Peugeot e-2008: preços e tecnologia do SUV elétrico

O Peugeot e-2008 chegou ao mercado para brigar com os elétricos que estão conquistando espaço no Brasil. Saiba tudo que não te contam!
Peugeot e-2008: preços e tecnologia do SUV elétrico

Se você leu nossa matéria sobre o Peugeot e-208, é bastante provável que veja uma grande semelhança entre os dois modelos, afinal, além de irmãos dentro da marca, eles compartilham o mesmo conjunto elétrico e oferecem uma lista de equipamentos muito próxima, apesar de o e-2008, mais caro, contar com alguns poucos itens a mais.

Já te aponto que o e-2008 é uma opção de compra melhor que o e-208 caso você precise de espaço, tanto interno para passageiros quanto para bagagem, afinal o seu irmão compacto leva ao pé da letra sua categoria e realmente é muito pequeno por dentro. Ainda, é uma boa opção para quem quer um elétrico e gosta de SUVs, mas não quer pagar quase R$ 330.000 para levar para casa o líder do ranking dos elétricos, Volvo XC40.

Não é difícil ver que, ao longo dos últimos anos, existiu um processo de aumento da preferência do público pelos SUVs, os quais substituíram principalmente as peruas e os sedãs. Para ver isso, basta, por exemplo, olhar o mercado por volta de 2010, contando quantos sedãs médios e quantos SUVs compactos existiam, e olhar atualmente, momento em que o único sedã médio que ainda se mantém firme é o Toyota Corolla, cercado por utilitários esportivos, inclusive seu irmão Corolla Cross, que chegou em 2021 e vem canibalizando as vendas do modelo de três volumes.

Se essa é a tendência para os modelos à combustão, era uma questão de tempo até que isso se estendesse também aos carros elétricos, que tentam ganhar espaço no mercado brasileiro apesar dos vários empecilhos. Primeiramente, modelos movidos à eletricidade possuem preços consideravelmente elevados, resultado da falta de incentivo do governo, que poderia atuar ativamente para reduzir o que é cobrado do comprador para estacionar um elétrico na garagem.

Na Europa, a maioria dos países adota algum tipo de medida de incentivo para compra desse tipo de carro. Na Romênia, por exemplo, o governo subsidia 10.000 euros do preço base do modelo, e adiciona mais 1.500 caso o comprador esteja trocando um modelo com mais de oito anos de uso. Ainda podemos ressaltar os grandes investimentos em infraestrutura que foram feitos por lá, medidas essas que possibilitaram que a frota de carros elétricos no velho continente alcançasse, esse ano, um milhão de veículos.

Confira aqui todos os itens do Peugeot e-2008 2023

Essa quantidade considerável de elétricos rodando permitiu que fossem feitos estudos sobre os efeitos desse aumento no ambiente urbano das cidades européias, e o que se observou foi uma queda nos índices de poluição urbana e um trânsito mais seguro, resultado da substituição de modelos mais antigos e que apresentam problemas com maior frequência por modelos mais novos.

Falando especificamente sobre os carros elétricos, é fato que eles poluem menos, porém existem estudos que apontam que, dependendo da maneira como a energia é produzida, o resultado final da balança de poluição dos modelos pode ser bastante deficitário. Isso porque na maioria do mundo a energia não é obtida como no Brasil. Aqui, a energia elétrica é gerada, em grande parte, por usinas hidrelétricas, que produzem a chamada energia limpa, assim como a que vem de usinas eólicas e estações de energia solar. Nas usinas hidrelétricas, para explicar bem basicamente o que acontece, é usada a energia das movimentação da água para tracionar as pás de uma turbina, acionando um gerador que transforma a energia dessa movimentação (cinética) em elétrica.

Existem impactos ambientais locais a respeito da instalação de usinas hidrelétricas, mas o ponto é que, no Brasil, elas já estão instaladas e, assim, a energia produzida por aqui não emite, por exemplo, gás carbônico na atmosfera.

Na Europa, por exemplo, é muito comum que sejam usadas usinas termelétricas para geração de energia, e esse tipo de método é baseado, basicamente, na queima de combustível fóssil, que aquece uma câmara inicialmente com água, que com o aumento da temperatura vira vapor, o qual traciona as pás da turbina, que aciona o gerador e converte a energia cinética do vapor em elétrica. Perceba que, a partir da parte da turbina, os dois métodos são parecidos, mas o que vêm antes é muito diferente. As hidrelétricas simplesmente aproveitam a movimentação da água, e as termelétricas queimam coisas, o que libera gases resultantes da combustão, e o que é queimado podem ser várias coisas, como carvão vegetal, gasolina, diesel, etanol, etc.

Sabendo disso, os estudos que argumentam sobre a poluição geral resultante do uso de modelos movidos à eletricidade segue a linha de que, com o aumento da quantidade de elétricos, a demanda por energia irá aumentar, o que fará com que as termelétricas precisem produzir mais e, para isso, queimem mais, liberando mais gases na atmosfera.

Se esse não é um ponto de grande relevância para nosso país, por conta da nossa matriz energética limpa, é importante discutir a falta de infraestrutura para modelos elétricos no país. Se você mora fora do eixo Rio-São Paulo, e pretende fazer uma viagem longa em um modelo elétrico, existe uma chance considerável de você ficar parado no meio do caminho, com o carro descarregado. Atualmente, esse tipo de carro é majoritariamente urbano, sendo útil para viagens apenas para alguns lugares específicos, nos quais existam, no caminho, eletropostos.

A nossa recomendação para você, caso queira e vá comprar um carro elétrico, é se certificar de que você tenha um outro meio de locomoção para efetuar viagens, talvez um outro modelo movido à combustão, ou então que tenha disponibilidade de alugar veículos nessa situação, afinal, isso pode evitar uma grande dor de cabeça para você.

Falando um pouco especificamente do Peugeot e-2008, como já dissemos no começo, o modelo é uma ótima opção para você que gostou do e-208, porém precisa de mais espaço interno. É fato que, dentro do contexto de carros elétricos, é difícil bater o custo-benefício do irmão compacto do francês. Infelizmente, a diferença de preço entre os dois modelos é de quase R$ 40.000, e isso talvez atrapalhe o panorama geral de custo benefício do modelo. Podemos levantar questões sobre o preço adotado pela marca francesa, por conta das grandes quedas que o preço do compacto sofreu. Primeiramente, ele foi lançado por mais de R$270.000, caindo depois de um tempo para cerca de R$ 250.000, preço que foi reduzido para a casa dos R$ 220.000, onde se encontra atualmente.

Confira aqui todos os itens do Peugeot e-2008 2023

A última queda foi o jeito encontrado pela Peugeot para inserir o e-2008 na faixa de preço que eles pretendiam. Isso gera algumas dúvidas sobre até que ponto o preço dos carros elétricos está pagando seus custos e qual a porcentagem de lucro está sendo colocada pela montadora no preço final, afinal, um modelo que é lançado por um valor e, algum tempo depois, é comercializado, pela própria montadora, por R$ 50.000 a menos, nos mostra que a porcentagem de lucro embutida pela marca francesa no elétrico era bastante alta. De qualquer forma, os azarados foram os que compraram as primeiras unidades do modelo, muito mais caras do que as que vieram alguns meses depois.

O ponto é que, pelo preço atual, o Peugeot e-208 é o melhor custo-benefício de modelos elétricos no mercado. O seu irmão, Peugeot e-2008, compartilha dos mesmos predicados, adicionando mais espaço e alguns poucos itens a mais, mas cobra quase R$40.000 a mais por isso, saindo da concessionária por R$259.990. Se formos comparar com outros modelos elétricos, veremos que ele é também uma boa opção, na faixa de preço dele. Um Mini Cooper S E, por exemplo, pode ser seu por R$257.990, mas o modelo é bastante compacto, fugindo totalmente da proposta do SUV francês. A comparação com o irmão menor é injusta pois o preço dele está, relativamente aos outros elétricos, baixo; mas ao olharmos o panorama geral, o e-2008 é, também, uma boa opção.

E não se esqueça que se você quiser encontrar seu Peugeot e-2008 2023 pelo menor preço, ou qualquer outro modelo, não deixe de conhecer o nosso serviço de negociação. Já pensou economizar até R$ 10.000 na compra do seu próximo carro zero? Você conta pra gente qual carro procura e nós negociamos em sua região!

Peugeot e-2008 2023

VersãoPreço de Tabela da Peugeot
E-2008 GT Elétrico AutomáticoR$259.990

Desempenho, consumo e custos do Peugeot e-2008 2023

Quando falamos de carros elétricos, não temos como apontar uma litragem do motor (1.0; 1.6; 2.0 etc), então apontamos a capacidade da bateria. No caso do e-2008, o modelo conta com o mesmo conjunto de baterias e motor elétrico do irmão compacto e-208, contando com capacidade de 50 kWh e gerando 136 cavalos de potência. Apesar da potência não chamar atenção, o modelo conta com 26,5 kgfm de torque instantâneos, totalmente disponíveis no momento em que o condutor pisa no acelerador. Esse conjunto leva o SUV compacto de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, tempo consideravelmente menor do que o e-208, que cumpre a tarefa em 8,3 segundos.

É claro que o tamanho do modelo influencia na queda de desempenho, mas a diferença de mais de 1,5 segundos parece vir também de uma calibração mais mansa do conjunto, o que é bom para, por exemplo, não assustar com as fortes acelerações quem nunca dirigiu um elétrico. Ao acelerar como um modelo turbo à combustão, o Peugeot e-2008 tenta cativar um público diferente do irmão e-208, focando no que deixa o condutor confortável, evitando que ele seja tirado da zona de conforto.

Confira aqui todos os itens do Peugeot e-2008 2023

O tamanho e peso a mais que o irmão também influenciam no consumo, e aqui é importante frisar que ele não é medido em km/l, mas sim em km por kWh, afinal ele usa energia, não litros de combustível. Para acharmos o consumo, dividimos a autonomia do modelo, que é de 345 km, pela capacidade de armazenamento da bateria, que é de 50 kWh. Assim, o consumo do modelo fica na casa dos 6,9 km por kWh, menos do que os 7,2 km por kWh que o e-208 faz.

Para sabermos, financeiramente, quanto isso significa, precisamos dividir o valor de um kWh por km rodado. Normalmente, o preço do kWh gira em torno de R$ 1,00, nos dando um custo por km rodado de algo em torno de 0,15 centavos por km, valor menor do que o custo, por exemplo, do Onix Turbo Manual, um dos modelos mais econômicos do mercado, que gasta algo em torno de R$ 0,38 para rodar o mesmo km.

Carros elétricos, indiscutivelmente, possuem um custo muito mais agradável ao bolso quando falamos de gastos com combustível do que movidos à combustão, porém a grande pedra no sapato deles é o preço de compra, que é comumente bastante elevado. A estratégia da Peugeot, porém, parece sem agressiva nessa questão, afinal o Peugeot e-2008 custa menos do que um Jeep Compass Diesel com nível semelhante de equipamentos, que seria a versão Limited com os dois pacotes opcionais, que custaria quase R$ 270.000.

Por um valor menor, você levaria para casa um modelo tão completo quanto o Jeep, porém com o diferencial de ser elétrico!

Equipamento e espaço do Peugeot e-2008 2023

Se você já conheceu o e-208, provavelmente não vai ter nenhuma surpresa ao ler a vasta lista de equipamentos do Peugeot e-2008, afinal, os dois são bastante parecidos. É interessante ressaltar que o 2008, versão à combustão do modelo, conquistou nota máxima nos testes de segurança do EURO NCAP, órgão europeu responsável por testar e divulgar resultados sobre o tema.

Em pacote único, o modelo conta com piloto automático adaptativo, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, para-sol com espelho e iluminação para motorista e passageiro, ar-condicionado automático, ajuste de altura e profundidade do volante, que é multifuncional e revestido em couro, ajuste de altura do banco do motorista, aquecimento dos bancos dianteiros, bancos em couro, descansa braço central dianteiro, teto solar, rebatimento elétrico dos retrovisores, retrovisor interno eletrocrômico, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do bocal de abastecimento, alarme, chave presencial com sistema de partida por botão, limpador de parabrisas automático, acendimento automático dos faróis, farol alto automático, computador de bordo, freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera de ré.

Confira aqui todos os itens do Peugeot e-2008 2023

O modelo se destaca na segurança, trazendo seis airbags, controles de tração e estabilidade, faróis de LED, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal com sistema de frenagem autônoma, alerta de ponto cego e limpador do vidro traseiro.

Fecham os itens de série do modelo o painel digital, que conta, inclusive, com projeção do sistema de navegação. A multimídia, de 10 polegadas, oferece conexão Bluetooth, USB e integração com aplicativos de celular. O modelo ainda possui um conveniente carregador por indução localizado no painel, muito útil para quem está sempre com pouca bateria.

O modelo possui espaço semelhante ao de outros SUVs compactos, mas é consideravelmente maior do que a geração anterior, que ainda está sendo comercializada pela Peugeot equipada com motores à combustão. O porta-malas, que agora conta com 434 litros, não cresceu tanto, mas o espaço traseiro melhorou bastante, tornando o interior do modelo muito mais confortável.

 
> Quero receber uma oferta no meu usado!

Mas e aí, o Peugeot e-2008 2023 vale a pena?

A estratégia da Peugeot aqui nos parece ter sido muito assertiva, afinal, ela oferece um modelo muito completo, elétrico e, claro, caro, porém na faixa de preço de que é dominado por outro modelo com nível semelhante de equipamentos, mas movido à combustão. Imagine que, com tudo que oferece, o Peugeot e-2008 conseguisse conquistar 10% do público do Jeep Compass. O modelo americano emplacou, no ano de 2022, de acordo com a FENABRAVE, 65.564 unidades. Isso significaria que a Peugeot venderia cerca de 6.500 unidades do SUV elétrico, e esse número seria um acréscimo de quase 20% no total de veículos vendidos da francesa, somando todos os produtos, afinal, em 2022, eles emplacaram 35.950 unidades.

Se fizermos a comparação com modelos elétricos, ele apresenta também bons predicados. Com um nível de equipamentos invejável e bons desempenho, autonomia e espaço, ele é uma opção muito equilibrada para atender diversos públicos. Se você anda com no máximo um passageiro, nossa recomendação de elétrico segue sendo o compacto, mas se você precisa de mais espaço, então o e-2008 pode ser o carro ideal para você!

Confira aqui todos os itens do Peugeot e-2008 2023

 

 

E aí, vale a pena para você? Que tal aproveitar e encontrar o menor preço do Peugeot e-2008 2023 na sua região? A negociação é com a gente.

 
 
 
 

Referência

Peugeot

Quatro Rodas

seta para a esquerdaVirgola