Volkswagen Polo 2022: o que mudou no novo modelo?

Com algumas mudanças de equipamento, a linha 2022 chegou para tentar brigar com Onix e HB20, mas a pandemia trouxe imprevistos na sua produção. Vamos descobrir juntos se ainda vale a pena?
Volkswagen Polo 2022: o que mudou no novo modelo?

O Volkswagen Polo recebeu atualização para a linha 2022 e trouxe algumas novidades importantes para o modelo. Tá curioso pra saber o que mudou? A gente te conta!

> Ver todos os detalhes

Introduzido ao mercado brasileiro em 2002, o Volkswagen Polo vem construindo uma trajetória de sucesso desde que foi lançado em 1974, na Alemanha, oferecendo um excelente pacote de equipamentos e muita confiabilidade mecânica a um preço justo.

Quando chegou por aqui, o carro tinha como concorrentes o Volkswagen Gol, Fiat Palio, Ford Fiesta e Chevrolet Corsa, mas se diferenciava por ser um carro com melhores equipamentos e acabamento, dando nome então ao novo segmento, o dos compactos Premium.

Atualmente, seus concorrentes são o Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Argo, Renault Sandero e o Honda Fit, conquistando o oitavo lugar no ranking geral de vendas do segmento dos hatches compactos. Essa colocação representa 41.844 unidades vendidas em 2020, um excelente desempenho para um compacto Premium. Mas será que ainda vale a pena?

A Volkswagen atualizou o Polo com a linha 2022, incorporando importantes novidades ao modelo. Seus preços partem dos R$72.730, pedidos pela versão de entrada 1.0 MPI, e chegam aos R$135.550, pedidos pela versão esportiva GTS.

 

Versões e Preços do Volkswagen Polo 2022

VersãoPreço de Tabela da Volkswagen
Polo 1.0 MPIR$72.730
Polo 1.6 MSI ManualR$85.130
Polo 1.6 MSI AutomáticoR$86.330
Polo Comfortline 1.0 TSIR$105.090
Polo Highline 1.0 TSIR$112.890
Polo GTS 1.4 TSIR$135.550

Motor e câmbio do Volkswagen Polo 2022

O Polo é oferecido com 4 opções de motorização, para agradar a todos os gostos.
O Polo é oferecido com 4 opções de motorização, para agradar a todos os gostos.

A Volkswagen decidiu manter as mesmas opções de motorização já presentes na linha 2021, que são: o 1.0 MPI, capaz de gerar até 84 cv de potência; o 1.6 MSI, que gera 117 cv de potência; o 1.0 TSI, de 128 cv de potência; e o 1.4 TSI, mais potente entre todos, gera 150 cv de potência e equipa a versão esportiva GTS.

Quanto ao câmbio, temos transmissão manual nas versões 1.0 MPI e 1.6 MSI e automática de série nas demais versões, e como opcional para o 1.6 MSI.

Aceleração e consumo do Polo 2022

Embora o carro possua quatro opções de motorização, existe algo que todas estas opções compartilham, que é o fato de serem motores econômicos, com baixo consumo de combustível, e bastante ágeis, agradando muito no uso urbano.

Na versão de entrada, equipada com o 1.0 MPI, o carro faz de 0 a 100 km/h em 13 segundos, com as boas médias de consumo de 12,9 km/l e 14,3 km/l de gasolina na cidade e estrada, e 10 km/l na estrada e 8,8 km/l na cidade com etanol.

Com o MSI 1.6, a história começa a mudar. São necessários 9,6 segundos para o carro alcançar os 100 km/h e as médias de consumo vão de 12,9 km/l na cidade a 14,3 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, as médias caem para 8,2 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada. No opcional de câmbio automático, o 0 a 100 km/h permanece o mesmo, mas as médias mudam para 11 e 13,8 km/l de gasolina, entre cidade e estrada, e com etanol são 7,9 e 9,6 km/l entre cidade e estrada também.

Utilizando o motor 1.0 TSI, o carro leva em torno de 9,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h, consumindo 11,6 km/l de gasolina na cidade e 14,1 km/l na estrada, e 8 km/l de etanol na cidade e 9,8 km/l na estrada, vencendo em performance e economia em relação ao 1.6 MSI.

Mas aqui está a cereja do bolo: o motor 1.4 TSI, que equipa a versão GTS. Com este motor, o 0 a 100 km/h é de apenas 8,4 segundos e as médias de consumo de combustível são de 11 e 13,7 km/l entre cidade e estrada utilizando gasolina, e 7,5 e 9,6 km/l com etanol. Nesse quesito, vale a pena.

 
notion image

O conforto do Volkswagen Polo 2022

Interior envolvente da versão GTS traz bancos esportivos exclusivos.
Interior envolvente da versão GTS traz bancos esportivos exclusivos.

O Volkswagen Polo é mais um dos ícones da marca que fizeram, e ainda fazem, muito sucesso por aqui. Trazendo inúmeras novidades ao mercado brasileiro, e combinando diversas características presentes nos modelos da Volkswagen, o Polo atingiu o sucesso almejado pela marca e uma legião de fãs por todo o mundo.

O carro é realmente muito bem equipado e conta, desde a versão de entrada, com diversos itens que conferem muito conforto e segurança aos seus passageiros, além de uma sensação única ao dirigir.

Nele, são oferecidos de série: controles eletrônicos de estabilidade e e tração; direção elétrica; vidros dianteiros e traseiros elétricos; para-sol de motorista e passageiro com espelho e iluminação; ar-condicionado; e muito mais!

Seu porta-malas também merece destaque. São 300 litros disponíveis no bagageiro, permitindo viagens em família sem preocupações com as malas.

O menor preço pode estar onde você nem imagina!

Veja o que encontramos para os nossos clientes em concessionárias que eles ainda não conheciam.

notion image
notion image

Volkswagen Polo 1.0 e 1.6

A versão 1.0 MPI ainda guarda outros itens, como: volante multifuncional; ajuste de altura do banco do motorista; destravamento interno do porta-malas; destravamento interno do tanque de combustível; travamento elétrico remoto das portas; alarme; computador de bordo; tela touchscreen de 6,5 polegadas com rádio AM/FM, Bluetooth, USB e integração com aplicativos de celular. Nesta versão não houveram mudanças em relação ao modelo 2021.

Para a versão 1.6 MSI MT e AT são adicionados ajuste elétrico dos retrovisores e sensor de estacionamento traseiro.

Clique aqui e compare o Polo com seus concorrentes para saber se vale a pena.

Volkswagen Polo Comfortline e Highline

Na versão Comfortline, foram mantidos os mesmos itens presentes nas versões anteriores, adicionando: faróis de neblina; ajuste de profundidade do volante; ajuste de altura do volante; descansa braço central dianteiro; sistema keyless para abertura de portas e partida do motor por botão; nova central multimídia com tela touchscreen de 10" com rádio AM/FM, conexão Bluetooth e USB, e integração com aplicativos de celular, além de navegação via GPS.

A versão Highline perdeu o rebatimento automático dos retrovisores que vinha no modelo 2021, mas ele adiciona ao pacote presente no Comfortline: luz diurna em LED; piloto automático; ar-condicionado automático; volante revestido em couro; bancos em couro; tapetes dianteiros e traseiros; retrovisor interno eletrocrômico; limpador de parabrisas automáticos; acendimento automático dos faróis; sensor de estacionamento dianteiro; câmera de estacionamento em ré; e painel de controle digital completo.

Clique aqui e compare o Polo com seus concorrentes para saber se vale a pena.

Volkswagen Polo GTS

Em sua versão mais completa e esportiva, o Polo GTS se torna exclusivo por oferecer: faróis de LED; grade do radiador em preto brilhante com inserto vermelho; para-choque esportivo GTS; pedaleiras esportivas e rodas de liga leve 17" exclusivas.

Clique aqui e compare o Polo com seus concorrentes para saber se vale a pena.

 

 

E aí, qual vale a pena para você? Que tal aproveitar e encontrar o menor preço do Polo na sua região? Escolha seu carro zero e a negociação é com a gente.

 
 
 

Referências

Volkswagen

Motor1

Notícias Automotivas

seta para a esquerdaVirgola