O Renault Duster é o primeiro SUV da marca a ser comercializado aqui no Brasil. Sua história começa em 2009, quando o modelo foi apresentado ao público no Salão de Genebra pela Dacia, uma subsidiária da Renault especializada nos mercados emergentes. O carro teve uma boa aceitação e logo passou a ser produzido na Europa, mas só foi chegar no Brasil em 2011.
Na época de seu lançamento, o SUV enfrentava Ford EcoSport, Mitsubishi Pajero TR4, Suzuki SX4, Suzuki Jimny, e Mini Countryman. Dez anos depois, o cenário mudou. Atualmente, o Duster tem como principais concorrentes: VW T-Cross, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Honda HR-V, Ford EcoSport, Renault Captur, Citroën C4 Cactus, entre outros.
No último ranking de vendas do segmento SUV compacto, registrado em 2020, o Renault Duster ocupou a 8º colocação, com 19.477 unidades vendidas, enquanto o líder, VW T-Cross, vendeu 60.124 unidades. Será que mesmo assim vale a pena?
Na linha Duster modelo 2021, a fabricante francesa oferece o carro em 3 versões: Zen, com câmbio manual e opção de câmbio automático; Intense e Iconic. Os valores praticados vão dos R$ 82.290 pedidos pelo Zen manual e chegam aos R$ 101.490 pedidos pelo topo de linha, Duster Iconic.
Versões e Preços do Renault Duster 2021
Versão | Preço de Tabela da Renault |
---|---|
Duster Zen MT | R$ 82.290 |
Duster Zen AT | R$ 89.990 |
Duster Intense | R$ 97.490 |
Duster Iconic | R$ 101.490 |
Motor e câmbio do Renault Duster 2021

O Renault Duster é oferecido com apenas uma opção de motor, o valente SCe 1.6 Flex de 16v e capacidade para gerar até 120 cv de potência. O carro é oferecido com câmbio manual apenas na versão de entrada Zen, que possui opcional para câmbio automático. Nas demais versões, o câmbio automático é de série.
Aceleração e consumo do Duster
O Duster é oferecido com apenas uma opção de motor e duas de câmbio. Mas se engana quem acha que isso prejudica o carro por não oferecer muitas opções a perfis diferentes de clientes.
O motor SCe 1.6 de 16v do Renault Duster é um propulsor que se adequa bem tanto no uso urbano quanto rodoviário. Consegue garantir boas respostas ao acelerador quando requisitado numa ultrapassagem, por exemplo, ou em uma subida mais acentuada, e concilia a isso boas médias de consumo.
Quando equipado com o câmbio manual - no caso a versão Zen -, o carro consegue disparar de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos, garantindo as médias de 11,2 km/l de gasolina tanto na estrada quanto na cidade.
Já com o câmbio automático, o carro aumenta o tempo do 0 a 100 km/h para 12 segundos, com médias de 11,2 km/l de gasolina na cidade e estrada.

O conforto do Renault Duster 2021

A nova geração do Duster impressiona pela beleza de suas linhas externas, mas conhecendo o interior do carro, é possível ver que os designers também capricharam por dentro.
Além da estética, ele também vem com um bom nível de equipamento desde a sua versão de entrada: dois airbags; controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa; luz diurna (DRL) em LED; direção elétrica; alarme; e muitos outros itens que iremos conferir no próximo tópico.
Na versão mais equipada do carro, a Iconic, podemos encontrar: volante revestido em couro; sensor de estacionamento traseiro; câmera de estacionamento 360˚; piloto automático; entre outros itens.
O espaço disponível no porta-malas do carro é de 475 litros, mais do que suficiente para o uso diário nas cidades. Um boa opção de carro zero para viagens em família com conforto para as bagagens.
Renault Duster Zen MT e AT
Além dos itens mencionados acima, o Duster Zen MT traz ainda: rádio MP3 com Bluetooth; desembaçador traseiro; chave canivete; ar condicionado manual; volante com regulagem de altura e profundidade; bancos revestidos com tecido carbon; Start & Stop; e duas posições ISOFIX no banco traseiro.
A versão Duster Zen AT, se diferencia justamente pela adição do câmbio automatizado.
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Renault Duster Intense
Na versão intermediária do SUV, o Duster Intense adiciona os seguintes itens: faróis de neblina; multimídia Easy Link 8" com Apple CarPlay e Android Auto; retrovisores externos com comando elétrico; alerta de ponto cego; piloto automático com limitador de velocidade; rodas de liga leve 16"; volante com revestimento Premium; bancos revestidos com tecido Noir; e ar-condicionado automático.
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Renault Duster Iconic
Para o Duster Iconic, versão mais cara do SUV, a Renault trouxe ainda: chave-cartão com sensor presencial; banco do motorista com apoio de braço; rodas de liga leve 17" diamantadas; acendimento automático dos faróis; assistente de farol alto; e câmera de estacionamento 360˚. Um ótimo custo benefício no ranking de carros zero, na categoria SUV.
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E aí, vale a pena para você? Que tal aproveitar e encontrar o menor preço do Duster na sua região? Escolha seu carro zero e a negociação é com a gente.
Referências