no mercado europeu. No ano passado, quando passou por renovação, a Kia conseguiu vender 88.843 unidades, recorde do modelo, que aumenta sua participação no mercado ano após ano, desde seu lançamento.

No Brasil, o modelo chega para fazer parte do portfólio da marca coreana, que está investindo fortemente no mercado de híbridos no país. Posicionado entre o Stonic e o Sportage, ele rivaliza, a versão de entrada, diretamente com as versões topo de linha do Toyota Corolla Cross com motorização híbrida.

O modelo oferece duas versões com preços variando entre R$204.990 na versão de entrada, EX, e chegando a R$239.990 na versão mais cara, SX Prestige, que ainda oferece a opção de uma pintura bicolor bastante incomum, localizada na coluna do SUV.

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Kia Niro 2023

VersãoPreço de Tabela da Kia
Niro 1.6 EX HíbridoR$ 204.990
Niro 1.6 SX Prestige HíbridoR$ 239.990

Motor e câmbio do Kia Niro 2023

O modelo, nas duas versões, é equipado com o motor 1.6 aspirado da família Kappa, mesma linha de motores que equipa o Hyundai HB20, o que é compreensível, já que Kia e Hyundai são marcas irmãs. O modelo conta, ainda, com o sistema elétrico e, juntando os propulsores, o modelo oferece 141 cavalos de potência. Apesar da potência não impressionar, o torque é bastante alto: 27 kgfm. O mais legal é que, desse todo, cerca de 17 kgfm são provenientes do motor elétrico e isso significa que ele é todo entregue logo que o motorista pisa no acelerador.

Se o motor chama a atenção para o modelo de maneira positiva, o câmbio faz o trabalho oposto. Isso pois a marca coreana optou pelo uso de um câmbio de dupla embreagem a seco, o mesmo da Sportage, e é sabido que esse tipo de câmbio costuma incomodar. A Ford, por exemplo, aprendeu a lição sobre os câmbios desse tipo após fazer um acordo judicial nos EUA para resolver o processo coletivo que donos de seus carros com o câmbio Powershift moveram. O acordo custou quase meio bilhão de dólares para a montadora.

A problemática de um câmbio de dupla embreagem a seco não está na primeira parte do seu nome, mas sim no segundo. O fato de que existem duas embreagens permite que, ao engatar uma marcha na primeira embreagem, a segunda deixa a próxima pré-engatada. Isso permite trocas mais rápidas e suaves, o que é ótimo. O grande problema é que o sistema de embreagens fica exposto diretamente ao ar, e não em contato com óleo, como é o normal de câmbios manuais.

O óleo faz dois papéis muito importantes dentro do câmbio: evitar que a embreagem fique sofrendo choques, o que gera barulhos no câmbio, e refrigeração. Basicamente, sem o óleo, o sistema esquenta muito mais fácil e isso é extremamente prejudicial para o câmbio, sendo o principal motivo pelo qual a Ford teve tantos problemas. O automatizado de dupla embreagem da Volkswagen, que também foi usado pela Audi, chamado de DSG, sofria muito com as imperfeições das ruas brasileiras, as quais faziam o câmbio emitir barulhos metálicos que assustavam os donos dos modelos.

Se, sabendo de todo histórico desse tipo de câmbio, a Kia ainda optou pelo uso, é de se imaginar que eles tenham implementado melhorias para que esses problemas citados acima não se repitam. Como essa transmissão começou a ser utilizada pela marca coreana, não sabemos ainda se ela causará dor de cabeça ou não aos proprietários, mas vale essa ressalva.

Desempenho e consumo do Kia Niro 2023

Se olharmos apenas para o tempo que o modelo leva para acelerar de 0 a 100 km/h, de 10,8 segundos, vemos que o modelo não tem vocação para desempenho, mas também não se arrasta na estrada como faz o Toyota Corolla Cross Híbrido, que leva 13 segundos para cumprir a mesma tarefa. Os bons números de potência e, principalmente, torque, do modelo coreano possibilitam um desempenho apenas coerente com a proposta do modelo, e isso se dá por conta do peso do modelo, altos 1.940kg.

Se não brilha no desempenho, o consumo do Kia Niro é invejável. O modelo, que roda apenas na gasolina, consegue médias de excelentes 19,8 km/l na cidade, e 17,7 km/l na estrada. A mérito de comparação, o Corolla Cross consegue 17,8 km/l na cidade e 14,7 na estrada.

Oferecendo um desempenho aceitável e um consumo impressionante, o Niro combina bastante com a garagem de quem precisa de espaço e costuma rodar muito.

 
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Conforto do Kia Niro 2023

O modelo chega bem completo desde a versão de entrada, mas fica devendo alguns itens que seriam bem vindos, mas só são oferecidos na versão mais cara. De qualquer forma, o Kia Niro traz de série itens como seis airbags, assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma urbana, banco com ajustes elétricos, chave presencial e freio de estacionamento eletrônico. Um pênalti do coreano é o painel de instrumentos digital, que é o mesmo do primo menor, Hyundai HB20 (e que custa menos da metade do Kia), e não combina em nada com a qualidade geral do carro.

O porta-malas não é muito generoso, mas é compreensível, por conta das baterias do sistema híbrido. Com 425 litros de capacidade, ele fica um pouco atrás do Corolla Cross, que oferece 440 litros.

Kia Niro EX 2023

Para os itens de segurança, a versão de entrada conta com seis airbags, controles de estabilidade e tração, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma urbana, monitoramento de pedestre e limpador do vidro traseiro.

Em relação ao conforto, a versão traz rodas de liga-leve de 18 polegadas, transmissão automatizada, piloto automático, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, para-sol com espelho e iluminação para motorista e passageiro, ar-condicionado automático, ajuste de altura e profundidade do volante, volante multifuncional revestido em couro, ajuste de altura do banco, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos com revestimento premium, descansa braço central, rebatimento elétrico dos retrovisores, retrovisor interno eletrocrômico, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do tanque de combustível, alarme, chave presencial, partida por botão, partida remota, acendimento automático dos faróis, computador de bordo, freio de estacionamento eletrônico com função Auto-hold, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré.

A conectividade do modelo é dada pela central multimídia de 10,25 polegadas com rádio, conexão Bluetooth, USB e integração com aplicativos de celular. O modelo ainda conta com painel digital.

Confira aqui todos os itens do Kia Niro EX 2023

Kia Niro SX Prestige 2023

A versão topo de linha do modelo oferece todos os itens da versão EX, acrescidos de faróis de LED, assistente de tráfego cruzado, monitoramento de ponto cego, piloto automático adaptativo, banco do passageiro com ajuste elétrico, carregador de celular por indução, bancos em couro, câmbio com seletor rotativo elétrico, abertura e fechamento elétrico do porta-malas, limpador de parabrisas automático, teto solar e sensor de estacionamento dianteiro.

Confira aqui todos os itens do Kia Niro SX Prestige 2023


 

E aí, vale a pena para você? Que tal aproveitar e encontrar o menor preço do Kia Niro 2023 na sua região? A negociação é com a gente.

 
 
 
 
 

Referência

Kia

Quatro Rodas

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