Mesmo durante de um conturbado período de pandemia, o Onix Plus continuou sua empreitada de sucesso no Brasil, apesar de alguns problemas em sua produção. A linha 2024 chega ao mercado com mudanças estratégicas, alterando o conteúdo de algumas versões e simplesmente descontinuando outras. A partir de agora, vamos juntos descobrir se isso será suficiente para seguir sendo o líder de vendas no segmento dos sedans no país.
Desde o seu lançamento, o Onix Plus foi um sucesso de vendas. Inicialmente oferecendo um custo benefício irresistível, ele caiu nas graças do brasileiro e começou a dominar o mercado.
Mesmo com as polêmicas retiradas de equipamento durante a pandemia por conta de problemas de fornecimento, fazendo com que o carro perdesse equipamentos básicos como a conexão bluetooth, o Onix Plus seguiu firme na liderança do segmento dos sedans compactos.
Em 2022, ele foi o 3º carro mais vendido do Brasil, perdendo apenas para os compactos HB20 e seu irmão Onix. De acordo com o relatório da FENABRAVE, o Chevrolet Onix Plus aumentou em 39% as suas vendas em relação ao ano anterior, mostrando que os problemas de produção estavam próximos de serem superados.
Um fato interessante é que a Chevrolet divide os seus esforços quase que igualmente entre as vendas para pessoa física quanto para vendas para CNPJ, mesmo assim ele também lidera o segmento de sedans compactos em ambos os mercados.
Na linha 2024, a Chevrolet claramente decidiu simplificar a sua gama, inclusive retirando a possibilidade do cliente incluir opcionais no veículo. Acreditamos que isso seja um reflexo do desafio de fornecimento que ela enfrentou durante a pandemia, pois quanto mais opções você dá ao seu consumidor, mais complexa fica a sua linha de produção e maior é a probabilidade de enfrentar algum problema de abastecimento.
Mas a pergunta que fica é: será que será o suficiente para manter a liderança do segmento frente ao Volkswagen Virtus, Hyundai HB20S, Fiat Cronos e o Nissan Versa?
Aqui não encontramos mudanças, pois a Chevrolet segue oferecendo 2 opções de motorização e 2 opções de transmissão, ambas com 6 velocidades.
Sobre os motores, seguimos com o conhecido e confiável, motor 1.0 aspirado com 80 cv de potência, que é encontrado apenas na versão de entrada do modelo e oferecida apenas com o câmbio manual. Já no caso da motorização 1.0 turbo, ele entrega 116 cv de potência e pode ser combinado tanto com o câmbio manual quanto com o câmbio automático, sendo que os 2 motores seguem com combustível flex.
Este é o quesito que os motores apresentam a maior diferença entre si. Enquanto o 1.0 aspirado foca em confiabilidade e economia, a opção 1.0 turbo foca em entregar boas acelerações.
Falando em aceleração, a versão com opção 1.0 aspirado e câmbio manual, atinge os 100 km/h saindo da inércia em cerca de 13,3 segundos, uma marca que não é tão animadora para quem precisa de potência. Mas se ter uma boa aceleração é imprescindível para você, então as opções com motorização turbo são a melhor escolha, pois tanto acompanhada com câmbio automático quanto manual, ambas vão de 0 km/h a 100 km/h em cerca de 10,4 segundos.
Quando o assunto é consumo de combustível, a opção aspirada dá o troco. A versão com motor 1.0 aspirado e transmissão manual faz médias de 9,5 km/L e 13,6 km/L rodando na cidade, quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente. Já rodando na estrada, as marcas ficam em 12,4 km/L e 17,5 km/L, com etanol e gasolina como combustível, nessa ordem.
Passando para as versões com o motor 1.0 turbo acompanhado da transmissão manual, as médias são de 9,3 km/L e 13,4 km/L em perímetro urbano e 11,8 km/L e 16,9 km/L em perímetro rodoviário, com etanol e gasolina como combustível, nessa ordem.
Por fim, a opção mais beberrona do Onix Plus é quando a versão tem o motor 1.0 turbo e o câmbio automático, pois a média fica em 8,4 km/L e 12,3 km/L na cidade e 12,2 km/L e 16,8 km/L na estrada, com etanol e gasolina como combustível, respectivamente.
A Chevrolet surpreendeu na linha 2024 do Onix Plus, adicionando um item inusitado na versão de entrada, removendo as rodas de liga leve em algumas versões e devolvendo itens de conforto para a versão topo de linha. Além disso, ela decidiu remover a antiga versão LTZ 1.0 turbo com transmissão manual, então agora ela é oferecida apenas com câmbio automático.
Como principais itens de série presentes em toda a linha temos 6 airbags, e o teste de colisão com nota máxima no Latin NCAP, controle de tração e estabilidade, direção elétrica, comando elétrico de abertura e fechamento dos vidros dianteiros e traseiros, ar condicionado, ajuste elétrico dos retrovisores, a central multimídia de 8 polegadas e o inusitado acendimento automático dos faróis, entre outros.
Falando dos equipamentos da versão topo de linha, os destaques ficam para os faróis com assinatura em LED e projetores halógenos, bancos em couro, alerta de ponto cedo e sistema de estacionamento automático.
No entanto, se o assunto é conforto, vale a pena destacar que a ergonomia dos seus bancos tem sido motivo de reclamação de alguns clientes. Em viagens um pouco mais longas, o banco acaba sendo menos confortável do que seus proprietários gostariam.
Mas quando o assunto é espaço o Onix Plus acaba ficando na média do mercado. Ele oferece uma capacidade de 469 litros em seu porta-malas em todas as suas versões, perdendo para o Virtus, que possui 521 litros, Cronos que conta com 525 litros, HB20S, com seus 475 litros e ganhando por pouco do Versa, que possui 466 litros. Porém vale ressaltar que, desde a versão de entrada, o Onix Plus conta com o assento traseiro rebatível, que tem a capacidade de aumentar, e muito, essa capacidade quando você estiver apenas com 2 ocupantes no veículo.
Vamos te ajudar a entender todas as mudanças que aconteceram no Onix 2024 e descobrir qual das versões é a mais interessante para atender às suas necessidades.
Diferentemente do modelo Hatch, o Onix Plus já começa a sua gama de versões com um pacote super completo e que sem dúvidas é o melhor em custo benefício do sedan, além de ser a única a ser equipada com o motor 1.0 aspirado.
Quando o assunto é segurança, ela é capaz de atingir a medalha de ouro aqui no Virgola, pois conta com nota máxima no teste de colisão da Latin NCAP, 6 airbags para seus ocupantes e controle de estabilidade e tração, o pacote mínimo para quem quer um nível excelente nível de segurança.
Já no tema conforto, essa versão também surpreende, oferecendo direção elétrica, comando elétrico de abertura e fechamento dos vidros dianteiros e traseiros, para-sol com espelho para o piloto e para o passageiro, ar-condicionado com regulagem manual, volante multifuncional, ajuste manual de altura do banco do motorista, ajuste elétrico dos retrovisores, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do tanque de combustível, travamento das portas e acionamento do alarme totalmente remotos, acendimento automático dos faróis, computador de bordo, câmera de ré e a surpreendente chave presencial, tanto para trancar e destrancar o carro quanto para dar partida no veículo com a chave no seu bolso.
Falando em conectividade, a versão continua mandando bem, pois conta com a central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas, rádio am/fm, conexão USB, conta ainda com a volta da conexão bluetooth, que havia deixado de ser um item de série na linha 2023, além da conexão e integração sem fios à aplicativos de celular através do Apple Car Play e do Android Auto.
Além disso, essa versão conta com rodas de aço de 15 polegadas com calotas integrais com design diferenciado, maçanetas e retrovisores na cor do veículo e sistema de som com 4 alto falantes, sendo 2 twitters e 2 dianteiros.
A Chevrolet continua apostando em uma versão que entregue a motorização turbo combinada com o câmbio automática pelo menor preço possível, mesmo que isso custe a remoção de alguns equipamentos interessantes.
Comparado à versão anterior, apesar de ganhar a transmissão automática, o motor turbo, o piloto automático e o descanso de braço central dianteiro, ela acaba perdendo ajuste de altura do banco do motorista, ajuste elétrico dos retrovisores, câmera de estacionamento em ré, chave presencial para partida e fechamento do veículo, e a central multimídia com integração com aplicativos, ficando apenas com uma central básica sem tela touchscreen com rádio am/fm e conexões bluetooth e USB.
Além disso, existem algumas diferenças visuais em relação à versão anterior, pois o desenho da calota é diferente, bem como seus retrovisores e suas maçanetas são pintadas de preto.
Essa é a primeira versão com um nível interessante de equipamentos na motorização turbo, mas acaba deixando de lado o câmbio automático para ser competitiva em preço.
Ela acaba sendo uma versão muito próxima da LT com motor 1.0 aspirado e câmbio manual, ganhando ajuste de profundidade e altura do volante para melhorar a ergonomia, mas perdendo itens importantes como a chave presencial e a câmera de ré.
Temos então a opção turbo combinada ao câmbio automático com o nível mais racional de equipamentos.
Com os mesmos equipamentos da versão anterior, contém ainda descansa braço central dianteiro, piloto automático e, claro, a transmissão automática.
A partir daqui, a Chevrolet começou a mirar nos mais exigentes. Se esse é o seu caso, então a versão LTZ talvez seja o seu número.
Nesta versão, podemos encontrar todos os itens anteriores, contando ainda com volante revestido em couro, chave presencial para abertura e fechamento do carro, chave presencial para a partida do motor, sensor de estacionamento traseiro e câmera de estacionamento em ré.
Além disso, ela é a primeira da linha 2024 que conta com rodas de liga leve, nesse caso com aro 16 polegadas, recebendo ainda 2 alto falantes adicionais traseiros, totalizando um sistema de som com 6 alto falantes.
Por fim, se nada até aqui te deixou empolgado, talvez você tenha que dar uma olhada na versão Premier.
Nessa versão, além de todos os equipamentos da versão LTZ, temos também alerta de ponto cego para aumentar ainda mais o nível de segurança, faróis com assinatura em LED e projetores halógenos, sistema de ar-condicionado com ajuste automático, bancos com revestimento em couro com a opção de cor cinza ou caramelo e sensores laterais e dianteiros para auxiliar o sistema de estacionamento automático.
Além disso, essa versão ainda conta com um design exclusivo das suas rodas de liga leve de 16 polegadas e sensores de pressão nos pneus para te avisar quando algum deles estiver com uma pressão menor do que o ideal.
Consideramos que as mudanças praticadas pela Chevrolet tenham sido saudáveis para a competitividade do Onix Plus. O único ponto que nos deixa com uma pulga atrás da orelha é a remoção das rodas de liga leve nas versões LT.
Tirando isso, todo o pacote que o Onix Plus entrega é muito interessante olhado sob a perspectiva do custo benefício, especialmente na versão LT com motor 1.0 aspirado e transmissão manual.
Portanto, se a ergonomia do banco dianteiro não for um problema para você, sem dúvida o Onix Plus vale a pena.