O Chevrolet Onix é o carro mais vendido do Brasil tanto no ranking geral de vendas quanto no segmento de carros compactos. Esse cenário vem se repetindo pelos últimos 6 anos e não parece estar perto de mudar.
Lançado no final de 2012, o sucessor do Celta conseguiu emplacar 18.149 unidades entre os meses de outubro e dezembro daquele ano - já adiantando o sucesso que o carro faria pelos próximos anos.
O primeiro título de carro mais vendido, veio logo em 2015, quando o Onix emplacou 125.937 unidades, desbancando Vw Gol e Fiat Palio. Desde então, o resultado é sempre o mesmo, só mudam os concorrentes. Mas será que ainda vale a pena?
Em 2020, o Chevrolet Onix foi mais uma vez o líder de vendas com 135.351 unidades vendidas, a frente dos atuais concorrentes Hyundai HB20, com 86.548 unidades vendidas; Vw Gol, com 71.151 unidades; Ford Ka, com 67.491; e Fiat Argo, que vendeu 65.937 unidades. Mesmo com a tendência de crescimento do segmento dos SUV's compactos, o Onix consegue se manter como o mais vendido entre todas as categorias, inclusive aumentando o número de vendas a cada ano.
Para a linha 2022, a Chevrolet oferece o carro em 9 versões, sendo a mais simples a versão Onix MT, que parte dos R$ 63.430, e a mais luxuosa e equipada, Onix Premier Turbo, que custa a partir de R$ 85.430.
Versões e preços do Chevrolet Onix 2022
Versão | Preço de Tabela Chevrolet |
---|---|
Onix Joy Black MT | R$ 61.590 |
Onix MT | R$ 66.450 |
Onix Turbo AT | R$ 68.390 |
Onix LT MT | R$ 68.690 |
Onix LT Turbo MT | R$74.550 |
Onix LTZ Turbo MT | R$ 78.350 |
Onix LT Turbo AT | R$ 80.590 |
Onix LTZ Turbo AT | R$ 84.290 |
Onix RS Turbo | R$ 85.350 |
Onix Premier Turbo | R$ 89.590 |
O que ninguém te conta sobre o rival do Onix!
Motor e câmbio do Chevrolet Onix
Na época de seu lançamento, o Onix era vendido com duas opções de motores: 1.0 e 1.4, ambas naturalmente aspiradas. Nessa época, o turbo era visto apenas em carros preparados para performance ou caminhões. O mercado não estava habituado com este recurso.
Felizmente, os tempos são outros. Hoje em dia, a Chevrolet oferece o Onix apenas com motorização 1.0, mas trazendo uma ampla variedade de configurações. Além do 1.0 naturalmente aspirado que já era comum nos carros desde os anos 80, o turbo finalmente se faz presente, trazendo potência ao 1.0 e mantendo seu baixo nível de consumo. Desta forma, temos o motor 1.0 aspirado, que é oferecido apenas com câmbio manual nas versões Onix MT e Onix LT MT, e o motor 1.0 Turbo com câmbio manual presente nas versões LT Turbo MT e LTZ Turbo MT, e automatizado nas versões Onix Turbo AT, LT Turbo AT, LTZ Turbo AT, RS Turbo e Premier Turbo.
Aceleração e consumo do Chevrolet Onix
Com as motorizações apresentadas acima, o carro abrange variados perfis de condutores, o que explica o seu sucesso.
Quando equipado com o 1.0 aspirado e câmbio manual, o carro faz de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos, registrando médias de consumo urbano de 13,9 km/l de etanol e 16,7 km/l na estrada.
Já com o motor 1.0 Turbo, a situação muda um pouco. Com câmbio manual, o 0 a 100 km/h performa em 9,7 segundos, com consumo de 16 km/l de etanol na estrada e 13,5 km/l na cidade. O motor 1.0 Turbo com câmbio automatizado, por sua vez, alcança os 10,9 segundos, com consumo de 15,1 km/l e 11,9 km/l de etanol na estrada e cidade, respectivamente.
O conforto do Chevrolet Onix 2022
A GM já sabe do que o brasileiro gosta em um carro, até porque com o sucesso de vendas do Onix todos os anos ficou fácil. O Onix 2022 vem de fábrica em todas as versões com os itens 6 Airbags; ar-condicionado manual; controle eletrônico de estabilidade e tração; assistente de partida em rampas; volante multimídia; computador de bordo e direção elétrica progressiva; entre outros.
O compacto já sai completo de fábrica, mas é na versão topo de linha que a Chevrolet mostra tudo o que reservou de melhor para o Onix 2022: luz de condução diurna em LED; sensores de estacionamento dianteiro; traseiro e lateral; chave com sensor de presença; controlador de velocidade de cruzeiro; conjunto multimídia Chevrolet MyLink com tela touch de 8” e WiFi para até 7 dispositivos; e muito mais!
Quando o assunto é porta-malas, o carro também agrada: são 303 litros disponíveis no bagageiro, com possibilidade de elevar esse número para 1.151 litros com a fileira traseira de bancos rebatida.
O menor preço pode estar onde você nem imagina!
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Chevrolet Onix 1.0 MT e 1.0 Turbo AT
Conhecendo os detalhes de cada versão, temos primeiramente o Onix 1.0 MT de entrada que traz em seu pacote: ar-condicionado; 6 airbags; controle de estabilidade e tração; assistente de partida em rampas; ar-condicionado manual; direção elétrica progressiva; sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil; travas elétricas; vidros elétricos com função one-touch; rádio com Bluetooth; volante multifuncional; computador de bordo; chave canivete; portas USB dianteira e traseira; desembaçador traseiro; banco traseiro bipartido e lanterna de neblina. Para um carro de entrada, ele é bem completo, não é mesmo?
A versão turbinada, 1.0 Turbo AT, traz os mesmos itens presentes no aspirado, adicionando descansa braço central dianteiro, destravamento remoto do porta-malas, e claro, a transmissão automatizada.
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Chevrolet Onix LT e LTZ
Para o Onix LT 1.0 aspirado, foram adicionados: ajuste de altura do banco do motorista; ajuste elétrico dos retrovisores; alarme; e central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas e conexão Bluetooth, USB e integração com aplicativos de celular. O melhor custo benefício de carro zero.
Já o LT Turbo MT se diferencia apenas pelo sistema de turbo e pelo volante com ajuste de profundidade e altura; e o LT Turbo AT adiciona transmissão automatizada, piloto automático e descansa braço central dianteiro.
A versão LTZ Turbo MT adiciona ao conjunto: faróis de neblina; chave presencial - abertura e fechamento do carro e partida por botão; acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); e sensores de estacionamento traseiro e dianteiro pra fechar o conjunto. O LTZ Turbo AT se diferencia pela transmissão automatizada, piloto automático, descansa braço central dianteiro e volante em couro.
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Chevrolet Onix 2022 RS Turbo
O Chevrolet Onix não podia escapar de receber uma versão esportiva, não é mesmo? Mas para decepção dos entusiastas, a única diferença deste para os demais não está debaixo do capô e sim em seus itens estéticos.
O Onix RS Turbo traz o mesmo 1.0 Turbo presente nas outras versões do carro, porém adiciona: luz diurna em LED; faróis dianteiros tipo projetor com máscara negra; espelhos retrovisores externos elétricos na cor preto "High Gloss"; grade frontal estilo colmeia com detalhes em preto "High Gloss"; logomarca Chevrolet (Bow Tie) na cor preta; spoilers dianteiro e traseiro; saias laterais e aerofólio traseiro; e bancos parcialmente em couro. Porém perde itens como: chave presencial para abertura das portas e partida por botão; acendimento automático dos faróis; e câmera de estacionamento em ré.
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Chevrolet Onix 2022 Premier Turbo
Chegando à versão topo de linha do carro, o Onix Premier Turbo traz tudo o que a Chevrolet julga próprio de um topo de linha. A versão adiciona a linha Onix: faróis com projetor, luz de posição e lanternas em LED; sistema de monitoramento de pressão dos pneus; abertura das portas através de sensor de aproximação na chave; entre outros itens. Existe ainda a versão Premier 2, oferecida como opcional e que adiciona: alerta de ponto cego, ar-condicionado digital e assistente de estacionamento automático.
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E aí, o Onix ainda é um sucesso? Que tal aproveitar e encontrar o menor preço do Onix na sua região? Escolha seu carro zero e a negociação é com a gente.
Referências