Se você quer comprar um carro elétrico ou pretende investir cerca de R$150.000 em um veículo, é provável que você tenha se deparado com o Kwid E-Tech durante suas buscas. Se isso ocorreu, também é provável que a ideia de gastar tanto no subcompacto tenha causado um certo desconforto.
Já no início do texto te digo: o Kwid elétrico é bastante parecido com um Kwid a combustão, porém… elétrico. Não espere grandes números de desempenho ou uma grande lista de equipamentos. A Renault posicionou o compacto como modelo de entrada nos dois tipos de propulsores, tanto o flex quanto o elétrico. Assim, se você quer comprar um dos carros novos a combustão mais baratos do mercado, lá está o Kwid 1.0, e se você quer comprar o carro novo elétrico mais barato do mercado, lá está o Kwid E-Tech.
Outro ponto a se considerar é que a versão elétrica do modelo custa quase o dobro do preço da versão topo de linha aspirada dele, Outsider. Enquanto o E-Tech sai da concessionária por R$146.990, o Outsider pode ser seu por R$73.890. Você consegue, assim, levar pra casa dois Kwid aspirados pelo preço de um elétrico.
Todo mundo sabe que carros elétricos são mais caros do que modelos a combustão equivalentes, no Brasil. No exterior, esse fato também é observado, porém em menor escala. Nos EUA, por exemplo, compra-se um Nissan Leaf topo de linha por cerca de $36.000 dólares, enquanto um Toyota Corolla Híbrido topo de linha custa em torno de $27.000. Por lá, o modelo elétrico custa 33% a mais do que o híbrido. Por aqui, você leva o Leaf para casa por R$298.490 e um Corolla híbrido topo de linha por R$191.790, uma diferença de mais de 55% entre os modelos.
A falta de incentivo a carros elétricos no Brasil impulsiona para cima o preço dos modelos. Enquanto a Europa já anunciou que não será mais permitida a comercialização de modelos novos movidos à combustão a partir de 2035 e incentiva fortemente a eletrificação da frota das montadoras, por aqui não vemos praticamente nenhuma movimentação nesse sentido. Isso explica em parte o motivo de o modelo elétrico mais barato do país custar R$146.990.
Ao contrário do supracitado Nissan Leaf, que tenta ganhar o cliente por outros motivos além do fato de ser elétrico, oferecendo recursos tecnológico como painel digital e piloto automático adaptativo, o Kwid aposta exclusivamente no fato de ser elétrico, inclusive se despindo de qualquer preconcepção de que um carro movido a energia seja recheado de itens de tecnologia.
Dito tudo isso, vamos falar um pouco sobre o que o subcompacto francês tem a oferecer!
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Motor e câmbio e custos do Renault Kwid E-Tech 2023
Quando abordamos esse tópico, estamos falando do ponto forte dos modelos elétricos. Primeiro, é preciso deixar claro que carros movidos a eletricidade não funcionam da mesma maneira que carros à combustão e, inclusive, as medidas são diferentes. Para ser mais simples, vamos explicar os dados do Kwid E-Tech comparando-os com os do Kwid movido a combustível líquido, que é a maneira como estamos acostumados a ver os dados dos veículos.
Para começar, o elétrico não possui um motor medido por litros, por exemplo 1.0L; 1.6L; 2.0L, mas sim uma bateria de 26 kWh e o conjunto elétrico dele gera 65 cavalos de potência, o que pode gerar algumas dúvidas, afinal, normalmente os modelos elétricos apresentam números altos de potência. O que reforça esse questionamento é o fato de que o sistema elétrico do carro demora 14,6 segundos para levar o subcompacto de 0 a 100 km/h. O Kwid à combustão é mais potente, oferecendo até 70 cavalos de potência, e chega aos 100 km/h, saindo da inércia, em apenas 13,2 segundos.
O fato é que o modelo elétrico acelera muito mais rápido até os 50 km/h, o que é o mais importante para um modelo urbano que precisa de agilidade em saídas. O conjunto elétrico atinge essa velocidade em apenas 4,1 segundos e reafirma a vocação urbana do subcompacto francês.
Se o desempenho não é algo que arranque suspiros do condutor, o consumo do modelo é o grande trunfo. Primeiro, vamos lembrar que modelos elétricos não possuem o consumo medido em km/l, uma vez que eles não usam combustível líquido. O consumo, medido em km por kWh, é achado ao dividir a autonomia do modelo pela capacidade da bateria. No caso do Kwid E-Tech, a autonomia do modelo é de cerca de 265 km, e a bateria tem capacidade de armazenar 26 kWh, o que nos resulta em um consumo de, aproximadamente, 10,2 km por kWh.
Tendo esse consumo, podemos descobrir quantos reais custaria para um condutor de Kwid elétrico rodar um km. Basta, agora, dividirmos o preço de um kWh pelo consumo de 10,2 km por kWh do modelo. Para facilitar as contas, vamos supor que o preço do kWh seja de R$ 1,02. Assim, rodar 1 km no elétrico custaria R$ 0,10.
Para termos noção da magnitude da economia, vamos calcular o custo por km rodado do Kwid à combustão e, assim, fazer algumas análises. Na cidade, ele faz médias de 15 km/l de gasolina, e considerando o preço de R$ 5,00 para o litro, descobrimos que, para cada km andado, o condutor gastaria algo em torno de R$ 0,33, valor três vezes maior.
Ao analisarmos em pequena escala, talvez não tenhamos ainda total noção da diferença de gastos, então vamos expandir a análise para alguém que roda muitos km por ano. Se pensarmos em um perfil de uso de 50.000 km anuais, o Kwid elétrico geraria um gasto total de cerca de R$ 5.000, enquanto o Kwid à combustão geraria um gasto de cerca de R$16.500. Ou seja, uma economia de R$ 11.500.
Como em todo carro elétrico, quanto mais você roda, mais você economiza, já que o trunfo desses modelos é o baixo custo por km rodado. Mas, assim como os outros modelos do país, o preço para adquirir o modelo é muito alto. A diferença de preço entre o Kwid E-Tech (R$146.990) e o Kwid a combustão mais caro (R$73.890) é de R$73.100. Se a pessoa possui os quase R$ 150.000 necessários para o elétrico, talvez a compra até seja considerável, mas se a diferença for ser financiada, o elétrico fica fora de cogitação.
Considerando que a economia anual de combustível seria de R$11.500, o comprador, antes de começar a economizar financeiramente, ficaria 3 anos tendo um déficit de mais de R$23.300, que é a diferença entre o valor anual do financiamento e a economia de combustível. Além disso, o Kwid E-Tech teria custado, ao todo, R$178.479,19 reais, o que faria com que o comprador necessitasse rodar 50.000 km por 15,5 anos para pagar a diferença.
Um fato curioso, porém, é o seguinte: se o comprador possui o valor de compra do elétrico e precisa usar o carro para rodar os seus 50.000 km anuais, é mais vantajoso, financeiramente, comprar o Kwid elétrico do que por exemplo, comprar o à combustão e aplicar a diferença em algum título de renda fixa. Perceba que a economia de combustível seria de R$11.500 por ano, mas caso fosse pago R$73.890 no Kwid Outsider e os outros R$73.100 fossem aplicados ao valor atual da Taxa Selic, 13,75%, o valor investido renderia um total de R$ 10.051,25 ao final dos 12 meses do ano. Analisando isso, podemos dizer que a compra do Kwid elétrico, na situação específica em que o comprador precisa do modelo para rodar e possui o dinheiro disponível para compra, é uma compra que pode fazer sentido.
E isso é interessante para grandes empresas que possuem frota própria e nas quais os veículos rodam dezenas de milhares de quilômetros todos os anos. A empresa economizaria, anualmente e por carro, um valor próximo de R$1.500 apenas em gastos com combustível. Esse valor não leva em conta, ainda, os valores referentes a manutenção, que é mais barata em modelos elétricos, os quais dispensam as questões relacionadas ao motor e se resumem a itens como freios, suspensão entre outros. Adicionando ainda essa vantagem, podemos observar que, apesar de bastante caro, o Kwid elétrico pode sim ser uma opção financeiramente vantajosa e a tendência, conforme chegam mais modelos elétricos ao país e os preços desses produtos caiam pela maior oferta, é que ocorra um fenômeno de eletrificação da frota, evento que já vem acontecendo em outras localidades do mundo, como na Europa.
Equipamento e espaço do Renault Kwid E-Tech 2023
Como já dito anteriormente, se o comprador espera uma grande lista de equipamentos, a surpresa será desagradável. O modelo, em grande parte, se resume a um Kwid a combustão em tecnologia e conforto, e sabemos que, para o subcompacto ostentar o pódio dentre os modelos novos mais baratos do país, ele abre mão de diversos itens.
Para começarmos a falar apontando um ponto positivo, o Kwid E-Tech traz de série seis airbags, dois a mais do que seu modelo movido à combustão. Além disso, o modelo traz o cubo da roda diferente do modelo mais barato, agora trazendo quatro furos ao invés de três. Essa questão foi muito criticada quando o modelo foi lançado em 2017, pois a presença de apenas três parafusos prendendo cada roda gerou comentários sobre a qualidade construtiva do modelo.
É fato, porém, que a Renault fez testes e concluiu que os três parafusos eram suficientes para evitar problemas, visto que o modelo é leve e possui um motor de baixa cilindrada e potência. O fato de o elétrico vir com mais um parafuso se dá justamente pelo fato de ele ser elétrico, entregando um torque maior e de maneira muito mais rápida que à combustão, assim sendo necessário mais um parafuso para amortecer o impacto do torque nas rodas.
Além desses itens, o modelo entrega controles de estabilidade e tração, luzes diurnas em LED e limpador do vidro traseiro. É importante citar que o irmão flex do E-Tech conquistou 3 estrelas nos testes de colisão do LATIN NCAP com seus quatro airbags, o que nos indica que, provavelmente, o modelo elétrico, com maior número de bolsas, teria um desempenho melhor.
Em relação ao conforto, o modelo entrega apenas o básico, contando com direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, para-sol com espelho para o passageiro, ar-condicionado manual, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do tanque de combustível, chave canivete, alarme, computador de bordo e câmera de ré. Perceba, como dissemos anteriormente, que o modelo conta apenas com itens básicos de conveniência e nele faltam coisas básicas como ajuste de altura do volante e ajuste de altura do banco do motorista. Pelo preço cobrado, ainda poderia trazer itens como acendimento automático dos faróis e chave presencial.
Para a conectividade, o modelo traz a conhecida multimídia da Renault, que conta com oito polegadas e oferece rádio, conexão Bluetooth, USB e integração com aplicativos de celular, porém apenas via cabo.
Quanto ao espaço, o modelo é um subcompacto, então não espere uma sala de estar. Ao contrário do irmão à combustão, o Kwid E-Tech é homologado para apenas 4 ocupantes, o que permite que os dois passageiros do banco traseiro viagem com certo conforto, sem disputar o espaço dos ombros com quem iria no meio. Para as bagagens, o modelo oferece bons 290 litros, valor maior do que compactos maiores do que ele, como o Chevrolet Onix, que oferece apenas 275 litros.

Mas e agora, o Kwid E-Tech vale a pena?
Se você chegou até aqui, provavelmente percebeu que o Kwid elétrico faz sentido, economicamente, para alguns públicos específicos. Primeiro, é importante que você tenha o dinheiro para comprá-lo à vista, afinal, todo argumento de custo-benefício do modelo é pautado na economia gerada e, caso você precise pagar o financiamento e os altos juros, a situação pode não ser mais vantajosa.
Em segundo lugar, e isso vale para qualquer modelo elétrico, você precisa rodar muito. Como o trunfo desses modelos é o baixo custo por km rodado, rodar muito neles é importante para compor o cenário de custo-benefício. Se você está pensando em economizar, mas roda pouco, pense duas vezes antes de comprar qualquer modelo elétrico. Talvez você possa levar para casa um carro melhor, maior, mais confortável e mais barato.
Caso você tenha uma empresa, pode ser interessante considerar eletrificar sua frota, caso o que foi dito acima tenha sido atendido.
Por último, o Kwid E-Tech faz sentido se você faz questão de rodar sem emitir gases tóxicos na atmosfera. Caso você faça questão de dirigir um carro elétrico, então o Kwid é o produto mais barato que atende a sua necessidade.
E aí, vale a pena para você? Que tal aproveitar e encontrar o menor preço do Kwid E-Tech 2023 na sua região? A negociação é com a gente.
Referência