Trazido ao Brasil pela primeira vez em 1996, ainda como Polo Classic, o Virtus, que nada mais é do que a versão sedan do Polo, está atualmente em seu modelo 2021 e tem como missão para este ano tomar a liderança de vendas do segmento, que atualmente pertence ao Chevrolet Onix Plus.
O Virtus possui ainda como concorrentes: Ford Ka sedan, Hyundai HB20S, Fiat Cronos, Toyota Yaris Sedan, Renault Logan, Fiat Grand Siena, e Nissan Versa. Para contextualizar sobre o volume de vendas do segmento, em 2020, o Volkswagen Virtus emplacou 30.886 unidades e conquistou o segundo lugar no ranking de vendas do segmento. Porém, o Chevrolet Onix Plus vendeu 83.403 unidades, mais que o dobro vendido pelo Virtus.
Para a linha modelo 2021, a Volkswagen oferece o carro em 4 versões: 1.6 MSI MT, e com opção de câmbio automatizado; Comfortline 1.0 TSI; Highline 1.0 TSI; e GTS 1.4 TSI. O carro zero começa a ser vendido por R$79.570, no Virtus 1.6 MSI MT, e chega aos R$ 120.590 pedidos pelo Virtus GTS 1.4 TSI. Mas será que alguma versão vale a pena?
Versões e Preços do Volkswagen Virtus 2021
Versão | Preço de Tabela da Volkswagen |
---|---|
Virtus 1.6 MSI MT | R$ 79.570 |
Virtus 1.6 MSI AT | R$ 85.790 |
Virtus Comfortline 1.0 TSI | R$ 90.220 |
Virtus Highline 1.0 TSI | R$ 104.990 |
Virtus GTS 1.4 TSI | R$ 120.590 |
Motor e câmbio do Volkswagen Virtus 2021

O Volkswagen Virtus 2021 possui, entre as versões em que é vendido, três opções de motores, sendo: o 1.6 MSI que gera até 117 cv de potência; 1.0 TSI com 128 cv; e 1.4 TSI, que equipa a versão top de linha e desenvolve até 150 cv de potência.
O carro possui câmbio manual na versão 1.6 MSI com opção de câmbio automático e câmbio automático de série nas versões restantes.
Aceleração e consumo do Virtus 2021
A Volkswagen disponibilizou o Virtus com 4 opções de motores e duas opções de câmbio, o que geram diferentes resultados quanto ao consumo e aceleração de cada versão. Mas já adiantamos: com qualquer opção de motor e câmbio, o carro faz mais de 10 km/l de gasolina tanto na cidade quanto na estrada e 0 a 100 km/h abaixo dos 10 segundos. Por esse quesito, vale a pena, né?
Para a versão de entrada, o 1.6 MSI com câmbio manual consegue médias de consumo de 11,9 km/l de gasolina na cidade e 13,8 km/l de gasolina na estrada. A opção automatizada faz médias de 11,2 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada. O 0 a 100 km/h é o mesmo em qualquer opção de câmbio: 9,8 segundos.
Já com o motor 1.0 TSI que equipa as versões Highline e Comfortline, o carro faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, com médias de consumo de gasolina de 11,2 e 14,6 km/l na cidade e na estrada, respectivamente.
A versão "esportivada" do carro, o Virtus GTS, faz o 0 a 100 em 8,7 segundos, registrando médias de 10,8 e 14,4 km/l de gasolina na cidade e na estrada, respectivamente.

O conforto do Volkswagen Virtus 2021

Assim como na primeira vez que apareceu por aqui, ainda como Polo Classic, o Virtus manteve a tradição de seu antecessor, trazendo uma extensa lista de equipamentos que conferem um ótimo custo benefício ao sedan.
Desde a versão de entrada, a 1.6 MSI MT, podemos encontrar: quatro airbags; controles eletrônicos de estabilidade e tração; direção elétrica; vidros elétricos nas quatro portas; ar-condicionado; volante multifuncional; e vários outros itens, que trataremos de mencionar mais adiante.
Na topo de linha, GTS, o carro traz ainda: conjunto ótico em LED; piloto automático; ar-condicionado automático; retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico; chave presencial para abertura das portas e partida do motor; e muito mais!
Seu porta-malas não fica pra trás do que o oferecido pela concorrência: são 521 litros disponíveis no compartimento de carga do veículo, mais do que suficiente para o uso diário e para viagens em família.
Volkswagen Virtus 1.6 MSI
O Volkswagen Virtus 1.6 MSI MT traz, além dos itens mencionados acima: retrovisores com ajuste elétrico; travas elétricas de portas e porta-malas; alarme; computador de bordo; sensor de estacionamento traseiro; tela touchscreen de 6,5" polegadas com funções de rádio AM/FM, Bluetooth, USB e integração com aplicativos de celular; e rodas de liga leve aro 15" Design Scimitar.
A opção com câmbio automatizado traz exatamente os mesmos itens do Virtus 1.6 MSI manual.
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Volkswagen Virtus Comfortline e Highline
O Volkswagen Virtus Comfortline traz os mesmos itens da versão 1.6, porém adiciona: faróis de neblina; ajuste de profundidade do volante; ajuste de altura do volante; e descansa braço central dianteiro.
O Highline adiciona ao carro: luz diurna em LED; piloto automático; ar-condicionado automático; volante revestido em couro; bancos em couro; tapetes dianteiros e traseiros; rebatimento elétrico dos retrovisores; retrovisor interno eletrocrômico; chave presencial - abertura e fechamento das portas; chave presencial - partida do motor; limpador de parabrisas automáticos; acendimento automático dos faróis; sensor de estacionamento dianteiro; câmera de estacionamento em ré; painel de controle digital completo; tela multimídia touchscreen de 8 polegadas com rádio AM/FM, conexão Bluetooth e USB, e integração com aplicativos de celular, além de GPS; e rodas de liga leve 17".
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Volkswagen Virtus GTS
Na versão topo de linha do sedan, o Virtus GTS traz tudo o que foi mencionado nas versões acima, e ainda adiciona: para-choque esportivo GTS; pedaleiras esportivas; grade do radiador em preto brilhante com inserto vermelho; faróis de LED; e rodas de liga leve 17" exclusivas. Uma ótima opção de carro zero!
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E aí, qual vale a pena? Que tal aproveitar e encontrar o menor preço do Virtus na sua região? Escolha seu carro zero e a negociação é com a gente.