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C3 2024
Descubra os pontos positivos e negativos e compare o compacto da Citroën com a concorrência.

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Citroën C3 2024
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Pontos positivos

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O C3 é um carro versátil para o dia a dia e ideal para o uso urbano. O destaque está para a altura do solo, são 18 centímetros, incomum para a categoria dos compactos. Junto com uma suspensão que filtra bem as irregularidades do solo, consegue passar com facilidade em valetas e outros obstáculos.
+
O porta-malas com capacidade de 315 litros tem uma boa área e é maior que o dos seus concorrentes, apresentando tamanho suficiente para as necessidades diárias.
+
O motorista terá uma direção macia e leve, fácil de manobrar, com posição do banco alta, semelhante à de um SUV. Além disso, os conhecidos motores 1.0 e 1.6 tem baixa probabilidade de trazer dores de cabeça no futuro.
+
A multimídia de 10 polegadas é o grande destaque permitindo conexão tanto para Apple Carplay quanto para Android Auto sem fio, incluindo saídas USB traseiras para o banco traseiro. O espaço para as pernas dos passageiros é bom e cabe sem aperto uma cadeirinha infantil.
+
A qualidade acústica do sistema de som impressiona por ter alta qualidade e boas definições de grave, médio e agudo. Características encontradas em carros mais sofisticados.
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Pontos negativos

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Quando comparado com seus concorrentes, o Citroën C3 deixa de oferecer vários equipamentos, principalmente quando analisamos as versões mais baratas.
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A segurança é um fator preocupante, pois obteve nota zero nos testes de colisão Latin NCAP, tendo sofrido grande deformação na estrutura. Além disso, apesar da sua estrutura ser atual, só conta com 2 airbags.
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Faz falta alguns recursos que poderiam tornar mais confortável a direção como regulagem de profundidade do volante, sensor de estacionamento traseiro e apoio de braço central. Além disso, seu acabamento interno é bastante simples.
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Opinião do Especialista


O Citroën C3 é um dos modelos com maior tempo de mercado no Brasil, afinal, ele foi lançado em 2003, e saiu de linha apenas entre 2020 e 2022. Em sua sua terceira geração, tendo a última chegado em 2022, a Citroën trouxe diversas mudanças para o modelo, tanto de posicionamento quanto de objetivos.


A geração passada era posicionada como um hatch premium, competindo com modelos como Volkswagen Polo, Honda Fit, Ford Fiesta e (por muito pouco tempo) Chevrolet Sonic. Na nova geração, o modelo chegou como opção de entrada, apontando assim que o modelo foi posicionado dentro do portfólio da marca francesa. É importante notar que, pensando no contexto atual de estrutura societária, a Citroën faz parte de um grupo empresarial o qual inclui, por exemplo, Fiat, Jeep e Peugeot. 


Assim, quando pensamos nesse processo de reposicionamento, é preciso observar de uma maneira geral os portfólios dessas quatro empresas. A tendência, ao que parece, é que o Grupo Stellantis pretende elevar o nível dos modelos da Fiat e deixar a Citroën como a marca “de entrada” do grupo, oferecendo os produtos mais baratos. 


A aposta da Citroën no C3 é curiosa, afinal, o modelo é um grande compilado de várias características de modelos que abrangem faixas de preço bastante distintas. Em altura, o modelo se assemelha a SUVs compactos, tendo vão livre do solo maior do que Volkswagen Nivus e Fiat Pulse e ficando próximo de alguns maiores como Volkswagen T-Cross. Nas dimensões, o modelo se assemelha a compactos como Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Já em questão de preços, as versões mais caras do modelo competem com esses compactos citados, mas as versões de entrada entram na zona de preços dos subcompactos Fiat Mobi e Renault Kwid.


Assim, o modelo se coloca como uma opção maior que seus concorrentes pela mesma faixa de preço. Se o consumidor tiver interesse em um subcompacto, a Citroën oferece um carro com mais espaço interno e altura do solo e com itens de conforto semelhantes por um preço próximo. Caso a pessoa esteja olhando um compacto, a marca francesa oferece um produto mais alto, o que pode ser interessante para uma parcela do público, com uma lista de equipamentos menor (o modelo conta com apenas duas bolsas de airbag em todas as versões, por exemplo), mas não de todo ruim, motorização conhecida e preços próximos.


O próximo lançamento esperado da Citroën, o C3 Aircross, modelo que já esteve presente no Brasil e voltará a dar as caras, totalmente diferente e com a opção de sete lugares, seguirá uma lógica parecida, Sendo representante de uma categoria praticamente extinta, que são os modelos de sete lugares mais acessíveis (fora a Chevrolet Spin, que será sua rival direta, não existem opções de modelos de sete lugares novos por menos de duas centenas de milhares de reais), o C3 Aircross tem muito potencial para conquistar clientes de muitos outros modelos, apostando no espaço interno, motorização turbinada emprestada da Fiat e o custo-benefício, que parece ser o grande diferencial dessa nova era nos produtos da montadora francesa.


De qualquer maneira, é importante citar que o C3 passou por uma diminuição nas quantidade de versões oferecidas, afinal, o modelo 2023 contava, no lançamento, com oito opções, número que caiu para apenas quatro para a linha 2024. A redução foi proporcionalmente maior nas versões mais caras equipadas com motorização 1.6 aspirado, o que nos dá sinais desse novo posicionamento da Citroën como oferecendo produtos voltados ao mercado de entrada. 


Agora vamos te apresentar algumas informações mais detalhadas sobre o Citroën C3 para te ajudar a decidir se será ele o próximo modelo a morar na sua garagem!


Motor e câmbio do Citroën C3 2024


O modelo conta com duas opções de motorização. As versões mais baratas oferecem o 1.0 Firefly da Fiat. A tecnologia passou a ser compartilhada após a junção da PSA (dona da Peugeot e Citroen) com a FCA (dona da Fiat e Jeep), que gerou a Stellantis. Esse motor é oferecido, no mercado brasileiro, em modelos como o Fiat Argo e Cronos e Peugeot 208; e oferece 75 cavalos de potência e 10,5 kgfm de torque. Ainda, na versão mais cara do modelo, é equipado com o conhecido 1.6, que está sendo ofertado no Brasil por modelos da Peugeot e Citroen há mais de 20 anos; e oferece 118 cavalos de potência. 


As versões com motor 1.0 são sempre oferecidas com câmbio manual de cinco marchas, que também é o mesmo do Argo. As versões com motor 1.6 oferecem opções tanto com câmbio manual de cinco marchas quanto automático de seis marchas. É importante frisar que, a partir de 2018, os modelos da Peugeot e Citroën deixaram para trás o famoso câmbio automático de quatro marchas, que tem uma péssima fama por conta dos problemas que apresentou ao longo dos anos. O câmbio oferecido a partir de 2018 nos modelos do grupo PSA é o automático de seis marchas da marca Aisin, fornecedora de transmissões para outras marcas como Jeep e Volkswagen; e não apresenta histórico de problemas.


Talvez seja possível que, no futuro, o modelo receba alguma opção equipada com o motor 1.0 Turbo de origem Fiat, o mesmo que foi apresentado recentemente no Peugeot 208, mas essa opção parece um pouco distante. Com a configuração que as marcas do Grupo Stellantis estão sendo organizadas, um produto como o C3 turbinado fugiria um pouco da proposta de ser um produto de entrada, além do fato de que ele se colocaria como competidor direto contra o primo 208.


O motor 1.6 do C3 é um velho conhecido do mercado brasileiro.


Desempenho e consumo do Citroën C3 2024


O modelo tem pretensões muito mais voltadas ao uso urbano, e isso é refletido no desempenho obtido pelas versões equipadas com ambas as opções de motorização. As versões 1.0 cumprem a tarefa de acelerar de 0 a 100 km/h em 14,1 segundos, bem mais devagar do que os 10,4 segundos declarados para a versão 1.6. A história, porém, é um pouco diferente, e os testes feitos pela imprensa especializada apontam, todos, números acima de 11,5 segundos, o que não é nada impressionante, ainda mais considerando que os testes são feitos com apenas o motorista à bordo. Em uma situação de carro mais pesado, com passageiros e bagagens, a situação pode ficar mais complexa, e vale lembrar que o motor forte é um item de segurança importantíssimo para quem costuma viajar bastante.


Em relação ao consumo, o modelo consegue, nas versões 1.0, médias de 9,3 e 12,9 km/l na cidade, com etanol e gasolina, respectivamente. Na estrada, chega a marca de 10,0 e 14,1 km/l, etanol e gasolina, respectivamente. Equipado com motor 1.6 o modelo consegue médias, de acordo com o Inmetro, de 7,2 e 10,3 km/l na cidade, com etanol e gasolina, respectivamente. Na estrada, chega a marca de 8,5 e 12,4 km/l, etanol e gasolina, respectivamente. No uso real, por outro lado, espere um pouco menos do consumo na cidade e mais no uso rodoviário. No etanol, o modelo fará cerca de 6,5 km/l na cidade e 12,0 km/l na estrada, dirigindo no limite da via e sem pressa de chegar ao destino.


Conforto do Citroën C3 2024


Quando olhamos para a lista de equipamentos do modelo francês, fica claro que ele não tem qualquer pretensão de brigar com os modelos de categoria acima. Inclusive, mesmo na sua versão de topo que briga com intermediárias de modelos como Chevrolet Onix e Hyundai HB20, o modelo fica devendo itens, como por exemplo a chave, que apesar de conter os telecomandos de abertura e fechamento das portas, não é nem canivete, enquanto os concorrentes já contam com sistemas de chave presencial. Outro ponto importante a ser ressaltado é que o C3 conta com apenas dois airbags em todas as versões sem oferecer mais bolsas nem mesmo de maneira opcional.


O foco da montadora francesa foi trazer o modelo mais barato possível para apostar no custo-benefício por conta do espaço interno do modelo, tentando posicioná-lo para competir com os subcompactos, mas para isso fez escolhas bastante questionáveis, como abrir mão de mais segurança no modelo. 


Em termos de espaço interno, então, temos o modelo mais espaçoso na sua faixa de preço. Com uma ótima distribuição dentro da cabine, o espaço para as pernas é bom e é até possível viajar no banco traseiro em três pessoas. Claro que, a não ser que o do meio seja uma criança, quem andar por lá ficará apertado, mas não será nem de perto tão sofrido quanto a mesma viagem seria a bordo de um Renault Kwid, por exemplo.


O porta-malas do modelo é outro destaque, contando com 315 litros. Apesar de não ser nada excepcional, é importante frisar que o modelo é bastante compacto, e mesmo assim oferece bom espaço para as pernas de quem viaja atrás e um porta-malas com bom espaço. Mérito da engenharia da Citroën que conseguiu montar o modelo com essas boas características, as quais são um dos maiores argumentos de vendas do modelo, já que, como foi dito, a lista de equipamentos não é, nem de perto, o forte do modelo.


O bom espaço interno é um dos trunfos do C3.


O porta-malas é maior do que de boa parte dos concorrentes.


Análise por versão


Citroën C3 Live 1.0 Manual 2024


A versão de entrada do C3 é feita para quem precisa, primeiramente, de espaço interno. Muito útil, por exemplo, para quem trabalha com transporte de passageiros, o modelo conta com itens de série bastante básicos para o mínimo de conforto na condução urbana, sem luxos. É uma opção de compra fortemente racional, e as maçanetas e retrovisores sem pintura fazem questão de apontar, para quem vê ela de fora, que essa versão não é das mais completas.


Na segurança, o modelo conta com rodas de 15 polegadas com calotas, dois airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade e alerta de pressão dos pneus. Perceba como é uma lista enxuta! O modelo não conta, por exemplo, com limpador do vidro traseiro, assim como vinham os modelos mais baratos dos carros de entrada até cerca de 2010.


A lista de equipamentos segue com direção elétrica, ar-condicionado, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, para-sóis com espelho para motorista e passageiro, destravamento interno do porta-malas, destravamento interno do tanque de combustível e travas elétricas.


Vale lembrar que essa versão não conta com nenhum tipo de multimídia, nem ao menos um rádio simples.


A versão de entrada tem design bem simples.


No interior, a versão fica devendo o rádio.


Citroën C3 Live Pack 1.0 Manual 2024


A versão Live Pack oferece mais equipamentos, mas ainda conta com o visual bastante simplificado no exterior do modelo. Para quem busca um pouco mais de conforto, ela é uma boa opção, apesar de não ser a líder de custo-benefício na linha C3, posto esse ocupado pela versão Feel, a mais equipada com motor 1.0 aspirado.


Além dos itens de série da versão Live, temos, por aqui, limpador do vidro traseiro, assistente de partida em rampa, ajuste de altura do banco do motorista, volante multifuncional e central multimídia de 10 polegadas com rádio, conexão Bluetooth, USB e espelhamento sem fio de Android Auto e Apple CarPlay.


O destaque da versão Live Pack fica por conta da central multimídia.


Citroën C3 Feel 1.0 Manual 2024


Essa, então, é a versão de melhor custo-benefício do C3. Com preço competitivo e bem próximo das versões de entrada de compactos como Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, o modelo aposta na lista de equipamentos com alguns mimos a mais e o bom espaço interno, mas ainda fica devendo bastante aos rivais quando falamos sobre segurança.


Além dos itens de série da versão Live Pack, o C3 Feel ainda oferece rodas de liga-leve de 15 polegadas, luzes diurnas em LED, entrada USB para os passageiros do banco de trás, ajuste de altura do volante, vidros elétricos nas quatro portas com sistema de um toque para abertura e fechamento, retrovisores com ajuste elétrico e alarme.


A versão Feel é a mais barata a contar com rodas de liga-leve.


Citroën C3 Live Pack 1.6 Automático 2024


A versão Live Pack surgiu como opção mais em conta com câmbio automático, sendo uma novidade recente da linha C3. A lista de equipamentos se distingue da Live Pack 1.0 por conta das rodas, que são de liga-leve de 15 polegadas e pela presença do motor 1.6, além do câmbio automático.


Aqui temos uma versão muito similar à 1.0, mas contamos com rodas mais bonitas.


O destaque fica por conta da transmissão automática de seis marchas.


Citroën C3 Feel Pack 1.6 Automático 2024


A versão topo de linha do C3 é um dos automáticos mais baratos do mercado e conta com bom espaço interno e altura em relação ao solo. O lado ruim do modelo, porém, é que a lista de equipamentos é bastante enxuta. Assim, se você faz questão de aposentar o pé esquerdo enquanto dirige, ele é uma boa opção de modelo urbano, mas é importante citar que, por um preço muito próximo, é possível passar na Toyota e levar para casa um Yaris com câmbio automático, o qual conta com sete airbags desde a versão de entrada e é consideravelmente mais econômico com um desempenho bastante parecido. 


A concorrência com o primo Peugeot 208 também torna a vida da versão topo de linha do C3 bastante difícil, afinal, por um pouco a mais, e muitas vezes até na mesma concessionária, afinal é comum as marcas compartilharem espaços, é possível levar para casa a versão de entrada do Peugeot com o motor 1.0 Turbo de origem Fiat, com desempenho de sobra e um consumo muito melhor do que o do C3.


Além dos itens de série da versão Feel, aqui contamos, ainda, com o motor 1.6 aspirado, câmbio automático de seis marchas e faróis de neblina.


As rodas diamantadas dão um ar mais elegante ao modelo.


Mesmo sendo a versão mais cara, a Feel Pack não oferece com conta-giros.


Veredito


Se você precisa de um modelo novo e está de olho nos carros de entrada do nosso mercado, o C3 pode sim ser uma ótima opção de compra. Com bem mais espaço interno que os concorrentes e um motor moderno emprestado do primo Fiat Argo, que garante um desempenho bom na cidade e um ótimo consumo de combustível, o C3 começou a ganhar de volta o espaço no mercado que a montadora francesa havia perdido nos últimos anos.


Caso o espaço não seja um problema, talvez um Renault Kwid seja uma boa opção, por conta da lista de equipamentos e do design mais ajeitado da versão topo de linha. Ao entrar, porém, em um exemplar do subcompacto e depois no modelo francês, a sensação de estar em um carro de categoria superior, por conta do espaço, é real. Assim, na sua faixa de preço, as versões de entrada do C3 mandam muito bem na relação de custo-benefício.


A versão topo de linha aposta em ser um dos automáticos mais baratos do mercado, mas existem outros concorrentes que custam valores muito próximos e oferecem conjuntos superiores. No final das contas, o que vai apontar qual dos automáticos de entrada vale mais a pena para você é colocar na ponta do lápis quais são suas prioridades. A não ser que você foque muito na altura do solo, é bem provável que outro modelo assuma a liderança de custo-benefício da sua lista. Um dos grandes trunfos do C3 é o espaço interno, mas se é essa sua preocupação principal, o Fiat Cronos e o Toyota Yaris Sedan oferecem mais espaço interno e porta-malas com bem mais litros de capacidade.

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