Kia Rio: preços e versões do compacto da marca

Trazido ao Brasil somente em 2020, o Kia Rio é o compacto da marca que veio para brigar com Hyundai HB20, Volkswagen Polo, Chevrolet Onix, Ford Ka, Fiat Argo, Renault Sandero, entre muitos outros. Porém, o carro não conseguiu deslanchar nas vendas. Isso quer dizer que ele não é uma boa opção compra? Saiba aqui, no Blog do Virgola!
Kia Rio: preços e versões do compacto da marca

A Kia chegou ao Brasil em 1992, após a liberação das importações de automóveis em 1990. De lá pra cá, a marca traçou uma trajetória com grandes sucessos como a van Besta, o Kia Sportage, Cerato, Soul e Picanto.

Mais recentemente, em 2020, a Kia lançou-o Kia Rio, hatch que já era produzido em outros mercados desde os anos 2000 e, atualmente, se encontra em sua quarta geração. O compacto foi introduzido ao mercado brasileiro para fazer frente aos Volkswagen Polo e Gol, Hyundai HB20, Fiat Argo, Renault Sandero, Ford Ka, Nissan March, Peugeot 208, entre muitos outros modelos. Porém, o carro não parece ter conquistado o público.

Para analisar melhor essa situação, analisamos o ranking geral de vendas do segmento de hatches compactos do ano de 2020. O Kia Rio apareceu em 18º lugar, o que representa 370 emplacamentos em todo o Brasil ao longo do ano todo, enquanto o 10º colocado, Fiat Uno, vendeu 22.942 unidades. A situação fica ainda mais complicada quando se comparada ao líder do segmento, o Chevrolet Onix, que vendeu 135.367 unidades.

Porém, isso nada quer dizer sobre a qualidade de construção do carro e sobre seus equipamentos - que por sinal traz uma boa gama de itens. Em 2021, o carro é oferecido apenas na versão EX, custando R$81.990. O que queremos mesmo saber é se vale a pena.

Versões e Preços do Kia Rio 2021

VersãoPreço de Tabela da Kia
Kia Rio EX 1.6R$ 81.990

Motor e câmbio do Kia Rio 2021

Motor 1.6 16V naturalmente aspirado geram bons 130 cv de potência aliados ao câmbio automático.
Motor 1.6 16V naturalmente aspirado geram bons 130 cv de potência aliados ao câmbio automático.

A Kia oferece o Rio 2021 com apenas uma opção de motor, o 1.6 naturalmente aspirado de 16V que gera até 130 cv de potência, em conjunto com o câmbio de transmissões automáticas de 6 velocidades.

Aceleração e consumo do Kia Rio

Com o motor 1.6 naturalmente aspirado, mencionado no tópico anterior, o carrinho se mostra uma excelente opção tanto para o uso diário urbano quanto em estradas e rodovias, aliando boa potência e dirigibilidade a boas médias de consumo.

Este motor, que consegue produzir até 130 cv de potência, é suficiente para empurrar o hatch de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos, registrando médias de consumo de gasolina de 10,5 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada. Quando abastecido com etanol, o carro faz 7,2 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. Dá pra reclamar?

notion image

O conforto do Kia Rio 2021

Interior completo do Kia Rio 2021
Interior completo do Kia Rio 2021

Ao longo desses quase 30 anos de mercado brasileiro, a Kia já entendeu o que fala mais alto por aqui quando o assunto é equipamentos de carros, Com o Kia Rio, a montadora deixa evidente que quer conquistar o público, oferecendo um bom pacote de equipamentos a um preço justo, abaixo do praticado pela concorrência.

O Kia Rio EX traz como alguns destaques: luzes de condução diurna (DRL) em LED; retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos; rodas de liga-leve aro 17"; revestimento Premium para os bancos; e muito mais! Confira a lista completa no próximo tópico.

O seu porta-malas também não deixa a desejar, com 325 litros disponíveis para bagagens. Suficientes para o uso diário no transporte de compras e pequenas bagagens, mas também agrada em curtas viagens onde não há a necessidade de se levar muitas malas.

Kia Rio EX

Pelo o que você já viu do Kia Rio EX no tópico anterior, você provavelmente se surpreendeu com os bons itens que o carro traz. Mas a gente já adianta, tem muito mais!

O Kia Rio EX ainda conta com: ar-condicionado automático digital com filtro Antipólen; banco do motorista com ajustes de inclinação do encosto, altura e distância dos assentos; chave "Keyless" para travamento e abertura das portas e acionamento do alarme a distância; console central com descansa-braço, porta-objetos, porta-copos e porta USB para o banco traseiro; painel com mostrador digital e computador de bordo em LCD de 3,5"; sistema de som com 4 alto falantes e 2 tweeters; volante multifuncional com controles do sistema de entretenimento, comando de voz e piloto automático; faróis de neblina; acelerador tipo Drive by wire (Eletrônico); acendimento automático dos faróis; assistente de partida em rampa - HAC; câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra e visor no sistema multimídia; controle de Estabilidade - ESC; controle de frenagem em curvas - CBC; controle de Tração - TCS; sensor de monitoramento de pressão dos pneus - TPMS; sistema Isofix no banco traseiro; e sistema Multimídia, com tela de 7", conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth e controles no volante.

E com todos esses equipamentos, mesmo assim vale a pena? A gente te responde. No Ranking Virgola, o Kia Rio alcançou 4.06 estrelas em custo benefício, contra 4.70 do HB20 Vision 4.63 do Argo Trekking, seus principais concorrentes.

Clique aqui e compare o Kia Rio com seus concorrentes para decidir se vale a pena.

 

 

E aí, vale a pena para você? Que tal aproveitar e encontrar o menor preço do Kia Rio na sua região? Escolha seu carro zero e a negociação é com a gente.

 
 
 

Referências

Kia

Notícias Automotivas

Motor1

seta para a esquerdaVirgola