Lançado em 2017, o Volkswagen Polo foi posicionado pela montadora alemã como um produto superior ao Gol, que concorria com Hyundai HB20 e Chevrolet Onix. Maior, mais equipado e com construção superior, baseada na plataforma global MQB do grupo Volkseagen, ele chegava para fazer frente aos considerados compactos premium, como Honda Fit e Ford Fiesta e fez muito sucesso. Por alguns anos, o Polo foi um sucesso de vendas. Nos dois anos que sucederam o lançamento do modelo, ele figurou entre os dez modelos mais vendidos do país. Em 2018 ele conquistou a sexta posição no ranking e em 2019, a oitava.
Desde então, observamos uma grande queda nas vendas do modelo e, olhando para o cenário de 2022 em que o carro andou esquecido pelo público, a Volkswagen resolveu tentar, mais uma vez, substituir o Gol. Tirando equipamentos e baixando o preço do Polo, a montadora o colocou para brigar com os concorrentes do Gol, principalmente Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
Lançado em 2012, o Hyundai HB20 foi uma revolução dentro do mercado de compactos. Com design muito bonito e moderno para a época, trazia também itens incomuns para a categoria, como central multimídia e comandos de som no volante. Rapidamente, o carro se tornou um sucesso, popularizando a marca coreana, antes conhecida apenas pelos modelos de grande porte, equipados com motores de grande litragem, como Tucson, Santa Fé e Azera.
Infelizmente para a Hyundai, a Chevrolet pensou algo parecido e lançou, na mesma época, o Onix. Após dois anos de vendas parelhas, a marca coreana viu o compacto americano disparar e, em 2015, assumir a liderança no ranking dos carros mais vendidos, lugar que ocupou até 2020. Por conta da crise dos chips, o modelo teve sua produção comprometida e abriu espaço para que surgisse um novo líder de mercado: o HB20.
Apesar do cenário favorável, a Hyundai não se acomodou e decidiu arrumar o ponto mais polêmico da atual geração do compacto: o design. A aparência do modelo, que foi redesenhado em 2019, sofreu duras críticas e causou impacto negativo nos consumidores acostumados com o desenho harmônico do modelo entre o período de 2013 até 2019. Além disso, aproveitou a oportunidade para rechear um pouco mais o modelo, adicionando itens, como por exemplo mais dois airbags, totalizando seis, presentes em todas as versões. É assim que o HB20 chega para enfrentar o novo Polo: reestilizado e com alguns novos equipamentos.
Na disputa, abordaremos tópicos importantes sobre os dois modelos e, no final, daremos nosso veredito sobre qual tem o melhor custo-benefício. Confira os itens, preços, desempenho e consumo de cada compacto. Saiba qual vale mais o seu investimento!
E é claro, se você se interessar por algum dos modelos, ou ainda por seus concorrentes, não deixe de conhecer o nosso serviço de negociação. Já pensou economizar até R$ 10.000 na compra do seu próximo carro zero? Você conta pra gente qual carro procura e nós negociamos com as concessionárias da sua região. Confira aqui todos os equipamentos do Polo 2023 e compare com o HB20 2023
Versões e preços do Polo 2023 e HB20 2023
O compacto alemão chega às lojas em quatro versões, com preço partindo de R$82.990 na versão de entrada, 1.0 MPI Manual, e chegando a R$109.990 na versão topo de linha, 1.0 Turbo Highline Automático. O coreano, por sua vez, oferece sete versões, com preços entre R$77.790, na versão de entrada, 1.0 Sense Manual, e chegando a R$115.390 na versão topo de linha, Platinum Plus 1.0 Turbo Automático.
Volkswagen Polo 2023
Versão | Preço de Tabela da Volkswagen |
---|---|
Polo 1.0 MPI Manual | R$ 82.990 |
Polo 1.0 Turbo TSI Manual | R$ 92.990 |
Polo 1.0 Turbo Comfortline Automático | R$ 101.990 |
Polo 1.0 Turbo Highline Automático | R$ 109.990 |
Hyundai HB20 2023
Versão | Preço de Tabela da Hyundai | |
---|---|---|
HB20 Sense 1.0 Manual | R$ 77.790 | |
HB20 Comfort 1.0 Manual | R$ 81.090 | |
HB20 Limited 1.0 Manual | R$ 86.490 | |
HB20 Comfort 1.0 Turbo Manual | R$ 94.790 | |
HB20 Comfort 1.0 Turbo Automático | R$ 100.390 | |
HB20 Platinum 1.0 Turbo Automático | R$ 106.390 | |
HB20 Platinum Plus 1.0 Turbo Automático | R$ 115.390 |
Motor e consumo do Polo 2023 e HB20 2023
O Polo chega oferecendo duas opções de motor e uma delas é o 1.0 aspirado que está presente no modelo desde seu lançamento, em 2017, na versão mais barata. Essa motorização oferece 84 cavalos de potência e, acompanhada do câmbio manual, possibilita que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 13 segundos. A questão mais polêmica é o motor turbo, presente a partir da segunda versão do Polo. Até 2022, o modelo era equipado com o chamado 200 TSI, mesmo motor que equipa os irmãos Nivus e T-Cross, e que possui 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque.
A partir do ano 2023, essa opção sai de cena e entra o 170 TSI, mesma configuração que equipava o Up TSI com 116 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque. Não bastasse a queda na potência, o modelo agora vem com um novo câmbio, o qual equipava as versões 1.6 do Polo. Essa transmissão suporta torque na faixa dos 16 kgfm, limite perigosamente próximo do oferecido pelo motor turbo, situação muito diferente do câmbio antigo, o qual suportava até 25 kgfm e lidava com apenas 20,4.
Dito isso, é importante ressaltar que o Polo não é lento, apesar de perder em desempenho para a versão 2022. O motor turbo consegue levar o compacto de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos, 1 segundo mais lento do que antes, quando conseguia a marca em 9,5 segundos.
O HB20 também oferece duas opções de motorização, ambas 1.0, mas uma aspirada e outra turbinada. A versão aspirada oferece até 80 cavalos de potência e leva o carro de 0 a 100 km/h em 14,5 segundos. Esse tempo cai para 10,7 quando o modelo é equipado com o motor 1.0 turbo, de 120 cavalos de potência e câmbio automático. Se olharmos para a versão turbinada com câmbio manual, veremos um desempenho ainda melhor! Nessa configuração, o modelo consegue a marca em apenas 9,3 segundos.
Falando sobre o consumo, o Polo 2023 consegue, equipado com motor aspirado, médias de 8,8 e 12,9 km/l na cidade, quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente; e 10,0 e 14,3 km/l na estrada, quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente. Com motor turbo, as médias melhoram para 9,6 e 14,0 km/l na cidade, quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente; e 11,5 e 16,4 km/l na estrada, quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente.
O HB20 aspirado consegue médias de 9,8 e 13,1 km/l na cidade, quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente; e 10,7 e 15,0 km/l na estrada, quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente. Com o turbo, as médias são bem próximas, ficando em 8,6 e 12,2 km/l na cidade, quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente; e 10,2 e 14,4 km/l na estrada, quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente.

Espaço e conforto do Polo 2023 e HB20 2023
Na questão do porta-malas, os dois modelos oferecem 300 litros de capacidade. O importante a ser pontuado aqui é que o Polo é maior do que o HB20, possibilitando que o modelo ofereça melhor espaço interno do que o rival coreano. A questão dos equipamentos varia muito de cada versão, mas decidimos fazer o comparativo utilizando a versão inédita do Polo, equipada com motor turbo e câmbio manual. Assim, a comparação será entre o Polo 1.0 Turbo TSI Manual 2023, que parte de R$92.990, e o HB20 Comfort 1.0 Turbo Manual 2023, por R$94.790.
No quesito conforto, o Polo obteve, no comparador do Virgola, nota 3.5, composta por direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, para-sol com espelho e iluminação para motorista e passageiro, ar-condicionado, volante multifuncional, ajuste de altura do banco do motorista, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do tanque de combustível, alarme, computador de bordo e sensor de estacionamento traseiro.
Com nota 3.2, o HB20 oferece piloto automático, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, para-sol com espelho para motorista e passageiro, ar-condicionado, volante multifuncional, ajuste de altura do banco do motorista, destravamento interno e remoto do porta-malas, abertura interna do tanque de combustível, alarme e computador de bordo.
Como podemos observar, os dois modelos apresentam nível de equipamentos bastante similar, mas o alemão leva um pouco de vantagem.
Confira aqui todos os equipamentos do Polo 2023 e compare com o HB20 2023
Segurança do Polo 2023 e HB20 2023
Nesse quesito, o Volkswagen Polo obteve nota 7,8, oferecendo ao comprador quatro airbags, controles de estabilidade e tração, faróis de LED, luzes diurnas em LED e limpador do vidro traseiro. É importante citar que o modelo obteve cinco estrelas tanto para adultos quanto para crianças nos testes de segurança do Latin NCAP feitos em 2017.
O Hyundai conquistou nota 4.9, por contar com seis airbags, controles de estabilidade e tração e limpador do vidro traseiro. O modelo ainda não foi testado com esses itens de segurança, mas no teste de 2019 do Latin NCAP ele obteve uma estrela de proteção para adultos e três para crianças.
Nesse quesito o Polo se sobressaiu e levou a melhor!
Confira aqui todos os equipamentos do Polo 2023 e compare com o HB20 2023
Multimídia do Polo 2023 e HB20 2023
No último ponto que avaliamos, o Polo conquistou nota 6.3, oferecendo ao comprador multimídia com 6,5 polegadas com rádio, conexão Bluetooth, USB e integração com aplicativos de celular e painel digital.
O HB20, por sua vez, conquistou uma nota um pouco menor: 5,9. Isso por o modelo contar com central multimídia de oito polegadas com rádio, conexão Bluetooth, USB e integração com aplicativos de celular.
Nesse último quesito, mais uma vez a Volkswagen leva a melhor!
Confira aqui todos os equipamentos do Polo 2023 e compare com o HB20 2023
Veredito
Essa foi a competição entre a novidade mais recente do mercado de compactos e o modelo mais vendido do país! O Polo levou a melhor em todos os quesitos que consideramos, mas é importante lembrar que, aqui no Virgola, nosso algoritmo de custo-benefício considera tudo o que foi apresentado por aqui, e também questões como custos de manutenção, gastos com combustível, documentação e desvalorização.
Mesmo com essas novas informações, o Polo 1.0 Turbo TSI Manual 2023 ficou em primeiro lugar no comparativo. Ele conquistou nota 4.65 de custo-benefício, de um total de 5! O HB20 Comfort 1.0 Turbo Manual 2023 ficou na segunda colocação, com nota 4.34, também de um total de 5!
Mas e pra você, qual vale mais a pena?
Quer saber um pouco mais sobre cada versão? Confira as matérias especiais que separamos abaixo:
Volkswagen Polo 2023 Hyundai HB20 2023
Que tal aproveitar e encontrar o menor preço na sua região? Escolha seu carro zero e a negociação é com a gente.
Referências Volkswagen