O Ford Bronco tem um comportamento curioso no mercado brasileiro, afinal, o modelo faz muito sucesso com um nicho específico de consumidores, mas praticamente não vende nada para todo o resto do público. Se você já foi em um evento de off road, é provável que tenha visto alguém a bordo de um Bronco por lá, enfrentando os atoleiros sem grandes dificuldades.
Por outro lado, se você não está incluído nesse universo e vive sua vida apenas em ambientes urbanos, a chance de você nunca nem ter visto pessoalmente um desses rodando é grande, já que seus números de vendas são bem baixos. É curioso observar que modelos com visual aventureiro fazem muito sucesso no Brasil, mas quando eles, além do visual, tem a real capacidade de enfrentar o fora de estrada, parece que o modelo perde o apelo para o consumidor.
Se no Brasil a história é complicada, no exterior a situação é outra, afinal, o Bronco é um dos modelos mais tradicionais do mercado norte-americano, tendo surgido na década de 1960 e durado até o fim da década de 1990, quando saiu de linha. A nova e atual geração do modelo surgiu mais de vinte anos depois, em 2021, cheio de novas tecnologias, motorização e muito espaçoso, afinal, antes ele tinha a curiosa receita de ser um SUV com apenas duas portas, moda que fazia muito sucesso nos EUA mas nunca pegou por aqui.
Na prática, antes ele era basicamente uma caminhonete de cabine simples, porém fechada, assim como era a Chevrolet Bonanza, que foi vendida por aqui e era derivada da D20. Fato é que esse tipo de modelo não fez sucesso por aqui por chegar em uma época na qual modelos de duas portas estavam caindo em desuso e perdendo espaço para a praticidade dos modelos com quatro portas.
Chega a ser difícil apontar SUVs recentes que ofereciam a opção de carroceria com duas portas. No mercado atual, existe essa opção na Land Rover Defender, Jeep Wrangler e Suzuki Jimny, e alguns outros modelos como Troller T4 e Mitsubishi Pajero Full, que saíram de linha recentemente. A nova geração do Bronco fugiu dessa tradição que, apesar de clássica, restringe demais o público alvo do modelo, e apostou em um estilo mais democrático com quatro portas.
Se o ponto do carro fosse apenas o fora de estrada, faria sentido ter uma versão com entre-eixos reduzido para melhorar o desempenho nas trilhas, mas o foco do modelo não é exclusivamente esse, mas também conquistar quem busca um SUV valente e refinado para estacionar na garagem. Ele ser maior o deixa mais usável no dia-a-dia de famílias e permite que quem o compra tenha apenas ele na garagem para cumprir qualquer função.
O Ford Bronco atende muito bem quem gosta de curtir a natureza.
Na teoria a ideia é ótima, afinal, além de muito competente no fora-de-estrada, o modelo ainda tem muito luxo e espaço interno para conquistar o consumidor. Na prática, porém, a situação é diferente, e, de acordo com a FENABRAVE, em 2023 a Ford conseguiu emplacar apenas 1.156 unidades do modelo. Para se ter uma ideia, isso é menos do que as vendas individuais de modelos de luxo como Porsche Cayenne, BMW X5 e Volvo XC90, mesmo que todos esses modelos custam mais de R$ 600.000 reais.
Entender porque o Bronco não faz sucesso, mesmo com tantos predicados, é um exercício de abstração interessante, afinal, olhando rapidamente, o carro parece ter tudo para ser um sucesso no nosso país, que é tão fã de carros com visual aventureiro. Por outro lado, parece que a mudança de abordagem da Ford no Brasil, deixando de ser montadora e virando importadora, prejudicou muito a visão do público sobre a empresa e, consequentemente, seus produtos foram afetados.
Fato é que, com essa mudança, a Ford se reposicionou no mercado, tirando de linha seus carros mais baratos e focando em produtos de alto valor agregado. Atualmente, quem quer um Ford na garagem tem que desembolsar mais de R$ 200.000 por um Territory, que é o modelo de entrada da marca. Apesar de ter perdido grande parte da sua participação no mercado, curiosamente, o ano posterior à mudança foi o primeiro no qual a operação da Ford no Brasil foi lucrativa, após vários anos de prejuízos. Isso foi possível pela grande queda nos custos da empresa e nova abordagem de mercado focando no lucro por unidade, e não na quantidade vendida.
Se para a Ford a mudança foi boa, para o Bronco a história não foi a mesma. Como ele foi o primeiro lançamento dessa “nova” Ford, ele servia não apenas como um carro do portfólio, mas também como um ponto a ser provado. O ponto de que, a partir dali, a Ford seria uma marca premium e venderia com modelos de alto valor. Assim, o Bronco chegou cheio de tecnologia, desempenho e um excelente acabamento, mas cobrando muito caro, para reafirmar o posicionamento da empresa.
Essa postura não foi vista com bons olhos pelo mercado em um primeiro momento, e o Bronco acabou não vingando no mercado. Com o passar do tempo, o Bronco teve seu preço reduzido aos poucos enquanto os concorrentes subiam, e atualmente ele está posicionado de maneira bastante interessante no mercado. Se você está pensando em estacionar o SUV médio na sua garagem, vamos te contar tudo que você precisa saber sobre o modelo.
A única opção de motorização e câmbio oferecida no na linha 2024 do Bronco é o 2.0 Turbo, somente a gasolina, que conta com 253 cavalos e 38,7 kgfm de torque, tudo isso associado com um câmbio automático de oito marchas. Vale lembrar que o modelo conta com sistema de tração nas quatro rodas.
O motor 2.0 Turbo do Bronco tem excelentes números.
Para um modelo do seu tamanho, o desempenho é excelente, o que é justificado pelos bons números de potência e torque e pelo câmbio automático muito eficiente. Nas acelerações de 0 a 100 km/h, o modelo leva cerca de 8,0 segundos, mais rápidos do que muitos modelos que se dizem esportivos.
O consumo fica em torno de 8,6 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
Desempenho do Bronco também é destaque no fora de estrada.
Os carros da Ford sempre foram conhecidos pelo seu conforto a bordo, e no caso do Bronco a história não é diferente. Apesar do bom desempenho no off road, andar com o modelo no dia-a-dia não é desconfortável como ocorre em outros modelos voltados ao fora de estrada como um Troller, que vale lembrar, é uma marca originalmente brasileira, pertencente ao grupo Ford.
Além do conforto no uso, vale lembrar que a lista de equipamentos do modelo é bastante completa, contando com vários itens que, pelo preço do modelo, fica pressuposto que ele terá, mas sabemos que não é um padrão, visto que a irmã Ford Maverick não oferece. Um exemplo disso é o piloto automático adaptativo, que se faz presente no SUV.
O porta objetos abaixo do banco traseiro mostra que o modelo foi muito bem pensado.
A possibilidade de abertura do vidro traseiro dá mais praticidade ao modelo.
O espaço interno é excelente e três adultos conseguem viajar com relativo conforto no banco traseiro, apesar de o ideal ser que viajem apenas dois. O porta-malas também é ótimo, contando com 580 litros de capacidade, muito mais do que o suficiente para você levar tudo que quiser na viagem. Talvez fosse interessante que o modelo contasse com a opção de sete lugares, mas a decisão da Ford foi montar um modelo para menos pessoas porém com bastante espaço e cheio de boas sacadas para o uso familiar do modelo, e conseguiu com muito mérito. É possível apontar carros tão eficientes para o uso de uma família de até cinco pessoas, mas encontrar modelos melhores será uma tarefa bem mais complicada.
O bom espaço interno do modelo chama atenção.
Falta de espaço não será um problema com o porta-malas de 580 litros.
O modelo é vendido em versão única, sem opcionais, o que é justificável por a lista de equipamentos ser bastante completa. Por conta do excelente espaço interno, além dos vários itens de conforto, motor com ótimo desempenho na estrada e aptidão para o fora-de-estrada, o modelo parece ser uma excelente junção de várias demandas em um só produto. Porém, o preço ainda pesa e a fama que a Ford ganhou nos últimos anos pesa desfavoravelmente ao SUV americano, e nem as recentes reduções de preço parecem ter surtido muito efeito.
A lista de equipamentos do modelos começa com rodas de liga-leve de 17 polegadas, suspensão traseira independente, nove airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas, faróis de LED, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, comutação automática dos faróis, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma urbana, monitoramento de pedestres, alerta de ponto cego, limpador do vidro traseiro, alerta de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa.
Além disso, temos ainda direção elétrica, ar-condicionado automático com duas zonas de temperatura independentes e saídas para o banco traseiro, portas USB para a segunda fileira, ajuste de altura e profundidade do volante, que é revestido em couro, aquecimento dos bancos dianteiros, bancos em couro, descansa braço central dianteiro, tapetes, teto solar, computador de bordo, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, vidros elétricos com função um toque para subida e descida, para-sóis com espelho e iluminação para motorista e passageiro, volante multifuncional, ajustes elétricos do banco do motorista, ajustes elétricos dos retrovisores, que contam com rebatimento automático, retrovisor interno eletrocrômico, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do tanque de combustível, travas elétricas, alarme, chave presencial com sistema de partida por botão e acionamento remoto do motor, acendimento automático dos faróis, limpadores de para-brisas automáticos, freio de estacionamento eletrônico e carregador por indução.
Fecha a lista de equipamentos do modelo, que é, como pode ser visto bem completa, a central multimídia de 8,0 polegadas com rádio, conexão USB, Bluetooth, espelhamento com fio de Android Auto e Apple CarPlay e sistema de navegação nativo.
A atenção aos arremates e materiais utilizados torna o interior do SUV muito bem acabado.
O interior do modelo é elegante e bem acabado, mas poderia trazer um painel de controle totalmente digital.
A chave presencial com o nome do modelo mostra ao esmero da Ford com os detalhes.
Analisando ponto por ponto, o Bronco é um baita carro, mas foi, e ainda é, prejudicado por fatores externos. Sendo o primeiro Ford chegado ao Brasil depois da mudança de postura da marca, recaiu sobre ele a responsabilidade de mostrar pro consumidor a nova dinâmica da Ford para o Brasil. Por conta disso, ele chegou ao mercado com o preço nas alturas.
A primeira impressão que as pessoas têm sobre alguma coisa sempre tem forte impacto na opinião final sobre ela, e o Bronco foi muito prejudicado pelo preço alto, assim como aconteceu com o Volkswagen Taos no lançamento. Agora, mesmo baixando o preço do Bronco enquanto os concorrentes aumentam, tornando ele mais atrativo, ele não consegue disparar nas vendas, e ver um deles andando na rua é um evento muito raro.
Apesar de tudo isso, ele é um carro muito competente em diversos aspectos. Ao mesmo tempo em que atende perfeitamente o uso familiar, com excelente espaço interno, porta-malas, tecnologia e potência, ainda permite que o proprietário vá curtir a natureza nas suas folgas sem a necessidade de ter um segundo carro específico para isso. Se você está de olho em um carro familiar muito versátil nessa faixa de preço para andar em todo tipo de lugar, o Bronco é a sua pedida.
Se você só quer um carro grande e confortável, o Bronco também te atenderá muito bem.