Os preços dos carros mudaram muito nos últimos anos, em consequência de diversos fatores, sendo um dos principais a crise de componentes no setor automotivo. Ela fez com que o número de unidades vendidas diminuísse e, consequentemente, as montadoras subissem o preço para balancear a relação entre receita e quantidade, afinal, quando se precisa atingir uma meta, mas a quantidade vendida diminui, o jeito é subir o preço da cada uma.
Um exemplo é o Volkswagen T-Cross, um dos modelos que vai participar desse comparativo, que foi lançado em 2019 com preços variando entre R$85.000 e R$125.000 na versão topo de linha com todos os opcionais. Hoje em dia, os preços variam entre R$116.550 e R$176.500, ou seja, praticamente todas as versões estão R$50.000 mais caras do que eram há quatro anos.
Antes, era bastante comum encontrar vários modelos entre R$60.000 e R$100.000, cenário diferente do atual, em que o maior montante de carros está concentrado por volta dos R$130.000, mais um indicativo da movimentação que apontamos acima, das montadoras compensarem a queda nas vendas com preço unitário maior dos modelos.
Confira aqui todos os equipamentos do T-Cross e compare com o Taos 2023
Infelizmente, para quem gosta de comprar carros zero km, esses aumentos vieram para ficar e aconteceram em todas as montadoras, estabelecendo um novo patamar de preço. Ao se conformar com nossa nova realidade, podemos pensar sobre a qualidade dos modelos que estão sendo vendidos e, assim, vemos que o T-Cross é um ótimo carro, e não é a toa que ele é um dos SUVs compactos mais vendidos do mercado desde que foi lançado.
Ele é bem equipado e tem um design que agrada muita gente, apesar de começar a sentir o peso da idade, afinal, são vários anos de mercado. É esperado que, ainda nesse ano de 2023, o modelo passe por um facelift de meia-vida, prática comum das montadoras para atualizar os modelos sem precisar trocar de geração. Na Hyundai, por exemplo, a regra é que cada geração dos carros fique em linha por sete anos, passando por uma atualização no meio do caminho, depois de algo em torno de quatro anos de mercado, mesmo tempo que vai ser, ao que parece, usado no T-Cross.
Essas características garantiram para ele o sétimo lugar no ranking geral acumulado de vendas no ano de 2022, quando ele somou 65.341 unidades emplacadas no período. A título de comparação, o concorrente desse comparativo, o irmão maior dele, Volkswagen Taos, emplacou 11.737 unidades, conquistando apenas a 32ª posição.
Falar do T-Cross é comum e pode até parecer repetitivo para muita gente, afinal, o modelo é muito conhecido no mercado. Apesar disso, é importante ressaltar que o modelo talvez seja o melhor trabalho da Volkswagen nos últimos anos em termos de produto, no sentido de entregar o que os consumidores estavam querendo. É possível que você argumente que Golf, Jetta e Tiguan eram produtos melhores em termos de qualidade e estaria certo, afinal esses são modelos de categoria superior e o T-Cross é só um SUV compacto, mas ele, por ser dessa categoria, leva muita vantagem.
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O nicho de mercado que mais cresceu nos últimos anos é o de SUVs compactos e a Volkswagen é uma marca muito tradicional no mercado, então a junção dos dois não teria muito como dar errado. Aproveitando que já haviam mexido na plataforma MQB do Polo, aumentando o entre-eixos para fazer o Virtus em 2018, pegaram essa mesma base e colocaram outra carroceria, criando o T-Cross em 2019. Mantiveram também o conjunto mecânico 1.0 Turbo e o câmbio automático de seis marchas e criaram a configuração 1.4 Turbo para agradar quem gosta de mais desempenho, junção de plataforma e motor que foi aproveitada no Virtus GTS lançado em 2020.
Volkswagen, plataforma moderna e segura, desempenho bom, espaço interno bom, design bonito: praticamente uma receita de bolo para fazer sucesso no Brasil! Mas só para garantir o sucesso, a montadora ainda garantiu tecnologia ao modelo e adicionou novos itens de série, como o piloto automático adaptativo em todas as versões há mais de um ano. Esse é, talvez, o motivo de o modelo vender tão bem, mesmo competindo com modelos que surgiram ou foram atualizados mais recentemente. Apesar de o modelo ter a mesma cara desde que foi lançado, ele é tão equipado (ou até mais) que os concorrentes, e no geral os pontos positivos compensam o design um pouco cansado, porém ainda bonito.
O Taos, infelizmente para a Volkswagen, não fez tanto sucesso quanto o T-Cross, e se pensarmos um pouco sobre a maneira como ele chegou e se posicionou em preços, talvez cheguemos a algumas conclusões sobre isso. Primeiro que o modelo chegou ao mercado mais ou menos na metade de 2021, então o processo de inflação dos preços já havia começado e isso impactou o valor com o qual ele surgiu por aqui, que foi a partir de R$154.990.
Hoje em dia, pagar esse valor em um Taos seria um ótimo negócio, dado o novo cenário que se estabeleceu, mas na época, as pessoas estavam muito presas aos preços de antes da pandemia, e muita gente achou um exagero pedir tudo isso pelo carro, o que gerou uma péssima primeira impressão do modelo para muita gente, e é sabido que a primeira impressão é influente na opinião que as pessoas formulam sobre as coisas.
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O segundo ponto que afeta diretamente o Taos é o fato de que ele concorre diretamente com o Jeep Compass (63.564 unidades vendidas em 2022) e o Toyota Corolla Cross (42.506 unidades vendidas), dois sucessos de venda gigantescos. O SUV da Volkswagen é pior do que eles? Não, ele é tão bom quanto em termos de equipamentos, desempenho e segurança em comparação com o Compass, ficando para trás apenas no acabamento. Comparando com o Corolla, tanto o 2.0 quanto o híbrido ficam para trás no desempenho, e no resto eles são equivalentes, tirando o acabamento que também é melhor no modelo japonês.
Um dos grandes problemas é que existe uma questão externa a todos esses modelos, que é o status que cada marca proporciona. A Volkswagen tem um estigma de carro mais popular, um dos grandes motivos de modelos mais caros da montadora não terem bom desempenho, historicamente, o que faz com que o Taos seja prejudicado quando comparado com, por exemplo, um Toyota e, principalmente, um Jeep. Isso pode parecer estranho, mas é algo que realmente acontece e pode ajudar a explicar o porque o Volkswagen fica tão para trás dos concorrentes diretos.
O terceiro motivo é que existe o T-Cross. Para quem vai na loja da Volkswagen, e por conta do design parecido, principalmente no interior, o comprador sai com a forte impressão de que o Taos é um T-Cross um pouco maior e bem mais caro. O desempenho de vendas do Taos é atrapalhado pelo fato de o T-Cross ser um ótimo custo-benefício, afinal, levar para casa a versão topo de linha do SUV compacto custa quase R$15.000 a menos e você sai de lá com um modelo mais completo, além da aparência de versão topo de linha, enquanto o Taos Confortline não faz muita questão de parecer mais refinado.
Para que comparemos modelos com preços mais próximos, vamos usar a versão Highline do T-Cross equipada com os dois pacotes opcionais, sendo eles o Teto Solar Panorâmico, que acrescenta R$6.790, e o Pacote Tech (estacionamento automático, faróis full LED e regulagem automática do facho do farol), que custa R$3.720. Assim, o modelo sai por R$176.500 e será justamente comparado com seu irmão Taos Comfortline, que também possui um pacote de opcionais, mas que não será considerado aqui para que os preços fiquem mais próximos, por volta de R$180.190.
Lembre-se que se você se interessar por algum dos modelos, ou ainda por seus concorrentes, não deixe de conhecer o nosso serviço de negociação. Já pensou economizar até R$10.000 na compra do seu próximo carro zero? Você conta pra gente qual carro procura e nós negociamos com as concessionárias da sua região.
Preços e Versões do T-Cross e Taos 2023
Volkswagen T-Cross 2023
Versã | Preço de Tabela da Volkswagen |
---|---|
T-Cross Sense 1.0 Turbo Automático | R$ 116.550 |
T-Cross 200 TSI 1.0 Turbo Automático | R$ 136.990 |
T-Cross Comfortline 1.0 Turbo Automático | R$ 152.990 |
T-Cross Highline 1.4 Turbo Automático | R$ 165.990 |
Volkswagen Taos 2023
Versão | Preço de Tabela da Volkswagen |
---|---|
Taos Comfortline 1.4 Turbo Automático | R$ 180.190 |
Taos Highline 1.4 Turbo Automático | R$ 209.190 |
Desempenho e Consumo do T-Cross e Taos 2023
As duas versões são equipadas com o conhecido motor 1.4 Turbo da Volkswagen, que surgiu no portfólio da montadora junto com a sétima geração do Golf em 2014. Desde 2016, quando ganhou tecnologia flex, o modelo entrega os mesmos números: 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque.
Esse motor é conhecido pelo ótimo desempenho e consumo, além de, por estar no mercado há muitos anos, é mais fácil achar oficinas que trabalhem com ele e as peças são mais baratas por conta da escala. Apesar disso, é importante lembrar que a manutenção de modelos turbinados é mais cara do que modelos aspirados, e se você está pensando em entrar nesse mundo, é importante que coloque isso na hora de fazer as contas.
É um motor robusto e não costuma apresentar muitos problemas, mas os donos devem se preocupar com a carbonização dos bicos, afinal, o modelo possui injeção direta, uma das responsáveis pelo bom consumo e desempenho. O problema desse tipo de injeção é que ele sofre mais ao usar combustível de qualidade duvidosa, então tente sempre abastecer em postos de confiança.
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O T-Cross anda um pouco mais e bebe um pouco menos, o que é esperado, afinal o modelo é menor e mais leve. Enquanto o SUV compacto leva 8,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, o Taos leva 9,3 segundos. As médias de consumo do T-Cross são de 8,2 km/l na cidade e 10,0 na estrada com etanol; e 11,8 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada com gasolina, enquanto o adversário faz 7,6 km/l na cidade e 9,1 na estrada com etanol; e 10,9 km/l na cidade e 13,0 km/l na estrada com gasolina.

Espaço, conforto e equipamentos do T-Cross e Taos 2023
Quando falamos de conforto, é fato que o modelo maior vai levar vantagem, e é exatamente isso que acontece por aqui. Tendo mais espaço, inclusive, que seus concorrentes diretos, o Taos não tem dificuldade nenhuma em oferecer espaço interno e, principalmente, porta-malas, bem maior do que o irmão menor. Enquanto um oferece 498 litros de capacidade, o outro oferece apenas 373 litros.
É fato que o T-Cross prioriza o espaço interno, que é muito bom para a sua categoria, mas o espaço traseiro do Taos é quase uma sala de estar, e três adultos viajam com conforto, o que não será possível no irmão menor. Além do espaço, o Taos leva bem mais coisas no bagageiro, assim tendo uma vitória clara nesse quesito. Talvez seja importante citar que ele ganha pelo exagero, e isso não significa que o T-Cross não seja espaçoso, muito pelo contrário! Ele dá conta de levar mais do que o suficiente para uma viagem e ainda oferece ótimo conforto para quem vai dentro do carro.
Confira aqui todos os equipamentos do T-Cross e compare com o Taos 2023
Em termos de equipamentos, porém, a situação se inverte e quem leva a melhor é o T-Cross. Vamos primeiro apontar o que o Taos tem de série e depois o que o irmão menor oferece a mais!
Em termos de segurança, o Taos conta com seis airbags, controles de estabilidade e tração, faróis de LED, luzes diurnas em LED e limpador do vidro traseiro. O alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma faz parte do pacote de opcionais do modelo, que ainda inclui o piloto automático adaptativo e custa R$5.650.
O T-Cross, que está equipado com todos os opcionais, conta com todos os itens citados acima, inclusive os do pacote opcional do Taos, e adiciona os faróis de neblina. Os dois modelos contam com cinco estrelas nos testes de colisão, o que condiz com a política que a Volkswagen adotou nos últimos anos de trazer apenas modelos globais, os quais costumam ter bom desempenho em testes de segurança, pois isso é necessário para entrar em mercados como o europeu.
Falando dos equipamentos, o Taos conta com piloto automático normal, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, para-sol com espelho e iluminação, ar-condicionado automático de duas zonas, ajuste de altura e profundidade do volante, que é multifuncional e revestido em couro, ajuste de altura do banco do motorista, bancos de tecido, apoio de braço central dianteiro com saída de ar e entrada USB para o banco traseiro, tapetes, retrovisor interno eletrocrômico, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do tanque de combustível, alarme, chave presencial com sistema de partida por botão, limpador de parabrisas automático, acendimento automático dos faróis, computador de bordo, freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera de ré.
O T-Cross entrega praticamente todos esses itens, tirando o ar-condicionado automático de duas zonas, que no SUV compacto é de apenas uma zona, e o freio de estacionamento eletrônico. Apesar disso, ele entrega algumas coisas a mais, como o piloto automático adaptativo (que é de série em todas a partir da versão 200 TSI), bancos de couro, rebatimento elétrico dos retrovisores e teto solar panorâmico.
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Fecham os itens de série do Taos a central multimídia de 10,1 polegadas com rádio, conexão Bluetooth, USB e integração com aplicativos de celular. Além disso, ele conta com um painel digital de oito polegadas.
O T-Cross conta com a mesma central, porém com o acréscimo do sistema de navegação nativo, o qual pode ser espelhado no painel digital do modelo, que é diferente e melhor do que equipa o irmão maior, e que conta com 10 polegadas.
Mas e agora, qual realmente vale mais a pena?
No final das contas, qual vale mais a pena? Aqui no Virgola, usamos nosso comparador para apontar, imparcialmente, quem tem melhor custo-benefício. Isso porque ele leva em conta vários parâmetros, como custos ao longo de três anos, desvalorização, preço, equipamentos, segurança, dentre outros, e dá a resposta na lata.
Usando nosso site, chegamos ao seguinte resultado: em primeiro lugar, com nota 4,30 (de 5,00 possíveis), ficou o Taos Comfortline, deixando para o T-Cross Highline na segunda colocação, com 4,25 (de 5,00 possíveis).
Perceba que as notas foram muito próximas, o que nos aponta que os dois modelos, à risca, têm custo-benefício bem parecido. Cabe a nós, agora, dizer para quem cada carro é!
Se você tem filhos pequenos e precisa de um ótimo porta-malas para carregar as coisas, ou não consegue viajar sem parecer estar se mudando, o Taos é a melhor escolha para você. Além disso, se a sua família é grande em tamanho ou número, vocês ficarão mais confortáveis no interior do Volkswagen maior. É fato que ele é um pouco menos equipado do que o T-Cross, mas isso não significa que ele tenha poucos equipamentos, muito pelo contrário, você estará muito bem servido. Aqui, temos uma situação na qual você, comprador, precisa definir o que é mais importante para você: mais espaço ou mais equipamentos.
O T-Cross vai te atender bem se você não costuma exagerar no porta-malas, afinal, ele é mais do que suficiente para usar o carro para viagens; o espaço interno é bom e, no geral, ele atende bem nos quesitos de conforto dos ocupantes. Assim, se você não precisa de tanto espaço quanto tem no Taos, o T-Cross te oferece mais itens de série, além do desempenho e consumo melhores, e ainda sobra uma diferença de dinheiro entre os dois modelos para pagar o IPVA.
Mas e para você, qual vale mais a pena?
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Referências Volkswagen