A Kia chegou ao Brasil em 1992, após a liberação das importações de automóveis em 1990. De lá pra cá, a marca traçou uma trajetória com grandes sucessos como a van Besta, o Kia Sportage, Cerato, Soul e Picanto.
Mais recentemente, em 2020, a Kia lançou-o Kia Rio, hatch que já era produzido em outros mercados desde os anos 2000 e, atualmente, se encontra em sua quarta geração. O compacto foi introduzido ao mercado brasileiro para fazer frente aos Volkswagen Polo e Gol, Hyundai HB20, Fiat Argo, Renault Sandero, Ford Ka, Nissan March, Peugeot 208, entre muitos outros modelos. Porém, o carro não parece ter conquistado o público.
Para analisar melhor essa situação, analisamos o ranking geral de vendas do segmento de hatches compactos do ano de 2020. O Kia Rio apareceu em 18º lugar, o que representa 370 emplacamentos em todo o Brasil ao longo do ano todo, enquanto o 10º colocado, Fiat Uno, vendeu 22.942 unidades. A situação fica ainda mais complicada quando se comparada ao líder do segmento, o Chevrolet Onix, que vendeu 135.367 unidades.
Porém, isso nada quer dizer sobre a qualidade de construção do carro e sobre seus equipamentos - que por sinal traz uma boa gama de itens. Em 2021, o carro é oferecido apenas na versão EX, custando R$81.990. O que queremos mesmo saber é se vale a pena.
Versões e Preços do Kia Rio 2021
Versão | Preço de Tabela da Kia |
---|---|
Kia Rio EX 1.6 | R$ 81.990 |
Motor e câmbio do Kia Rio 2021

A Kia oferece o Rio 2021 com apenas uma opção de motor, o 1.6 naturalmente aspirado de 16V que gera até 130 cv de potência, em conjunto com o câmbio de transmissões automáticas de 6 velocidades.
Aceleração e consumo do Kia Rio
Com o motor 1.6 naturalmente aspirado, mencionado no tópico anterior, o carrinho se mostra uma excelente opção tanto para o uso diário urbano quanto em estradas e rodovias, aliando boa potência e dirigibilidade a boas médias de consumo.
Este motor, que consegue produzir até 130 cv de potência, é suficiente para empurrar o hatch de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos, registrando médias de consumo de gasolina de 10,5 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada. Quando abastecido com etanol, o carro faz 7,2 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. Dá pra reclamar?

O conforto do Kia Rio 2021

Ao longo desses quase 30 anos de mercado brasileiro, a Kia já entendeu o que fala mais alto por aqui quando o assunto é equipamentos de carros, Com o Kia Rio, a montadora deixa evidente que quer conquistar o público, oferecendo um bom pacote de equipamentos a um preço justo, abaixo do praticado pela concorrência.
O Kia Rio EX traz como alguns destaques: luzes de condução diurna (DRL) em LED; retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos; rodas de liga-leve aro 17"; revestimento Premium para os bancos; e muito mais! Confira a lista completa no próximo tópico.
O seu porta-malas também não deixa a desejar, com 325 litros disponíveis para bagagens. Suficientes para o uso diário no transporte de compras e pequenas bagagens, mas também agrada em curtas viagens onde não há a necessidade de se levar muitas malas.
Kia Rio EX
Pelo o que você já viu do Kia Rio EX no tópico anterior, você provavelmente se surpreendeu com os bons itens que o carro traz. Mas a gente já adianta, tem muito mais!
O Kia Rio EX ainda conta com: ar-condicionado automático digital com filtro Antipólen; banco do motorista com ajustes de inclinação do encosto, altura e distância dos assentos; chave "Keyless" para travamento e abertura das portas e acionamento do alarme a distância; console central com descansa-braço, porta-objetos, porta-copos e porta USB para o banco traseiro; painel com mostrador digital e computador de bordo em LCD de 3,5"; sistema de som com 4 alto falantes e 2 tweeters; volante multifuncional com controles do sistema de entretenimento, comando de voz e piloto automático; faróis de neblina; acelerador tipo Drive by wire (Eletrônico); acendimento automático dos faróis; assistente de partida em rampa - HAC; câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra e visor no sistema multimídia; controle de Estabilidade - ESC; controle de frenagem em curvas - CBC; controle de Tração - TCS; sensor de monitoramento de pressão dos pneus - TPMS; sistema Isofix no banco traseiro; e sistema Multimídia, com tela de 7", conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth e controles no volante.
E com todos esses equipamentos, mesmo assim vale a pena? A gente te responde. No Ranking Virgola, o Kia Rio alcançou 4.06 estrelas em custo benefício, contra 4.70 do HB20 Vision 4.63 do Argo Trekking, seus principais concorrentes.
Clique aqui e compare o Kia Rio com seus concorrentes para decidir se vale a pena.
E aí, vale a pena para você? Que tal aproveitar e encontrar o menor preço do Kia Rio na sua região? Escolha seu carro zero e a negociação é com a gente.
Referências