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Strada 2025
Descubra os pontos positivos e negativos e compare o compacto da Fiat com a concorrência.

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Fiat Strada 2025
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Pontos positivos

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A caçamba possui uma capacidade de 844 litros, além de contar com argolas na parte inferior e superior para amarrar cargas. A tampa, equipada com molas, torna a abertura mais fácil e alivia o peso. Destaque também para a capacidade de rebocar até 400 kg, o que a diferencia positivamente de alguns concorrentes.
+
A motorização 1.3 é notavelmente confiável, econômica e simples. A experiência de pilotagem é agradável, com uma posição de guiar elevada e amplo campo de visão. A direção é leve e o volante, revestido em couro nas versões automáticas, proporciona uma sensação suave.
+
A suspensão de eixo rígido com molas transmite uma sensação de robustez, absorvendo bem os buracos e garantindo boa estabilidade para uma picape. A partir da versão Volcano, beneficia-se de faróis Full LED e sensor de estacionamento traseiro, facilitando a condução. Nas versões automáticas, o carregamento de celular por indução, juntamente com uma saída de ar-condicionado, evita o superaquecimento do dispositivo.
+
O consumo de combustível é favorável para uma picape, considerando sua aerodinâmica menos eficiente. De acordo com dados do Inmetro, atinge 12,1 km/L na cidade e 13,3 km/L na estrada quando abastecido com gasolina.
+
Destaque para a eficiência da capota marítima, superando concorrentes em dias de chuva, proporcionando vedação excepcional contra a entrada de água na caçamba.
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Pontos negativos

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Nas versões cabine simples, a ausência do sensor de estacionamento traseiro pode dificultar as manobras diárias.
-
A capacidade de carga de 650 kg inclui o peso dos passageiros, deixando apenas 300 kg de carga disponíveis na caçamba, enquanto os 350 kg restantes são destinados à cabine.
-
O isolamento acústico não é eficiente, permitindo a transmissão de ruídos de vento e rotação dos pneus. Acima de uma certa velocidade, é perceptível uma vibração significativa dentro do carro.
-
Nas versões com cabine dupla, o espaço traseiro é bastante limitado, não sendo ideal para adultos.
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Quais são as versões do Strada?

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Análise do Especialista


A Fiat Strada é um dos carros brasileiros que mais acumula tempo de mercado consecutivo, tendo em vista que foi lançada em 1998 e segue em produção desde o lançamento ininterruptamente. Mais impressionante do que isso é o fato de que nesse tempo todo, ela sempre foi a líder de vendas da categoria de picapes pequenas por aqui.


Claro que ser líder da categoria nem sempre foi uma tarefa fácil para a picape como é hoje em dia. Muitos anos atrás, a categoria tinha vários concorrentes que se atualizavam e davam trabalho para a Strada, diferente da situação atual em que a Volkswagen Saveiro se contenta na lanterna da categoria, oferecendo basicamente o mesmo desde 2009 sem mudanças significativas. Nessa época, a Fiat aprendeu a se dedicar em desenvolver versões especiais da picape que atendessem outros públicos além do que buscava um veículo para trabalho.


Por isso, já nos anos 2000, a picape contava tanto com as versões mais baratas e cruas, voltadas para quem queria um carro para trabalho, quanto com versões mais caras e sofisticadas, com mais equipamentos e apelo visual para conquistar quem procurava um carro versátil para lazer. Um grande exemplo disso foram as versões “Adventure”, que também se fez presente no Palio Weekend e no Idea.


Com todo esse tempo de mercado, robustez e diversas versões que faziam a ideia de veículo de passeio e veículo de lazer andarem juntas faz com que a Strada seja a picape pequena mais querida do país. Além disso, existe um fato inegável, que é o de que a Strada sempre ditou as regras na categoria, desde muito cedo. Para se ter uma ideia, foi ela quem trouxe a cabine estendida, em 1999, o que virou moda nas concorrentes nos próximos anos por conta da praticidade e conforto de um pouco mais de espaço no interior da cabine para carregar coisas.


Ainda, existe o maior exemplo de inovação da categoria, que foi a chegada da Strada com cabine dupla, em 2009. Apesar de ser uma adaptação de projeto muito estranha, lembrando bastante aquelas picapes dos anos 1980, ela quebrava o galho de quem precisava de um modelo com caçamba e lugar para mais do que duas pessoas, mas não queria ou não podia desembolsar o valor para levar para casa uma picape média.


Essa foi uma virada de página na categoria e sagrou definitivamente a Strada como a líder da categoria, visto que a partir desse momento ninguém mais chegou nem perto de ameaçar a liderança da picape italiana. Apesar da Saveiro ter comprado a briga e lançado uma versão com cabine dupla nos mesmos moldes de adaptação de projeto (que inclusive é vendida até hoje), nunca conseguiu chegar no nível de vendas da rival.


A Fiat, não contente com a liderança, decidiu que estava na hora de lançar uma nova geração da Strada, e em 2020 a picape chegou, com muito mais tecnologia e um projeto novo que comportava a cabine dupla com quatro portas totalmente funcionais (diferente da geração passada). Mesmo depois de quatro anos de lançamento da nova geração, a Strada continua sem uma concorrente direta, ao menos nas versões mais caras, equipadas com a cabine dupla. Isso porque quando pensamos nas versões de trabalho com cabine simples, elas não diferem tanto da Saveiro lançada em 2009, e, inclusive, perde em alguns quesitos como o motor, que é mais fraco do que o da concorrente.


Por outro lado, nas versões mais completas a Strada da um show na concorrente, contando a motorização turbinada e câmbio automático, novidades recentes, além de outros itens como quatro airbags e faróis de LED, itens que ficam só na esperança dos fãs da Volkswagen, já que a picape é basicamente a mesma desde 2009. Com todas essas vantagens, a Strada emplacou mais de 120.000 unidades no ano de 2023.


Quer saber tudo sobre a linha 2025 da Fiat Strada? Vem com a gente!


Motor e câmbio da Fiat Strada 2025


A linha 2025 da Strada oferece apenas duas opções de motorização, sendo a 1.3 aspirada com 109 cavalos e 13,7 kgfm de torque, que pode ser acompanhada tanto da transmissão manual de cinco marchas quanto da automática do tipo CVT. Apesar de não ser um grande destaque, esse motor é bastante honesto e dá conta do recado.


O destaque, porém, são as versões mais caras, que são equipadas com o motor 1.0 turbo com câmbio automático CVT. Ele oferece 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque que deixam o desempenho da Strada muito interessante.


O motor 1.3 que equipa a maioria das versões da Strada, tem um bom consumo, mas o desempenho é fraco.


Desempenho e consumo do Fiat Strada 2025


Equipada com o motor 1.3 aspirado, o desempenho não é nada demais. Isso era um ponto que fazia com que as versões da Strada não fossem tão atrativas para quem buscava o modelo para lazer, afinal, não era difícil achar um concorrente mais equipado e potente na concorrência. Em termos de equipamentos a situação continua a mesma, mas pelo menos agora o desempenho foi solucionado pela motorização turbinada.


As acelerações de 0 a 100 km/h das versões aspiradas fica próxima dos 11,6 segundos com o modelo vazio, enquanto carregada ele sobe mais um pouco. Turbinada, porém, a Strada cumpre a mesma tarefa em bons 9,5 segundos.


O consumo gira em torno de 9,0 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol; e 12,8 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada com gasolina nas versões aspiradas; e 8,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol; e 12,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina nas versões turbinadas.


A motorização turbinada dá outra vida às acelerações da Strada.


Conforto do Fiat Strada 2025


Definitivamente os equipamentos não são o forte da Strada, mesmo se o assunto for as versões mais caras da picape. Se você está de olho em um carro cheio de mimos, saiba que por aqui não encontrará nada muito além do básico. O grande trunfo da Strada é o fato de que ela é competente para o uso no trabalho e consegue oferecer algum nível de conforto e praticidade em suas versões mais caras. Por outro lado, se você não precisa da caçamba, a Strada não faz sentido para você, e qualquer carro da faixa de preço dela irá te atender muito melhor.


No final das contas o público alvo da picape nas versões mais caras é quem precisa de um carro para cumprir tanto as questões de trabalho quanto pessoais, e em um país como o Brasil, em que veículos são bens tão caros, esse público alvo é bastante grande, o que justifica a quantidade de vendas da picape.


Pensando sobre o espaço interno, ela é pequena, sim. Devemos manter em mente que é uma picape pequena com uma cabine dupla, mas não é possível fazer milagres. Mesmo dois adultos, no banco de trás, viajam mais próximos do que o ideal, por conta da largura da cabine que não é das maiores. Além disso, o espaço para as pernas não é dos melhores.


Comparar a situação de quem viaja atrás da Strada com quem vai na segunda fileira da Volkswagen Saveiro, por outro lado, chega a ser injusto. Além do espaço ser muito maior e menos claustrofóbico, a briga já termina no começo, quando levamos em conta que a picape italiana tem portas traseiras.


Colocando em perspectiva, até que o espaço interno da Strada não é tão ruim assim.


Análise por versão


Strada Endurance 1.3 CS Manual 2025


A versão de entrada da Strada é voltada para quem vai usar o modelo para trabalho. Sem muitos equipamentos ou preocupação com detalhes estéticos, a picape vem pronta para o uso na lida, oferecendo apenas o básico para isso. Se você achar que faltam equipamentos, existe um pacote opcional, chamado Pack Worker, que adiciona mais alguns itens de comodidade.


A lista de equipamentos começa com rodas de aço de 15 polegadas sem calotas, dois airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.


Seguimos com direção elétrica, ar-condicionado manual, ajuste de altura do volante, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros e para-sóis com espelho para motorista e passageiro.


Perceba que, sim, faltam alguns equipamentos. O pacote de opcionais que pode ser adicionado ao modelo conta com itens como travas elétricas, capota marítima e ajuste de altura do banco do motorista.


A visual da versão Endurance entrega que se trata de um veículo de trabalho.


Strada Freedom 1.3 CS Manual 2025


A versão seguinte, Freedom, já conta com mais cuidado com os detalhes, vindo com para-choques pintados na cor do carro e calotas para cobrir as rodas de aço. Para quem não quer andar por aí com o visual de picape de trabalho, além de contar com mais alguns itens de conforto, essa é a solução ideal para você. Vale lembrar que essa é a versão mais equipada da Strada, com cabine simples, que se pode levar para casa.


Além dos itens de série da versão Endurance, temos, ainda, alerta de pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, vidros elétricos dianteiros com sistema de um toque para subida e descida, ajuste elétrico dos retrovisores, destravamento interno e remoto da caçamba, travas elétricas e alarme. Como opcional, é possível adicionar rodas de liga-leve de 15 polegadas e sensores de estacionamento.


A versão Freedom conta com um cuidado a mais na questão da aparência frente à Endurance.


Apesar de um pouco mais completa, a versão fica devendo um sistema de som.


Strada Freedom 1.3 CD Manual 2025


Essa versão, que é a mais barata com cabine dupla, é feita para quem precisa da praticidade da cabine dupla para carregar mais pessoas e ainda contar com a caçamba. Infelizmente ela não é muito equipada, mas as versões iniciais da Strada são muito mais voltadas para quem vai usar o modelo para trabalho do que para lazer, assim deixando esse tipo de questão em segundo plano.


A diferença para a versão de cabine simples, em termos de equipamentos, são os quatro airbags e os vidros traseiros elétricos com sistema de um toque para subida e descida.


A versão Freedom é a primeira da linha a contar com opção de cabine dupla.


Strada Volcano 1.3 Manual 2025


A partir daqui, começamos a migrar de modelo de trabalho para lazer, mas sempre deixando claro que ele se inclina mais para o lado do primeiro do que para o segundo. Mantendo as boas características de robustez, a versão Volcano traz mais equipamentos para quem quer trabalhar e curtir com a família com mais conforto.


Além dos itens de série da versão Freedom cabine dupla, contamos, ainda, com rodas de liga-leve de 16 polegadas, faróis de LED, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, tapetes, sensores de estacionamento traseiros, volante multifuncional e central multimídia de sete polegadas com rádio, conexão Bluetooth, USB e espelhamento com fio de Android Auto e Apple CarPlay.


A versão Volcano é a primeira a contar com os bonitos faróis de LED.


Strada Volcano 1.3 Automático 2025


A versão automática da Strada Volcano é a mais barata da linha a aposentar o pedal esquerdo, trazendo mais esse conforto, principalmente para quem mora em lugares com muito trânsito.


Além dos itens da versão Volcano manual, por aqui temos o câmbio automático, volante revestido em couro, descansa braço central dianteiro e carregador por indução.


A versão Volcano é a primeira a aposentar o pedal da embreagem.


Strada Ranch 1.0 Turbo Automático 2025


Tanto a versão Ranch quanto a Ultra são as tops de linha da picape, em um sistema de configuração de versões em Y, no qual se segue uma linha reta até que, no topo de linha, existem duas opções. O grande destaque fica por conta do motor 1.0 turbo, que garante um desempenho muito bom para a picape. Apesar disso, ela tem seus mimos a mais em termos de equipamentos.


Além dos itens de série da versão Volcano Automática, as versões topo de linha contam com ar-condicionado automático e bancos em couro.


A versão Ranch conta com acabamento do banco em duas cores.


Ar-condicionado automático é exclusividade das versões turbinadas da Strada.


Strada Ultra 1.0 Turbo Automático 2025


Em termos de equipamentos, a versão Ultra é similar à Ranch. As principais diferenças ficam por conta da estética.


A versão Ultra chama a atenção pelo visual externo mais esportivo.


Os detalhes esportivos seguem no interior da versão, com costura vermelha nos bancos de couro.


Veredito


A Strada pode fazer todo o sentido para você, ou nenhum. Isso varia de acordo com o uso que você fará do seu novo carro zero km. Se você precisa da caçamba, seja para trabalhar ou carregar coisas como pranchas de surfe, bicicletas, motos, móveis ou qualquer outra coisa, definitivamente a Strada faz sentido, inclusive nas versões mais caras que irão oferecer mais conforto para você.


Por outro lado, se essa não será a prioridade do seu uso, e você está pensando em um veículo familiar, a Strada simplesmente não faz sentido. Com o valor pago nela você consegue comprar produtos muito mais completos e bem construídos que a picape, garantindo mais conforto para você e sua família.



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