Lançada aqui no Brasil em 1998, dois anos após o Fiat Palio, a Fiat Strada é um dos carros que está há mais tempo sendo vendido por aqui, acumulando grandes números de vendas todos os anos.
Tendo como principais concorrentes a Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana, a Fiat Strada é líder do ranking geral de vendas entre as picapes pequenas há mais de 10 anos. Em 2020, a Fiat Strada vendeu 80.030 unidades, enquanto Volkswagen Saveiro vendeu 30.964 unidades e Chevrolet Montana 6.654 unidades. A Fiat realmente acertou a mão ao desenvolver a picape. Mas será que vale a pena?
Em 2021, a Fiat oferece a Strada em 3 versões, sendo elas Endurance, Freedom e Volcano e oferece 2 configurações de carroceria, cabine simples ou dupla para as versões Endurance e Freedom. A versão Volcano, topo de linha, é oferecida apenas com cabine dupla. Os valores partem dos R$70.890 pedidos na Endurance cabine simples e chegam aos R$86.890 pedidos pela topo de linha Volcano.
Versões e Preços da Nova Strada 2021
Versão | Preço de Tabela da Fiat |
---|---|
Strada Endurance Cabine Plus 1.4 Flex 2P | R$ 70.890 |
Strada Endurance Cabine Dupla 1.4 Flex 4P | R$ 80.390 |
Strada Freedom Cabine Plus 1.3 Flex 2P | R$ 78.390 |
Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 Flex 4P | R$ 83.390 |
Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Flex 4P | R$ 86.890 |
Motor e câmbio da Nova Fiat Strada 2021

A Fiat oferece a Strada 2021 com duas opções de motores, sendo a primeira delas o 1.4 Flex que consegue gerar até 88 cv de potência quando abastecido com etanol e equipa a versão Endurance. Já o 1.3 Firefly Flex equipa as demais versões da picape e é capaz de produzir até 109 cv de potência com etanol.
Todas as versões da picape são oferecidas apenas com câmbio manual.
Aceleração e consumo da Nova Strada
As duas opções de motores oferecidas na Nova Fiat Strada são econômicas e possuem um desempenho suficiente para o dia a dia nas cidades. Uma das opções possui uma leve vantagem em relação ao consumo e 20 cv a mais de potência.
O motor 1.4 Flex que equipa a Strada Endurance produz 88 cv de potência, o que é suficiente para levar a picape de 0 a 100 km/h, quando cabine simples, em 12,3 segundos, e 12,8 segundos para cabine dupla.
Já com o motor Firefly 1.3, a Fiat Strada vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos, com médias de consumo de gasolina de 12,8 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada, isso quando com cabine simples. Quando carroceria de cabine dupla, o 0 a 100 km/h vai para 11,2 segundos e o consumo de gasolina vai para 12,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.

O conforto da Nova Fiat Strada 2021

A Fiat sabe como agradar o público da Fiat Strada e, mais que isso, sabe o que realmente agrada. A qualidade dos componentes torna a Fiat Strada a opção perfeita de carro zero para quem curte picape, com o melhor custo benefício da categoria. Nesse quesito, vale a pena.
Em sua versão de entrada, Endurance, mais destinada para o uso por empresas e serviços, a Nova Fiat Strada oferece dois airbags; controles eletrônicos de tração e estabilidade; direção hidráulica; ar-condicionado; e outros itens que falaremos no próximo tópico com todos os detalhes.
Na versão top de linha, Volcano, encontramos diversos itens de luxo, como: quatro airbags; faróis de LED; luz diurna (DRL) em LED; faróis de neblina; bancos parcialmente em couro; volante em couro; câmera de ré; e muito mais!
A Fiat Strada traz também uma caçamba com generosidade de espaço. Nas versões com cabine simples, a picape disponibiliza 1.354 litros para carga. Quando cabine dupla, são disponibilizados 844 litros para carga.
Fiat Strada Endurance
A Fiat Strada Endurance, versão de entrada da picape, traz os itens: dois airbags; controles eletrônicos de tração e estabilidade; direção hidráulica; ar-condicionado; ajuste de altura do volante e computador de bordo.
A versão com cabine dupla se diferencia apenas pela carroceria estendida, o que permite o transporte de até 5 passageiros e quatro airbags. O padrão de 2 airbags para cabine simples e 4 para cabine dupla se repete para a versão Freedom.
Clique aqui e compare a Strada com seus concorrentes para decidir se vale a pena.
Fiat Strada Freedom
Já na versão Freedom, que é a versão intermediária da picape, a Fiat trouxe todos os itens da versão anterior, adicionando na versão com cabine simples: faróis de neblina; direção elétrica; vidros elétricos dianteiros; volante multifuncional; ajuste elétrico dos retrovisores; travamento elétrico remoto das portas; alarme; rádio AM/FM e conexão USB.
Assim como visto na versão Endurance, a Strada Freedom cabine dupla se diferencia pelos dois airbags adicionais devido a carroceria estendida.
Clique aqui e compare a Strada com seus concorrentes para decidir se vale a pena.
Fiat Strada Volcano
Na Strada Volcano, topo de linha da picape, a Fiat colocou tudo o que já vem nas suas versões inferiores da picape, não poupando luxo para equipá-la. Nesta versão da Strada, podemos encontrar além dos itens já mencionados: faróis de LED; luz diurna (DRL) em LED; vidros elétricos traseiros; volante multifuncional revestido em couro; bancos parcialmente em couro; sensor de estacionamento traseiro; câmera de estacionamento em ré; tela multimídia de 7" com função rádio AM/FM, conexão Bluetooth e USB, e integração com aplicativos de celular.
Clique aqui e compare a Strada com seus concorrentes para decidir se vale a pena.
E aí, qual vale a pena para você? Que tal aproveitar e encontrar o menor preço da Fiat Strada na sua região? Escolha seu carro zero e a negociação é com a gente.