T-Cross 2024 vs Renegade 2024: batalha entre dois dos SUVs compactos mais vendidos do mercado!

Se você está procurando um SUV compacto para estacionar na sua garagem, provavelmente percebeu que existem modelos que fazem muito sucesso e são frequentemente vistos nas ruas. Dentre os mais vendidos, destacam-se o Volkswagen T-Cross, que foi o SUV compacto mais vendido de 2023, e o Jeep Renegade, que, apesar de ser praticamente o mesmo carro desde 2015, ainda gera interesse em muita gente. Qual dos dois modelos será que leva a melhor em um comparativo direto?

Não é segredo para ninguém que o segmento de SUVs compactos é o mais movimentado do mercado automotivo nacional, e isso faz com que existam muitas diferentes opções de modelos. No final das contas, todas as marcas querem ter algum produto disputando esse mercado gigantesco.


Curiosamente, muitas delas demoraram um tempo considerável para desenvolver seus SUVs compactos. Se lembrarmos bem, a categoria foi inaugurada em 2003 com o lançamento do Ford EcoSport, e só foi lançado um “concorrente à altura” em 2011, quando o Renault Duster pisou por aqui. Ainda levaram mais alguns anos até que surgissem mais concorrentes, principalmente a partir de 2015. Foi nesse ano, inclusive, que chegou ao mercado o Jeep Renegade, como parte de um processo da marca americana para ganhar mais espaço no mercado nacional.


Nesse momento, a Jeep já fazia parte da FCA, que era um grupo empresarial que cuidava de marcas como a Fiat, Chrysler e Dodge. Assim, era de interesse do grupo que a Jeep ampliasse sua atuação por aqui para cobrir uma nova faixa de preços que era praticamente inalcançável para a Fiat, com modelos mais caros, já que a marca italiana nunca conseguiu emplacar bons números de unidades vendidas em modelos mais refinados. Como todos bem sabemos, o plano deu muito certo, afinal, tanto o Renegade quanto os modelos posteriormente lançados, Compass e Commander, estão entre os mais vendidos de suas categorias.


O Renegade, inclusive, sempre foi uma referência entre os SUVs compactos, por conta da sua qualidade construtiva e conforto. Por outro lado, ano após ano o modelo vem perdendo mercado por estar ficando desatualizado frente aos concorrentes, já que ele é o mesmo carro desde seu lançamento, há quase dez anos. Inclusive, esse foi um dos grandes motivos pelos quais o modelo saiu de linha nos EUA, visto que ele estava muito para trás dos outros carros da categoria e não tinha mais apelo. Por aqui a história é um pouco diferente, afinal, o modelo, apesar de não liderar o mercado, como fez em outros momentos, está longe de vender mal, e, inclusive, ainda é um modelo atrativo, principalmente na versão de entrada.


jeep-renegade-longitude-2022

Apesar de quase uma década de mercado, o Renegade ainda vende bem no Brasil.


Se dissemos que o Renegade demorou muito tempo para chegar ao mercado após o surgimento da categoria, a situação é ainda mais dramática para o Volkswagen T-Cross, que chegou às concessionárias apenas em 2019. Isso é curioso se pensarmos que a marca alemã tem grande importância e vasta atuação no mercado nacional e, assim, provavelmente identificou rapidamente a ascensão da categoria nos rankings de vendas. Apesar disso, seu primeiro SUV compacto lançado demorou quase duas décadas para chegar ao mercado.


Fato é, porém, que o trabalho feito pela Volkswagen foi excepcional e rendeu ótimos frutos. Ele figura entre os mais vendidos do país desde o lançamento, e em 2023 foi o SUV compacto mais vendido do mercado. Além de ser um produto muito equilibrado e bem construído, a montadora alemã não deixa ele desatualizado e sempre adiciona um ou outro equipamento no modelo, a fim de mantê-lo interessante aos olhos dos consumidores, o que está se mostrando uma estratégia bastante eficiente.


vw-t-cross-comfortline-200tsi-2024-frente

O T-Cross foi o SUV compacto mais vendido do país em 2023.


No final das contas, se você está pensando em comprar um SUV compacto novo, será que vale mais a pena levar para casa um Volkswagen T-Cross ou um Jeep Renegade?


Desempenho e Consumo do T-Cross 2024 e Renegade 2024


Achar duas versões com preços parecidos para comparar não é uma tarefa difícil, afinal, ambos os modelos têm posicionamentos de mercado bastante similares. Apesar de as versões de entrada dos modelos custarem preços próximos, as escolhidas foram as intermediárias, que também são as mais vendidas dos dois modelos. Assim, a versão escolhida do T-Cross é a Comfortline, enquanto a do Renegade é a Longitude.


O T-Cross tem um conjunto muito equilibrado e elogiado pelos donos. Trata-se de um motor 1.0 turbo de 128 cavalos e 20,4 kgfm de torque associado a um câmbio automático de seis marchas. Esse conjunto é bastante eficiente, e acelera o SUV compacto alemão de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos, o que não é um tempo incrível, mas não é nada mal.


vw-t-cross-comfortline-200tsi-2024-motor

O motor 1.0 turbo do T-Cross é um dos mais equilibrados do mercado.


O Renegade, por sua vez, aposta muito no desempenho, mas perde um pouco a mão no consumo, seguindo uma linha diferente do rival. Por aqui, são 185 cavalos e 27,5 kgfm de torque extraídos do motor 1.3 turbinado do Jeep e, associados a um câmbio automático de seis marchas, aceleram o modelo de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos.


O grande problema do modelo americano é o consumo, que pode pesar no bolso de quem anda muito no modelo. A montadora declara números por volta de 7,7 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada com etanol; e 11 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada com gasolina; como o consumo do carro, mas é comum encontrar relatos de donos de Renegade 1.3 turbo apontando números bem menos agradáveis. O T-Cross consegue médias de 8,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol; e 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina.


jeep-renegade-sport-1

O motor 1.3 turbo do Renegade é o mais potente do mercado, mas o consumo pode pesar no bolso.


Espaço, conforto e equipamentos do T-Cross 2024 e Renegade 2024


Um dos grandes pontos fracos do Renegade sempre foi seu espaço interno, que é relativamente pequeno se comparado a outros concorrentes. Entenda que, quando dizemos isso, não significa que ele tenha o tamanho de um Mobi por dentro, mas sim que, em comparação com outros, ele não é dos maiores. Isso significa que, por exemplo, três adultos conseguem viajar no banco traseiro do modelo, apesar de irem mais apertados do que em outros carros, como é o caso do T-Cross. O maior pecado, talvez, seja o porta-malas, que conta com apenas 320 litros de capacidade (medidos da maneira convencional).


vw-t-cross-highline-2024-espaço-interno

Espaço interno é um dos pontos fortes da T-Cross.


O T-Cross leva muita vantagem nessas questões, afinal, seu entre-eixos digno de um sedã médio deixa a cabine muito ampla, além de possibilitar um porta-malas um pouco mais digno, com 373 litros da capacidade, que apesar de não ser o melhor da categoria, já é consideravelmente maior que o do Renegade. O modelo perde, porém, no conforto ao rodar, que sempre foi um dos pontos mais fortes do Jeep, com sua suspensão extremamente bem calibrada para os pavimentos brasileiros. Além disso, o Renegade ainda leva a melhor no acabamento, com materiais mais nobres e macios no painel e nas portas, diferente do plástico duro que recobre todo o interior do T-Cross.


Quando olhamos para os equipamentos, os dois modelos têm boas listas de equipamentos e alguns itens são exclusivos de cada um, como é o caso da chave presencial para o T-Cross e o freio de estacionamento eletrônico para o Renegade.


Começando pelos itens de série do T-Cross, temos seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, freios à disco nas quatro rodas, faróis halógenos, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, alerta de fadiga do motorista, frenagem autônoma, limpador do vidro traseiro, alerta de pressão dos pneus e assistente de partida em rampa.


O Renegade adiciona, ainda, faróis de LED, alerta de permanência em faixa e suspensão traseira independente. Vale lembrar que ambos os modelos receberam nota máxima nos testes de segurança quando foram testados, nos seus respectivos anos de lançamento. Isso nos aponta que a T-Cross foi avaliada mais recentemente.


jeep-renegade-longitude-2022 (4)

Apesar de ter o mesmo interior desde o lançamento, o Renegade agrada pelo bom acabamento.


Seguindo a lista de equipamentos do T-Cross, temos piloto automático adaptativo, direção elétrica, ar-condicionado automático com saídas para o banco traseiro, porta USB para quem viaja no banco traseiro, ajuste de altura e profundidade do volante revestido em couro, ajuste de altura do banco do motorista, ajuste lombar para o banco do motorista, descansa braço central dianteiro, tapetes, computador de bordo, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, vidros elétricos nas quatro portas com sistema de um toque para subida e descida, para-sóis com espelho e iluminação para motorista e passageiro, volante multifuncional, ajustes elétricos dos retrovisores, rebatimento elétrico dos retrovisores, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do tanque de combustível, travas elétricas, alarme, chave presencial com sistema de partida por botão, acendimento automático dos faróis e carregamento por indução.


O Renegade perde alguns itens, como o piloto automático adaptativo, que no caso do Jeep é do tipo convencional, as saídas de ar para o banco traseiro, o ajuste lombar, os sensores de estacionamento dianteiros, o rebatimento dos retrovisores, a chave presencial e o acendimento automático dos faróis. Por outro lado, ele ganha ar-condicionado com duas zonas de temperatura independentes, bancos em couro e sistema de freio de estacionamento eletrônico.


Fechamos a lista de equipamentos do T-Cross com a central multimídia de 6,5 polegadas com rádio, conexão Bluetooth, USB e espelhamento com fio de Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, ele tem um painel totalmente digital, que dá uma cara muito mais moderna ao interior do modelo. A central multimídia de 10,1 polegadas da Volkswagen é opcional da versão Comfortline e vale a pena pelo preço cobrado.


vw-t-cross-comfortline-200tsi-2024-painel

O interior do T-Cross chama atenção pela quantidade de telas.


O Renegade tem uma central com funções parecidas, porém com tela maior. Isso deixa ela com um visual mais atualizado, e ela conta, ainda, com sistema de espelhamento sem fio. Por outro lado, o painel do modelo ainda conta com mostradores analógicos, tendo uma tela relativamente grande entre eles, o que posiciona o modelo como tendo um painel parcialmente digital.


Qual mais vale a pena?


No final das contas, ambos os modelos são muito competentes, e é fácil entender os motivos pelos quais os dois figuram entre os modelos mais vendidos da categoria há muitos anos.


O Renegade é um dos modelos mais confortáveis da categoria, além de seu estilo parrudo ainda mexer com o imaginário de muita gente, mesmo depois de quase uma década de mercado. Além disso, ele tem o motor mais forte da categoria e faz bonito nas acelerações, que era uma reclamação recorrente dos donos do modelo antes dele adotar o motor 1.3 turbo. Vale lembrar, porém, que o modelo saiu de linha em mercados importantes, e a tendência é que ele não receba mais muitas atualizações no futuro.


O T-Cross é um dos melhores custos-benefícios do mercado, alinhando muito bem conforto, economia e espaço interno em uma carroceria bonita e cheia de tecnologia, e não é a toa que ele foi o SUV compacto mais vendido do mercado em 2023. Vale ressaltar que o modelo sempre se manteve atualizado, desde o lançamento, e a Volkswagen está preparando uma nova versão com facelift, já lançada na Europa, para o Brasil em um futuro próximo, mostrando que, ao contrário da Jeep, a Volkswagen pretende manter sua linha de SUVs compactos vive e plenamente operante no futuro.


Assim, ambos, em termos de produto, se mostram como boas compras e valem o investimento. Por outro lado, pensando no futuro, o T-Cross seria a melhor compra, dado o fato de o Renegade estar sendo tirado de linha de alguns mercados importantes.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade.