Quando se fala de carros elétricos no Brasil, existem diversas problemáticas que afetam os modelos e influenciam para que suas vendas sejam baixas. O primeiro ponto que podemos apontar é a falta de incentivos para compra e venda de modelos elétricos no país. Na Europa e nos EUA, existem isenções fiscais e subsídio governamental para compra de veículos.
Na Romênia, por exemplo, o governo subsidia 10.000 euros para quem queira comprar um modelo elétrico. Se a pessoa estiver trocando um veículo com mais de oito anos de uso, o governo paga mais 1.500 euros. A França utiliza um sistema parecido, no qual subsidiam 6.000 euros e, caso o comprador esteja trocando um modelo movido à diesel com mais de onze anos, o valor sobe para 8.500 euros.
Existem dados que mostram as melhorias que os incentivos aos elétricos causam na convivência na sociedade, como por exemplo um trânsito mais seguro, por conta da tirada de circulação de diversos modelos mais antigos, substituídos pelos elétricos; e a queda em indicadores de poluição urbana, afinal os modelos movidos à eletricidade são muito mais amigáveis ao meio-ambiente. Existem, claro, outras faces relacionadas à produção da energia demandada pelos elétricos, mas eles, em si, são muito menos poluentes que os modelos à combustão.
Além do empecilho do preço, no Brasil ainda existe uma grande falha de infraestrutura voltada para carros elétricos no país. Se você mora fora do eixo Rio-São Paulo, existe uma chance real de, ao tentar viajar de um ponto a outro do país, você acabe parado na estrada com o carro descarregado, afinal a quantidade de eletropostos disponíveis é bastante baixa. Inclusive, dependendo da cidade em que a pessoa mora, ela não terá acesso a nenhum ponto de abastecimento.
Assim, os modelos elétricos ainda são um bem para poucos, tanto pelo preço, tanto pelas barreiras ao uso do mesmo. Basicamente, se você está querendo comprar um modelo elétrico, certifique-se de que mora em um local onde existam eletropostos para que você possa carregar o modelo e/ou instale uma estação de carregamento na sua casa; e, mais importante ainda, certifique-se de que possui outros meios para fazer viagens, caso precise. Talvez com um outro carro movido à combustão na garagem, ou alugando um veículo quando precisar viajar, afinal, imprevistos acontecem e depender da autonomia de um modelo elétrico sem infraestrutura nas estradas pode te dar uma tremenda dor de cabeça.
Apesar de a eletrificação no Brasil andar a passos pequenos, no exterior o processo é muito mais vistoso. Ano passado a Europa ultrapassou a marca de um milhão de veículos elétricos rodando por lá, e já está decidido que, a partir de 2035, não será mais permitida a venda de modelos novos movidos à combustão, mas sim apenas movidos à eletricidade. Alguns países do velho continente possuem metas mais ousadas, como por exemplo a Inglaterra, que pretende cumprir o mesmo feito até 2030.
Tendo isso em vista, diversas marcas estão investindo na eletrificação de seus portfólios, e o processo já pode ser visto, inclusive aqui no Brasil. O modelo elétrico mais vendido do nosso país, em 2022, XC40, é um modelo da Volvo, marca que já anunciou que, até 2030, pretende comercializar apenas modelos elétricos em todo o mundo. No mercado norte-americano, algumas marcas começaram a se movimentar no mesmo sentido e começaram a trazer versões elétricas de carros muito famosos.
A F-150 da Ford, que é a caminhonete mais vendida dos EUA, ganhou a versão Lightning, totalmente elétrica, o que gerou um certo desconforto de uma parte do público consumidor desse tipo de veículo. Não contente, a Ford lançou o Mustang Mach-E, tirando de linha um dos mais conhecidos Big Blocks americanos e esportivos com carroceria cupê e relançando-o como um SUV elétrico.
A Chevrolet, grande concorrente americana da Ford, não perdeu tempo e anunciou a Silverado EV, versão elétrica da conhecida caminhonete que, inclusive, foi vendida oficialmente no Brasil por alguns anos, ganhando muitos fãs por conta de seu motor de 6 cilindros. Além disso, ela também deu seu golpe nos fãs de gasolina queimada! O grupo General Motors relançou a marca Hummer, conhecida por seus modelos muito grandes, beberrões e poluentes; como uma marca de jipes muito grandes e… elétricos! (Para o alívio do meio-ambiente).
O Brasil anda marginalizado desse processo, apesar de, nos últimos anos, terem surgido por aqui alguns modelos elétricos. Ainda é difícil falar sobre custo-benefício deles no país por conta dos preços muito altos em comparação com os modelos à combustão, mas é fato que, se deixarmos apenas os modelos elétricos na equação, podemos apontar se o modelo vale mais ou menos a pena. Nessa matéria, vamos falar sobre o carro que ousamos dizer ser o melhor custo-benefício dentro do mercado de modelos elétricos no Brasil até R$ 300.000: Peugeot e-208, que, de acordo com o site, pode ser seu por R$ 221.990.
Se falamos de Peugeot no Brasil, a primeira coisa importante a ser ressaltada é que a marca fez um bom trabalho em adequar seus modelos ao uso no país. Além de abandonar os câmbios automáticos de quatro marchas, que costumavam incomodar os donos, há quase uma década, ela mudou a calibração da suspensão, diminuindo os problemas com os quais seus modelos sofriam. Apesar dessas mudanças, tanto a Peugeot quanto sua irmã Citroen nunca se recuperaram da má fama que adquiriram por conta desses problemas.
Confira aqui todos os itens do Peugeot e-208 2023
O grupo Stellantis, que foi formado recentemente pela união da FCA (Fiat, Chrysler, Jeep, Dogde, Ram, Ferrari, entre outras) e a PSA (Peugeot, Citroen, Opel, DS, entre outras), está trabalhando para mudar esse paradigma. Usando a boa fama do Argo, modelo da Fiat, eles lançaram versões do 208 aspirado com o mesmo motor 1.0 do colega italiano. A mesma estratégia foi adotada no novo Citroen C3, que oferece também a opção do motor. Ambos os modelos franceses, porém, ainda oferecem na linha o conhecido motor 1.6 16v lançado por volta de 2002 no país, que possui mecânica bastante conhecida e que não costuma dar problemas.
Com essas medidas, a gestão do grupo pretende aumentar a relevância das marcas francesas no mercado nacional, que vinha caindo ano após ano. A Citroen, por exemplo, ficou mais de um ano oferecendo apenas um modelo em seu portfólio, o C4 Cactus, que agora está compartilhando as concessionárias com seu irmão menor, o C3. Se você tem um pé atrás com relação a modelos franceses, pedimos que olhe para o modelo que vamos analisar com a mente aberta, pois ele é, com certeza, uma excelente opção de compra dentro do grupo de elétricos!
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Peugeot e-208 2023
Versão | Preço de Tabela da Peugeot | |
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E-208 GT Elétrico Automático | R$221.990 |
Desempenho, consumo e custos do Peugeot e-208 2023
Antes de te contarmos como o Peugeot e-208 se comporta, precisamos fazer alguns apontamentos quanto a notações que são usadas para modelos elétricos. A primeira é que, quando se trata de modelos movidos à eletricidade, não falamos de litragem de motor (1.0; 1.6; 2.0), mas sim em capacidade de bateria. No caso do Peugeot, ele conta com bateria de 50 kWh e o seu conjunto elétrico gera 136 cavalos de potência. O conjunto acelera o modelo de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, e isso é mérito, também, do fato de ele possuir 26,5 kgfm de torque disponíveis assim que o condutor pisa no acelerador.
Sabendo que um Jeep Commander 1.3 Turbo possui 27,5 kgfm, que vem apenas em 5.750 rotações por minuto, e empurra sem dificuldade os mais de 1.700 kg do SUV, e vendo que o e-208 é um carro bem menor e mais leve (não tanto quanto o tamanho sugere, são cerca de 1.500 kg, por conta da bateria que pesa bastante), podemos constatar o bom trabalho feito pela equipa da Peugeot no conjunto motriz do modelo. A versão à combustão do 208 é comumente coroada como um dos compactos mais estáveis e gostosos de dirigir na estrada, mas muito do potencial do modelo era desperdiçado por ele vir equipado com, nas versões mais potentes, um motor 1.6 16v aspirado de 118 cavalos.
Como não trouxeram para o Brasil uma versão equipada com o 1.6 Turbo, como fazem no Peugeot 2008, a opção que resolve o problema da potência é exatamente o modelo elétrico que estamos te apresentando na matéria! Ele é, sem dúvida nenhuma, o melhor dos elétricos em questão de equilíbrio entre desempenho e estabilidade, e ainda custa mais barato que boa parte dos outros modelos elétricos do país, sendo mais caro apenas que o Renault Kwid E-Tech (R$ 146.990) e Chery iCar (R$ 149.990).
Quando vamos falar de consumo, devemos fazer uma outra observação, quanto ao fato de ele ser marcado usando km por kWh, diferente da medida km/l comumente utilizada. A explicação é muito simples: carros elétricos não usam combustível líquido, então não existem litros de combustível para serem gastos, mas sim quantidades de energia gastas.
Dito isso, o cálculo do consumo é muito simples, basta pegar a autonomia do modelo, que no caso é de 382 km, e dividir pela capacidade de carga da bateria (50 kWh), chegando a um resultado de consumo de cerca de 7,2 km por kWh. Se você não consegue dizer ao certo se isso é bom ou ruim, não se preocupe, afinal essa é uma medida nova para a maioria das pessoas. Para trazermos o resultado de maneira mais clara para você, pense que o preço de um kWh gira em torno de R$ 1,00. Assim, o custo de cada km rodado é dado pela divisão do preço do kWh pelo km percorrido, resultando em um gasto de cerca de R$ 0,14.
Confira aqui todos os itens do Peugeot e-208 2023
O baixo custo por km rodado é um dos grandes trunfos dos modelos elétricos. Pense que, se você é dono de um Onix Turbo Manual, que é um dos modelos mais à combustão mais econômicos do país, você pagará algo em torno de R$ 0,38 por km rodado. Isso significa que, se você roda, por exemplo, 20.000 km por ano, economizaria um total de R$ 7.600 em um ano apenas com combustível.
A discussão que se cria a partir disso é se, no papel, essa economia mensal vale a pena, considerando a diferença de preço entre o modelo elétrico e o à combustão. Afinal, perceba que a diferença entre os R$ 221.990 cobrados pelo Peugeot e-208 e os R$ 91.190 cobrados pelo Onix LT Turbo Manual é de R$ 130.800. Se o motorista possui esse perfil de uso citado acima, de 20.000 km anuais, ele levaria algo em torno de 17 anos para economizar em combustível o que gastaria a mais para levar o modelo para casa.
Por isso ainda é muito complicado compararmos os modelos desses dois mundos. O e-208, se comparado com, por exemplo, seu rival elétrico Renault Zoe, é superior em praticamente todos os aspectos, se aproximando apenas na questão da autonomia, e custando quase R$ 20.000 a menos. Isso nos aponta que, dentro do contexto de carros elétricos, ele é uma excelente opção, mas dentro de um contexto geral, competindo com todos os tipos de carros, ele, assim como os outros modelos elétricos em quase todas as situações, adquirir ele não faz muito sentido.
Equipamento e espaço do Peugeot e-208 2023
Se você está buscando tecnologia, o e-208 vai te servir muito bem, inclusive melhor do que, por exemplo, o Nissan Leaf, que custa praticamente R$ 80.000 a mais que o francês. O modelo chega em pacote fechado e conta com piloto automático adaptativo, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, para-sol com espelho para motorista e passageiro, ar-condicionado automático, ajuste de altura e profundidade do volante, que é revestido em couro e multifuncional, ajuste de altura do banco do motorista, aquecimento para os bancos dianteiros, bancos com acabamento em alcântara, apoio de braço central dianteiro, teto panorâmico, rebatimento elétrico dos retrovisores, retrovisor interno eletrocrômico, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do bocal de abastecimento, alarme, chave presencial com sistema de partida por botão, limpador de parabrisas automático, acendimento automático dos faróis, farol alto automático, freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera de ré.
A segurança do modelo não fica de fora, afinal ele oferece seis airbags, controles de tração e estabilidade, faróis de LED, luzes diurnas em LED, freios a disco nas quatro rodas, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal e sistema de frenagem autônoma urbana, alerta de ponto cego e limpador do vidro traseiro.
Confira aqui todos os itens do Peugeot e-208 2023
Fecha a lista de equipamentos o painel totalmente digital e interativo e a multimídia de dez polegadas com rádio, conexão Bluetooth, USB, integração com aplicativos de celular e sistema de navegação nativo, que inclusive pode ser espelhado no painel digital, evitando que o motorista precise desviar muito os olhos para conferir o caminho que deve seguir.
Assim como no 208 aspirado, o espaço não é nem de longe um ponto forte, muito pelo contrário. O modelo é adequado para alguém que roda normalmente sozinho ou acompanhado de apenas um passageiro, pois os ocupantes do banco traseiro sofrerão com o pouco espaço para as pernas e para os ombros. O porta-malas segue o caminho do espaço interno e oferece apenas 265 litros de capacidade, menos do que, por exemplo, o Kwid E-Tech, que conta com 290 litros.

Mas e aí, o Peugeot e-208 2023 vale a pena?
O Peugeot e-208 é um dos carros elétricos mais recentes que chegou ao mercado nacional e se destaca pelos itens de tecnologia, estando mais atualizado que, por exemplo, o Nissan Leaf, que chegou ao Brasil muito atualizado em 2019. Além do que há de mais moderno em tecnologia, o modelo ainda oferece um excelente desempenho, estabilidade e qualidade construtiva, superando seus rivais elétricos sem grandes dificuldades e cobrando menos do que a maioria deles.
De fato, se a comparação é feita também com modelos à combustão, o e-208 fica em uma situação complicada, afinal, com esse preço ele concorre com modelos de categorias muito superiores a ele, como as versões topo de linha flex do Jeep Compass, Volkswagen Taos e Jetta GLi, Toyota Corolla Cross, Fiat Toro, e alguns outros modelos. Além disso, é possível levar um Peugeot 208 topo de linha para casa por menos da metade do preço, cerca de R$ 109.990, e ele, apesar de não ter todos os itens do elétrico, conta com a maioria deles!
Mas se você pretende comprar um carro e quer que ele seja elétrico, acabamos de te apresentar o melhor custo-benefício que você pode encontrar atualmente no Brasil.
Confira aqui todos os itens do Peugeot e-208 2023
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