Um dos maiores sucessos de venda no Brasil, o Onix chega ao ano modelo 2024 em Fevereiro de 2023, com muitas novidades e a volta de importantes itens que haviam deixado a linha do compacto da Chevrolet no ano modelo anterior. Vamos te ajudar a entender tudo o que mudou e descobrir se o Onix 2024 vale a pena e se ele tem o potencial de retomar a liderança do segmento no país.
De fato, o Onix foi um dos carros que mais sofreu com os efeitos da pandemia. Ao longo desse período, a Chevrolet optou por retirar alguns itens de série do carro, inclusive equipamentos essenciais para o consumidor brasileiro, como o bluetooth. Além disso, sua versão topo de linha, Premier, também acabou perdendo itens que a tornavam realmente fora da curva no segmento.
Mesmo com esse obstáculo, o foco da Chevrolet continuou sendo retomar a liderança do ranking de vendas, que o compacto da marca chegou a ocupar por vários anos seguidos.
Surpreendentemente, o Onix conseguiu galgar posições no ranking de vendas quando comparamos o ano de 2021 com o ano de 2022, de acordo com a FENABRAVE. O compacto conseguiu melhorar as vendas em 16% de um ano para o outro, e pulou do 4º para o 2º lugar no ranking de vendas, perdendo apenas para o competente Hyundai HB20, que também conseguiu melhorar as suas vendas em 12%.
Além disso, vale ressaltar sobre a diferença entre vendas para o público e vendas especiais (PCD, CNPJ, Frotistas, etc.), pois é aqui que está a grande diferença das vendas entre o Onix e o HB20. O foco da Hyundai nas vendas especiais alavancou o seu compacto para o topo do ranking, pois 61% das vendas foram para esse mercado. Enquanto isso, a Chevrolet voltou seus esforços para as vendas ao público padrão, com um percentual de 68% das vendas nesse segmento. Analisando apenas as vendas para esse mercado, o Onix poderia ser considerado o carro mais vendido do país em 2022.
Olhando para seus outros concorrentes, o Volkswagen Polo sofreu muito durante o ano de 2022, pois a marca alemã também sofreu bastante com o fornecimento de peças e componentes na pandemia e acabou dando prioridade de produção para sua família de SUVs: Nivus, T-Cross e Taos. Por isso, o Polo acabou ocupando apenas a 41ª posição do ranking, com um volume de vendas 90% menor do que o do Onix. Seu outro rival, o Fiat Argo, acabou ocupando uma posição mais competitiva, ficando em 8º lugar no ranking de vendas.
Com o seu novo visual, o veículo da Chevrolet encontra como principais concorrentes o Hyundai HB20, Volkswagen Polo e o Fiat Argo.
O potente motor turbo da linha Onix 2024.
O Onix 2024 continua com a mesma combinação apresentada nos anos anteriores e que fizeram sucesso.
Em relação às 2 opções de motor, temos o confiável 1.0 aspirado com 80 cv de potência e o desejado 1.0 turbo, com 116 cv, sendo que as duas opções continuam flex.
Já em relação ao câmbio, a Chevrolet continua oferecendo opções com transmissão manual e com transmissão automática.
Aqui, encontramos uma diferença clara de proposta entre os motores 1.0 aspirado e o 1.0 turbo. Enquanto o primeiro foca em confiabilidade, baixo custo e baixo consumo de combustível, o segundo foca em oferecer bons números de aceleração com uma boa eficiência.
Falando de aceleração, o motor 1.0 aspirado, que é sempre equipado com transmissão manual, faz a marca de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos, um valor não muito interessante para quem precisa de um carro ágil para ultrapassagens. Mas quando falamos das versões com o motor 1.0 turbo os números são mais interessantes. Independentemente se está acompanhado do câmbio manual ou do automático, as versões equipadas com ele registram de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos, o que o torna uma excelente opção para boas acelerações em ultrapassagens.
Mas quando o assunto é consumo, as versões com motor 1.0 aspirado acabam se destacando mais. Elas possuem um consumo de 9,4 km/L e 13,3 km/L em perímetro urbano e 11,6 km/L e 16,6 km/L em perímetro rodoviário, quando abastecidos com etanol e gasolina, e respectivamente, números muito interessantes para quem quer economizar combustível no dia-a-dia. Já os modelos 1.0 turbo, quando equipados com o câmbio manual, entregam marcas de 9,1 km/L e 13,1 km/L na cidade e 11,1 km/L e 16,1 km/L na estrada, quando abastecidos com etanol e gasolina, respectivamente. Por fim, as versões equipadas com o mesmo 1.0 turbo, mas acompanhadas do câmbio automático, entrega 8,4 km/L e 11,9 km/L na cidade e entrega 10,4 km/L e 15,1 km/L na estrada, com etanol e gasolina respectivamente.
O Onix recebeu nota máxima nos testes de colisão da Latin NCAP.
Sem dúvida, um dos destaques do Onix é o seu nível de segurança, que tem medalha de Ouro no quesito aqui no Virgola. Afinal, todas as versões oferecem 6 airbags para os tripulantes, controle de tração e estabilidade, além da nota máxima nos testes de colisão da Latin NCAP.
Além disso, sua versão mais simples continua contando com itens essenciais para o mercado brasileiro, como direção elétrica, comando elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, ar-condicionado, volante multifuncional, alarme e computador de bordo. Além disso vale destacar que a Chevrolet surpreendeu a todos ao incluir acendimento automático dos faróis em todas as versões no ano modelo 2024.
Olhando para a versão topo de linha, Premier 1.0 Turbo Flex Automático, voltamos a encontrar itens que haviam sido eliminados no ano modelo anterior, como ar-condicionado automático, assistente de estacionamento automático e alerta de ponto cego! Além dessas novidades, encontramos bancos em couro, que pode se escolhido entre as cores cinza e caramelo, sensor de estacionamento dianteiro, câmera de estacionamento em ré.
Por fim, quando falamos de conforto, sempre é importante ressaltar que a ergonomia dos bancos dianteiros tem sido alvo de críticas de alguns proprietários. Por isso, se você costuma passar muito tempo do seu dia dentro do carro, vale a pena ir conhecer pessoalmente o carro e fazer um bom test-drive para ver se isso nã seria um problema no seu caso.
Falando de espaço, o porta-malas do compacto da Chevrolet possui 275 litros de capacidade, o que acaba sendo um dos pontos fracos do Onix perante a seus principais concorrentes, que possuem todos 300 litros. Nesse ponto HB20, Polo e o Argo levam vantagem.
O modelo sofreu mudanças do ano modelo 2023 para o 2024, incluindo a perda da versão LTZ 1.0 Turbo com câmbio manual. Além disso, na linha 2024, as versões não contam com nenhum pacote opcional de equipamentos como anteriormente.
Que tal analisarmos todas as versões para descobrir qual combina mais com as suas necessidades?
A versão de entrada do Onix acaba focando em oferecer o menor preço possível e por isso acaba pecando um pouco na lista de equipamentos.
Em termos de segurança ela conta com 6 airbags, controle de tração e estabilidade e limpador do vidro traseiro.
Quando o assunto é conforto, a versão de entrada conta com direção elétrica para tornar seu dia-a-dia mais confortável, comando elétrico para os vidros dianteiros e traseiros, para-sol com espelho para o motorista e para o passageiro, ar-condicionado com regulagem manual, volante multifuncional, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do tanque de combustível, travamento remoto das portas com acionamento do alarme, acendimento automático dos faróis e computador de bordo.
Partindo para conectividade, essa versão conta com o pacote básico, com sistema de rádio am/fm e conexão através de bluetooth e USB, com um sistema de som que conta com 4 alto-falantes.
Além disso, vale ressaltar que ela também conta com assento traseiro rebatível, para aumentar a sua capacidade de carga quando você não estiver com mais de 2 ocupantes.
Por fim, essa versão é calçada com rodas de aço de 14 polegadas com calotas integrais.
Volante multifuncional está disponível em todas as versões.
Chegamos em uma das versões de maior sucesso de vendas no país, pois ela combina um motor super confiável, ótimo consumo e um pacote de equipamentos muito interessantes.
Essa versão conta com todos os itens da versão anterior, além de regularem de altura do banco do motorista, ajuste elétrico dos retrovisores, chave presencial para abertura e fechamento das portas, além da partida por botão e câmera de estacionamento em ré.
Além disso, um dos pontos que ganha muitos fãs é a central multimídia de 8 polegadas com integração Apple Play e Android Auto sem a necessidade de conexão com fio, além do rádio fm/am, conexão bluetooth e USB.
No visual, os espelhos retrovisores externos e as maçanetas passam a ser na cor da carroceria do veículo, além das rodas de aço passarem a ser de 15 polegadas com calotas integrais com design diferenciado.
Central multimídia de 8 polegadas com conectividade Apple Car Play e Android Auto.
Partida sem chave garante praticidade para essa versão.
A Chevrolet continua oferecendo essa versão na linha 2024, que é uma tentativa de oferecer a combinação de motorização turbo e câmbio automático pelo menor preço possível, mas para isso acaba comprometendo a lista de equipamentos.
Ela acaba sendo uma cópia da versão mais barata do Onix 2024, perdendo todo o upgrade de equipamentos que a LT com motor 1.0 Aspirado tinha ganho, e repete a lista de equipamentos da versão 1.0 Aspirado.
Essa versão acaba ganhando poucos equipamentos em relação à mais barata da linha 2024, contando apenas com piloto automático e rodas de aço de 15 polegadas com calotas integrais, além é claro, do motor turbo e do câmbio automático.
Com a extinção da antiga versão LTZ 1.0 Turbo com câmbio manual, essa acaba sendo a única para os entusiastas da velocidade. Pois é a única que combina o motor turbo e o câmbio manual.
Em relação à versão anterior, ela ganha ajuste de profundidade e altura do volante para melhor a ergonomia, ajuste de altura do banco do motorista, ajuste elétrico dos retrovisores, além da central multimídia de 8 polegadas com integração Apple Play e Android Auto sem a necessidade de conexão com fio, além do rádio fm/am, conexão bluetooth e USB. Mas como ela não é acompanhada do câmbio automático, ela acaba perdendo o piloto automático também.
Além disso, ela volta a ter os espelhos retrovisores externos e as maçanetas passam a ser na cor da carroceria do veículo, e recebe calotas integrais com design diferenciado em suas rodas de aço de 15 polegadas.
Mas se essa coisa de entusiasta da velocidade não combina com você, então essa versão pode te interessar.
Ela tem todos os itens da versão anterior com a adição do piloto automático, console central com descansa-braço e a desejada transmissão automática.
Aqui, começamos a falar com os mais exigentes, que gostam de mais praticidade no seu dia-a-dia.
Essa versão conta com todos os itens da versão anterior, além de volante revestido em couro, chave presencial para abertura e fechamento das portas, além da partida por botão, câmera de estacionamento em ré e sensores de estacionamento traseiros. Para fechar com um toque de qualidade, essa versão ainda ganha 2 alto-falantes traseiros adicionais, saindo de um total de 4 das versões anteriores e indo para 6.
Além disso, vale ressaltar que é a partir daqui que, finalmente, as versões turbo ganham rodas de liga leve de 16 polegadas.
O detalhe das rodas 16 polegadas da versão LTZ.
Para aqueles que gostam de visual esportivo, a versão RS chama a atenção, pois acaba abrindo mão de equipamentos de conforto para investir na sua esportividade.
Ela perde chave presencial para abertura, fechamento e partida do carro para poder ganhar faróis com projetor halógeno com máscara negra e assinatura em LED, logomarca da Chevrolet na cor preta, revestimento interno do teto e das colunas escurecido, bancos esportivos parcialmente em couro, aerofólio traseiro, spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais, teto na cor preta, retrovisores externos na cor preta e rodas de liga leve 16 polegadas na cor preta.
Esportividade é o foco da versão RS, com rodas exclusivas e um conjunto de spoilers, saia e aerofólio.
Por fim, chegamos na versão topo de linha do Onix, que tem o objetivo de oferecer o máximo de conforto e segurança para seus tripulantes.
Em relação à versão LTZ, ganha faróis com projetor halógeno e assinatura em LED, lanternas em LED, alerta de ponto cego, ar-condicionado automático para garantir a temperatura correta sem esforço, bancos em couro que podem ser na cor cinza ou caramelo, sensores de estacionamento dianteiros, assistente de estacionamento automático e rodas de liga leve de 16 polegadas com desenho exclusivo.
O ar condicionado automático volta a ser um item de série na versão Premier da linha 2024.
Acreditamos que a volta de equipamentos essenciais terá um bom impacto na linha 2024 do Onix, principalmente a conexão bluetooth.
Apesar das versões LT com motor turbo não contarem mais com rodas de liga leve, o compacto da Chevrolet promete manter a liderança do ranking de vendas para o mercado de pessoa física.
Portanto, se você não liga para o menor espaço de porta-malas e acha que a ergonomia dos bancos não vai ser um problema, sem dúvidas, o Onix 2024 vale a pena!