O Volkswagen Virtus é a grande aposta da montadora contra o sucesso do líder Chevrolet Onix Plus. Será que o carro é bom o suficiente para essa briga? Descubra aqui, no Blog do Virgola!
O Virtus é a aposta da Volkswagen para brigar no mercado de sedans compactos, principalmente contra o rival Chevrolet Onix Plus que ocupou a liderança de vendas, em 2020.
O carro, que basicamente é um Volkswagen Polo Sedan, surgiu por aqui ainda em 1996, quando ainda era chamado Polo Classic, para suceder o Volkswagen Voyage. Mas só em 2018 começou a ser vendido com o nome Volkswagen Virtus.
O carro é o vice-líder de vendas do segmento, com 30.886 unidades vendidas no ano de 2020, ficando a frente de modelos como: Hyundai HB20S; Fiat Cronos; Toyota Yaris Sedan; Renault Logan; Fiat Grand Siena e Nissan Versa.
Para o modelo 2022, a Volkswagen continua oferecendo o carro nas mesmas versões do ano passado, com preços partindo de R$85.190, pedidos pela versão de entrada, e chegando aos R$129.090, na versão mais equipada GTS.
Versões e Preços do Volkswagen Virtus 2022
Versão | Preço de Tabela da Volkswagen |
---|---|
Virtus 1.6 MSI Manual | R$91.850 |
Virtus 1.6 MSI Automático | R$99.850 |
Virtus Comfortline 1.0 TSI | R$109.890 |
Virtus Highline 1.0 TSI | R$125.590 |
Virtus GTS 1.4 TSI | R$141.950 |
O que ninguém te conta sobre o rival do Volkswagen Virtus!

Motor e câmbio do Volkswagen Virtus 2022
.webp?table=block&id=275021cb-6710-4936-8877-2fc3f0b99fc3&cache=v2)
O Volkswagen Virtus 2022 conta com as mesmas opções de motores que estavam sendo oferecidas no modelo 2021, sendo: o 1.6 MSI, de 117 cv de potência, com câmbio manual ou automático; o 1.0 TSI de 128 cv de potência e câmbio automático de série; e o 1.4 TSI, da versão GTS, que também conta com câmbio automático de série.
Aceleração e consumo do Virtus 2022
O Virtus é um carro pensado para o uso urbano e rodoviário, se comportando bem em qualquer um dos cenários, com muita economia. Suas três opções de motores atendem aos mais variados perfis de condutores e todos garantem agilidade com médias de mais de 10 km/l de gasolina e 0 a 100 km/h abaixo dos 11 segundos.
Com o motor 1.6 MSI de câmbio manual, o carro garante médias de consumo de gasolina de 11,9 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada, e com etanol de 8,2 e 9,5 km/l entre cidade e estrada. Com a opção de câmbio automático, as médias mudam para 10,8 e 13,8 km/l de gasolina entre cidade e estrada, e 7,8 e 9,8 km/l de etanol para cidade/estrada. O 0 a 100 km/h da versão com câmbio manual fica em 9,8 segundos, enquanto o da versão com câmbio automático fica em 10,8 segundos.
As versões Comfortline e Highline contam com o motor 1.0 TSI, o que garante as médias de consumo de 11,2 e 14,6 km/l de gasolina cidade/estrada, e com etanol de 7,8 e 10,2 km/l, também entre cidade/estrada. O 0 a 100 km/h é cumprido em 9,9 segundos.
Na versão GTS, topo de linha, o 1.4 TSI mostra sua potência cumprindo o 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, com médias de consumo de gasolina de 11,6 e 14,1 km/l entre cidade e estrada, e de etanol de 8 e 9,8 km/l, também entre cidade e estrada.

O conforto do Volkswagen Virtus 2022
.webp?table=block&id=e3b1934b-2951-4577-9142-eb581451f2bd&cache=v2)
O Volkswagen Virtus manteve as boas características e equipamentos que o modelo 2021 trazia, mas adicionou mais itens de série, como ajuste de profundidade e altura do volante, tornando o pacote ainda mais vantajoso e confortável.
É evidente o nível de requinte e sofisticação oferecido pelo carro zero, que prioriza muito conforto e tecnologia desde a sua versão de entrada, que conta, por exemplo, com: quatro airbags; controles eletrônicos de estabilidade e tração; direção elétrica; vidros elétricos nas quatro portas; ar-condicionado; volante multifuncional; e mais alguns itens que abordaremos em breve.
Seu porta-malas também é digno de destaque. São 521 litros disponíveis no bagageiro, facilitando a vida de quem viaja muito em família e transporta um elevado número de malas.
O menor preço pode estar onde você nem imagina!
Veja o que encontramos para os nossos clientes em concessionárias que eles ainda não conheciam.


Volkswagen Virtus 1.6 MSI
Em comparação com o modelo 2021, o Virtus 1.6 MSI MT ganhou novos ajustes de altura e profundidade do volante, mantendo os bons equipamentos presentes anteriormente: quatro airbags; controles eletrônicos de estabilidade e tração; direção elétrica; vidros elétricos nas quatro portas; ar-condicionado; volante multifuncional; retrovisores com ajuste elétrico; travas elétricas de portas e porta-malas; alarme; computador de bordo; sensor de estacionamento traseiro; tela touchscreen de 6,5" polegadas com funções de rádio AM/FM, Bluetooth, USB e integração com aplicativos de celular; e rodas de liga leve aro 15" Design Scimitar.
Com o câmbio automático, o carro recebe descansa braço central dianteiro, mantendo as mesmas configurações do com câmbio manual.
Clique aqui e compare o Virtus com seus concorrentes para saber o que ninguém te conta.
Volkswagen Virtus Comfortline e Highline
As versões intermediárias, Comfortline e Highline, receberam, em comparação ao modelo 2021, nova central multimídia Volkswagen Play com tela touchscreen de 10" rádio AM/FM, conexão Bluetooth, USB, integração com aplicativos de celular e navegação via GPS. Anteriormente, o Virtus Comfortline vinha com central multimídia com tela de 6,5" e o Highline com tela de 8".
Além dessa novidade, o modelo Comfortline manteve as mesmas configurações do modelo 2021, não mudando o pacote oriundo do 1.6 MSI AT.
A versão Highline, por sua vez, adiciona aos equipamentos presentes no Comfortline: luz diurna em LED; piloto automático; ar-condicionado automático; volante revestido em couro; bancos em couro; tapetes dianteiros e traseiros; rebatimento elétrico dos retrovisores; retrovisor interno eletrocrômico; chave presencial - abertura e fechamento das portas; chave presencial - partida do motor; limpador de parabrisas automáticos; acendimento automático dos faróis; sensor de estacionamento dianteiro; câmera de estacionamento em ré; e painel de controle digital completo.
Clique aqui e compare o Virtus com seus concorrentes para saber o que ninguém te conta.
Volkswagen Virtus GTS
Na versão GTS, topo de linha, o carro conta com todos os itens mencionados até aqui, incluindo: para-choque esportivo GTS; pedaleiras esportivas; grade do radiador em preto brilhante com inserto vermelho; faróis de LED; e rodas de liga leve 17" exclusivas. Esta é uma excelente opção para quem procura um sedan 0km, com bom espaço no porta-malas, excelente desempenho, e ótimas médias de consumo! O que ninguém te conta é que mesmo sendo a versão mais cara, ela é a com melhor custo benefício, com 4.82 estrelas no Ranking Virgola.
Clique aqui e compare o Virtus com seus concorrentes para saber o que ninguém te conta.
Curtiu? Que tal aproveitar e encontrar o menor preço do Virtus na sua região? Escolha seu carro zero e a negociação é com a gente.
Referências