O Volkswagen Nivus tem sido, desde o seu lançamento em junho de 2020, um dos principais nomes da marca entre os SUVs e pioneiro aqui no país com a carroceria que mistura SUV compacto com um coupé. Compartilhando a plataforma e uma série de características com o Volkswagen Polo, o carro realmente agradou o mercado brasileiro e colocou a concorrência para trabalhar.
Por isso, em maio de 2021, a Fiat lançou, ainda sem nome definido, o carro que viria ser o Fiat Pulse. Além de trazer uma carroceria com linhas e dimensões semelhantes, o Fiat Pulse também utiliza a plataforma de seu irmão menor, o Fiat Argo, concorrente direto do Polo.
Confira a seguir todos os detalhes, itens, preço, desempenho e consumo de cada um dos carros e veja qual deles vale mais a pena!
E é claro, se você se interessar por algum dos modelos, ou ainda por seus concorrentes, não deixe de conhecer o nosso serviço de negociação. Já pensou economizar até R$ 10.000 na compra do seu próximo carro zero? Você conta pra gente qual carro procura e nós negociamos com as concessionárias da sua região.
Versões e preços do Fiat Pulse e Volkswagen Nivus
O novo carro da Fiat, o Pulse, é vendido em cinco versões e parte dos R$79.990, valor pedido por sua versão de entrada Drive 1.3 Flex MT, chegando aos R$115.990, valor pedido pela versão topo de linha, Impetus 1.0 Turbo AT.
O Volkswagem Nivus, por sua vez, é vendido em apenas duas versões, Comfortline 1.0 Turbo AT, que custa R$108.680, e Highline 1.0 Turbo AT, que custa R$125.990.
Fiat Pulse 2022
Versão | Preço de Tabela da Fiat |
---|---|
Drive 1.3 Flex Manual | R$ 79.990 |
Drive 1.3 Flex Automático | R$ 89.990 |
Drive 1.0 Turbo Flex Automático | R$ 98.990 |
Audace 1.0 Turbo Flex Automático | R$ 107.990 |
Impetus 1.0 Turbo Flex Automático | R$ 115.990 |
Volkswagen Nivus 2022
Versão | Preço de Tabela da Vokswagen |
---|---|
Comfortline 1.0 Turbo Flex Automático | R$ 108.680 |
Highline 1.0 Turbo Flex Automático | R$ 125.990 |
Motor do Fiat Pulse e Volkswagen Nivus
Quando o assunto é desempenho, o Fiat Pulse sai na frente apenas quando equipado com o motor 1.0 Turbo Automático. Nas demais versões, ele perde para o Volkswagen Nivus.
O novo carro da Fiat possui duas opções de motores: 1.3 Flex com 107 cv de potência; e o 1.0 Turbo com 130 cv de potência. Ele faz de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos na versão 1.3 Flex com câmbio manual e 11,4 segundos com câmbio automático. Ele só vence o Volkswagen Nivus na versões equipadas com o 1.0 Turbo e câmbio automático, que faz de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.
O Volkswagen Nivus possui apenas uma opção de motor, o 1.0 TSI (turbo) equipado sempre com câmbio automático e que leva o carro de 0 a 100 km/h em apenas 10 segundos.
Quanto ao consumo dos dois carros, o que vale mais a pena é o Fiat Pulse, que em sua versão mais econômica, Drive 1.3 AT, consegue fazer médias de consumo de gasolina de 12,9 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada, e de 9,2 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol. O Volkswagen Nivus entrega médias de 10,7 km/l de gasolina na cidade e 13,2 km/l na estrada. Com etanol ele faz médias de 7,7 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada.
Fiat Pulse 2022
Motor | Câmbio | 0 a 100 km/h |
---|---|---|
1.3 Flex | Câmbio Manual | 11,7 segundos |
1.3 Flex | Câmbio Automático | 11,4 segundos |
1.0 Turbo Flex | Câmbio Automático | 9,4 segundos |
Volkswagen Nivus 2022
Motor | Câmbio | 0 a 100 km/h |
---|---|---|
1.0 Turbo Flex | Câmbio Manual | 10 segundos |

Espaço e conforto do Fiat Pulse e Volkswagen Nivus
No quesito espaço disponível no porta-malas, o Volkswagen Nivus vence com folga. Disponibilizando 415 litros em seu bagageiro, ele vale mais a pena que o Fiat Pulse, que traz um porta-malas menor, com apenas 370 litros.
Para conseguirmos realizar uma disputa justa entre os dois carros, escolhemos duas versões com preços e propostas parecidas. Neste caso, as versões mais completas, Fiat Pulse Impetus, que custa R$115.990, e o Volkswagen Nivus Highline, que custa R$125.990.
O Fiat Pulse Impetus é um carro realmente completo. Ele sai de fábrica trazendo piloto automático; direção elétrica; vidros elétricos; ar-condicionado automático; volante multifuncional revestido em couro com ajustes de altura e profundidade; bancos revestidos em couro; ajuste de altura para o banco do motorista; descansa braço central dianteiro; tapetes dianteiros e traseiros; retrovisores com ajustes e rebatimento elétricos; sistema de alarme; sistema keyless para abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão; partida remota do veículo; sensores crepuscular e de chuva; assistente de farol alto; computador de bordo; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de estacionamento em ré. Graças a estes itens, sua nota em nosso comparador é de 7,4 em conforto!
Mas, o Volkswagen Nivus Highline vence por pouco nesse quesito, com nota 7,5 em nosso comparador. Ele sai de fábrica com piloto automático adaptativo; direção elétrica; vidros elétricos nas quatro portas; para-sol com espelho e iluminação para motorista e passageiro; ar-condicionado automático; volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade; banco com ajuste de altura; bancos em couro; descansa braço central dianteiro; tapetes dianteiros e traseiros; ajuste elétrico dos retrovisores; rebatimento elétrico dos retrovisores; retrovisor interno eletrocrômico; destravamento interno e remoto do porta-malas; destravamento interno do tanque de combustível; travamento elétrico remoto das portas; sistema de alarme; sistema keyless para abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão; limpador de parabrisas automático; acendimento automático dos faróis; computador de bordo; sensor de estacionamento traseiro; sensor de estacionamento dianteiro e câmera de estacionamento em ré.
Aqui tivemos praticamente um empate, mas o Volkswagen Nivus Highline conseguiu sair na frente.
Segurança do Fiat Pulse e Volkswagen Nivus
O mais seguro é também o Volkswagen Nivus Highline! Garantindo a nota 5,8 em segurança em nosso comparador, o carro conta com 6 airbags; controles eletrônicos de estabilidade e tração; faróis de LED; luzes diurnas em LED; faróis de neblina; alerta de colisão frontal e frenagem autônoma urbana.
O Fiat Pulse Impetus não fica tão atrás. Ele conseguiu a nota 5,5 em segurança e sai de fábrica com 4 airbags; controles eletrônicos de estabilidade e tração; faróis e luzes diurnas em LED; faróis de neblina; assistente de permanência em faixa; alerta de colisão frontal e frenagem autônoma.
Multimídia do Fiat Pulse e Volkswagen Nivus
Falando sobre os itens de multimídia, os dois carros realmente entregam um ótimo pacote, mas é novamente o Nivus Highline quem vale mais a pena.
Garantindo a nota 8,2 em conectividade, o carro conta com central multimídia com tela touchscreen de 10"; painel de controle totalmente digital; rádio AM/FM; conexões Bluetooth e USB e integração com aplicativos de celular.
O Fiat Pulse Impetus traz central multimídia com tela touchscreen de 10,1 polegadas; painel de controle parcialmente digital; rádio AM/FM com conexões USB e Bluetooth; integração com aplicativos de celular e sistema de navegação via GPS, garantindo nota 8,0 em nosso comparador.
Veredito
Mas aqui no Virgola, o que importa é o custo benefício de cada versão. Qual realmente vale a pena, o novo carro da Fiat ou o Nivus? Calculamos todos os custos dos carros e comparamos com seus equipamentos.
O Fiat Pulse Impetus garantiu 4,53 estrelas neste item, se mostrando uma ótima opção entre os SUV. Mas o Volkswagen Nivus Highline tem uma relação de custo benefício mais vantajosa, com 4,60 estrelas, sendo o carro que mais vale a pena nessa batalha.
Mas e pra você, qual vale mais a pena?
Quer saber um pouco mais sobre cada versão? Confira as matérias especiais que separamos abaixo:
Que tal aproveitar e encontrar o menor preço na sua região? Escolha seu carro zero e a negociação é com a gente.
Referências