Fabricado no Brasil partir de 2002, o Volkswagen Polo trouxe uma série de inovações tecnológicas para a fábrica de São Bernardo do Campo para viabilizar sua produção, com itens inéditos para a Volkswagen do Brasil: direção eletro-hidráulica; introdução da solda a laser; amortecedor como sustentação do capô do motor; entre outros itens.
Hoje, 19 anos após sua chegada em terras brasileiras, o Polo possui concorrentes de peso como Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Ford Ka, Fiat Argo, Renault Sandero e Honda Fit. Em 2020, o compacto da Volkswagen conseguiu seu 8º lugar no ranking geral de vendas do segmento emplacando 41.844 unidades. Para efeito de comparação, o Chevrolet Onix, líder do ranking, vendeu 135.367 unidades. É um longo caminho até a liderança e Volkswagen deseja alcançá-la com o Polo! Mas será que vale a pena?
Na linha 2021, o carro é oferecido em cinco versões: Polo 1.0; Polo 1.6 MT, com opção de câmbio automatizado; Polo Comfortline 1.0 TSI; Polo Highline 1.0 TSI; e Polo GTS 1.4 TSI; com valores que vão dos R$63.490 pedidos pela versão mais simples, até os R$114.980 da versão GTS, top de linha.
Versões e Preços do Volkswagen Polo 2021
Versão | Preço de Tabela da Volkswagen |
---|---|
Polo 1.0 MPI | R$ 63.490 |
Polo 1.6 MSI MT | R$ 74.090 |
Polo 1.6 MSI AT | R$ 74.390 |
Polo Comfortline 1.0 TSI | R$ 83.390 |
Polo Highline 1.0 TSI | R$ 83.390 |
Polo GTS 1.4 TSI | R$ 114.890 |
Motor e câmbio do Volkswagen Polo 2021

O Volkswagen Polo 2021 é oferecido com 4 opções de motores: 1.0 MPI capaz de gerar 84 cv de potência; 1.6 MSI, com 117 cv de potência; 1.0 TSI de 128 cv; e 1.4 TSI, que equipa a versão GTS e desenvolve até 150 cv de potência.
O carro é oferecido com câmbio manual, nas versões 1.0 MPI e 1.6 MSI, e com câmbio automatizado nas versões 1.6 MSI - como opcional -, Comfortline, Highline e GTS.
Aceleração e consumo do Polo 2021
Como dito anteriormente, o carro possui 4 opções de motorização, cada uma adequada a um perfil de condutor específico.
Quando equipado com o motor 1.0 MPI, o carro é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 13 segundos, fazendo médias de consumo de 12,9 km/l e 14,3 km/l de gasolina na cidade e estrada, alinhando baixo custo com muita economia.
Já com o motor MSI 1.6 e transmissão manual, o carro faz de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, com médias de consumo de gasolina de 12 e 13,9 km/l no percurso urbano e rodoviário. Com o câmbio automático, o tempo que o carro leva pra alcançar os 100 km/h continuam os mesmos 9,6 segundos, porém com variação no consumo, que agora é de 11 e 13,8 km/l de gasolina, em perímetro urbano e rodoviário, respectivamente.
Os motores 1.0 TSI que equipam as versões Highline e Comfortline também levam o Polo de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, porém registrando as médias de consumo de 11,6 km/l de gasolina na cidade e 14,1 km/l na estrada, na versão Comfortline; e 11,4 km/l e 13,9 km/l de gasolina na cidade e estrada, respectivamente, na versão Highline.
O Polo GTS, que é equipado com o 1.4 TSI, consegue baixar o 0 a 100 km/h para 8,4 segundos, registrando médias bem parecidas com as das versões Highline e Comfortline. Ele consome 11 km/l de gasolina na cidade e 13,7 km/l na estrada.

O conforto do Volkswagen Polo 2021

Levando em consideração todo o conhecimento adquirido pela marca nestes mais de 60 anos de história e sucesso no país, a Volkswagen traz no Polo uma série de bons equipamentos e soluções para conquistar de vez o seu público.
Desde a versão de entrada, podemos encontrar itens como: controles eletrônicos de estabilidade e e tração; direção elétrica; vidros dianteiros e traseiros elétricos; para-sol de motorista e passageiro com espelho e iluminação; ar-condicionado; e muitos outros itens!
Já na topo de linha, GTS, encontramos: faróis em LED; bancos de couro; tela multimídia de 8 polegadas; retrovisores externos com ajuste e rebatimento elétricos; e diversos outros itens.
O carro também é elogiado por sua segurança, pois conquistou 5 estrelas no teste de colisão, tanto para adultos quanto para crianças, e traz ainda 4 airbags de série, além dos já mencionados controles eletrônicos de tração e estabilidade.
O espaço em seu porta-malas também agrada. A Volkswagen conseguiu disponibilizar no Polo 300 litros no bagageiro, suficiente para o uso diário urbano e viagens aos finais de semana.
O menor preço pode estar onde você nem imagina!
Veja o que encontramos para os nossos clientes em concessionárias que eles ainda não conheciam.


Volkswagen Polo 1.0 e 1.6
Além dos itens mencionados acima para a versão 1.0 MPI, o carro traz ainda: volante multifuncional; ajuste de altura do banco do motorista; destravamento interno do porta-malas; destravamento interno do tanque de combustível; travamento elétrico remoto das portas; alarme; computador de bordo; tela touchscreen de 6,5 polegadas com rádio AM/FM, Bluetooth, USB e integração com aplicativos de celular.
A versão 1.6 MSI equipada com câmbio manual se diferencia apenas pela adição do ajuste elétrico dos retrovisores, enquanto a versão com câmbio automático, traz além do ajuste elétrico dos retrovisores sensor traseiro de estacionamento.
Clique aqui e compare o Polo com seus concorrentes para saber se vale a pena.
Volkswagen Polo Comfortline e Highline
O Polo Comfortline traz todos os itens presentes nas versões anteriores, incluindo ainda: faróis de neblina; ajuste de profundidade do volante; ajuste de altura do volante; e descansa braço central dianteiro.
O Highline adiciona ao carro: luz diurna em LED; piloto automático; ar-condicionado automático; volante revestido em couro; bancos em couro; tapetes dianteiros e traseiros; rebatimento elétrico dos retrovisores; retrovisor interno eletrocrômico; chave presencial - abertura e fechamento do carro; chave presencial - partida do motor; limpador de parabrisas automáticos; acendimento automático dos faróis; sensor de estacionamento dianteiro; câmera de estacionamento em ré; painel de controle digital completo; tela multimídia touchscreen de 8 polegadas com rádio AM/FM, conexão Bluetooth e USB, e integração com aplicativos de celular, além de GPS. Ótima opção de carro zero para quem procura por segurança, conforto e conectividade.
Clique aqui e compare o Polo com seus concorrentes para saber se vale a pena.
Volkswagen Polo GTS
A versão "esportivada" e top de linha do carro, o Polo GTS, se diferencia das demais versões por trazer: faróis de LED; grade do radiador em preto brilhante com inserto vermelho; para-choque esportivo GTS; pedaleiras esportivas; e rodas de liga leve 17" exclusivas.
Clique aqui e compare o Polo com seus concorrentes para saber se vale a pena.
E aí, vale a pena mesmo? Que tal aproveitar e encontrar o menor preço do Polo na sua região? Escolha seu carro zero e a negociação é com a gente.
Referências