O Nivus é um fenômeno muito curioso no mercado de SUVs compactos brasileiro. Quando foi lançado em 2020, o modelo fez muito barulho, trazendo para si a atenção que um dia havia sido do seu irmão Polo. É fato que, nessa época, o hatch compacto não vivia seus melhores dias em termos de vendas, resultado de um processo de aumento de preços e diminuição da oferta de carros por conta da falta de componentes que debilitou a produção não só da Volkswagen, mas também de outras montadoras, como foi o caso da Chevrolet.
A chegada do Nivus fez muito sucesso, talvez, por ele ser muito diferente do que se via na época. A tendência dos SUVs com caimento cupê, antes no Nivus, era presente apenas em modelos de luxo que custavam várias centenas de reais, e o irmão do Polo foi o responsável por trazer, pela primeira vez, esse tipo de carroceria para a realidade de um público maior. Se hoje temos outras opções que exploram o mercado, como Fiat Fastback e Honda HR-V, em 2020 o Nivus era o único, e isso fez com que ele conquistasse muitos clientes por conta do estilo.
É claro que o modelo é muito mais do que estilo, mas não podemos tirar isso dele. Chega a ser impressionante o quão diferente o modelo é em relação ao Polo, mesmo que os dois compartilhem uma infinidade de coisas. Os desavisados podem achar que são carros completamente diferentes, situação que não ocorre, por exemplo, quando pensamos na dupla Fiat Argo e Pulse. Ao olhar o SUV compacto, é bem provável que a pessoa fique com uma sensação de que já viu aquilo em algum lugar, e isso se deve ao fato de que a dissociação de design dos dois modelos na montadora italiana não foi tão bem feita.
Falar que o Nivus compartilha diversas características com o Polo tem seus lados positivos e negativos. Uma das coisas comuns dos dois modelos é a ótima dirigibilidade, que é praticamente uma marca registrada da Volkswagen, pelo menos nos seus modelos mais baixos. A lista de equipamentos não era muito diferente do hatch compacto em 2020, mas hoje em dia é consideravelmente mais completa, afinal, o irmão menor passou por um processo de redução de custos para ser reposicionado. A questão do acabamento era um ponto de crítica, afinal, o modelo herdou, também, o mesmo interior do irmão.
Esse processo, claro, teve a ver com o sucesso que o Nivus fez. Não fazia sentido deixar o Polo posicionado de maneira tão próxima ao SUV compacto, afinal, quem chegava na concessionária e olhava os dois, quase sempre optava pelo Nivus, que tinha uma lista de equipamentos equivalente ou até superior, em uma carroceria mais moderna e que estava na moda.
Cheio de personalidade, bons equipamentos, bom motor e ótima sensação ao dirigir, é fácil entender porque até hoje, mesmo com a chegada de outros concorrentes, o Nivus ainda faz sucesso. Entre janeiro e junho de 2023 o modelo emplacou mais de 20.000 unidades, liderando dentro do seu pequeno segmento de SUVs compactos com caimento cupê.
Vamos te dar algumas características importantes do modelo para você saber se, mesmo depois de três anos de mercado, ele é a compra ideal para enfeitar sua garagem!
O conhecido motor 1.0 TSI da Volkswagen, que também equipa os irmãos Virtus e T-Cross.
Desde que foi lançado, o Nivus sempre contou com apenas uma configuração de motor e câmbio, sendo ele o 1.0 Turbo de 128 cavalos e 20,4 kgfm de torque, acompanhado de uma transmissão automática de seis marchas.
Esse é o mesmo conjunto que equipou e equipa outros modelos da marca. Marcou presença, por exemplo, no Golf e Polo, e está presente no portfólio atual da marca, além do Nivus, no Virtus e no T-Cross. No caso do Polo, a configuração 1.0 Turbo atual do modelo é a mesma que equipava o Up!, contando com 116 cavalos. Tranquilo em termos de manutenção, o que se deve tomar mais cuidado é com a qualidade do combustível que o motor vai consumir, afinal, ele conta com sistema de injeção direta, a qual é mais sensível à essa questão.
Faz falta, nessa questão, uma opção equipada com motor 1.4 Turbo de 150 cavalos, configuração que está presente, por exemplo, no Virtus, na versão topo de linha Exclusive, além do icônico Polo GTS. Também está presente no T-Cross, irmão um pouco maior que o Nivus mas que compartilha a mesma plataforma. Existe a esperança de que essa opção chegue junto com a reestilização do modelo que deve acontecer em breve, e assim, o modelo conseguirá bater de frente, por exemplo, com o rival Fiat Pulse Abarth.
Em termos de desempenho, o Nivus não é o mais rápido da categoria, mas não faz feio. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,0 segundos, ultrapassagens e retomadas de velocidade não serão um grande problema. Por outro lado, não se tem, por aqui, aquela sensação de que está sobrando motor, como é o caso do Jeep Renegade e Fiat Fastback 1.3 Turbo, ambos equipados com o mesmo motor e contando com 185 cavalos.
Aliás, o Nivus é, talvez, o SUV compacto que mais se adeque à ideia de melhor desempenho, por conta da própria construção do modelo que se assemelha bastante a um hatch. A suspensão com acerto mais esportivo e a direção direta passam uma expectativa que não é totalmente atendida quando se pisa no acelerador. Apesar do desempenho ser bom e atender bem às demandas do condutor, com boas saídas e retomadas, a impressão que fica é que o modelo poderia ter algo a mais, e esse seria o exato papel de uma versão equipada com o motor 1.4 Turbo.
Em relação ao consumo, o modelo não é nem muito gastador nem econômico, e isso se dá por conta, principalmente, do câmbio automático. É sabido que esse motor, combinado com uma transmissão manual, consegue ótimas médias, mas quando trabalha em conjunto com o câmbio automático essa situação muda um pouco.
Na cidade, as médias giram em torno de 8,3 km/l com etanol e 12,1 km/l na gasolina, números que melhoram quando o modelo está rodando na estrada. Nessa situação, as médias sobem para 10,1 km/l com etanol e 14,2 km/l com gasolina.
Piloto automático adaptativo é um item de série em todas as versões do Nivus 2024.
Em termos de equipamentos, o modelo não deve nada para outros concorrentes, inclusive contando com piloto automático adaptativo em todas as versões, item esse que não está presente nem como opcional em modelos concorrentes como Chevrolet Tracker e Fiat Fastback.
O maior porém do Nivus, e que é um grande impeditivo para uma parte dos compradores desse tipo de carro, é o espaço interno. Com o mesmo entre eixos do Polo, não se poderia esperar um grande milagre em termos de espaço para os ocupantes da segunda fileira de bancos, situação diferente do que acontece, por exemplo, com o T-Cross, que conta com o entre eixos alongado, tendo o mesmo tamanho do do Virtus.
Dois adultos e uma criança conseguem viajar no modelo, mas a questão dos ombros pode começar a incomodar. Além disso, o espaço para as pernas vai incomodar se sua carona for alguém de estatura maior, além da cabeça que vai encostar no teto, mais baixo por conta do caimento da carroceria. Se a ideia é levar três adultos no banco de trás, pode ter certeza que a viagem não será lembrada como a mais agradável da vida deles.
Por outro lado, se você não precisa levar ninguém no banco de trás, ou tem filhos pequenos, o Nivus vai te atender muito bem. Além disso, o porta-malas de 415 litros de capacidade tem bom espaço para que você monte sua bagagem sem se preocupar muito se vai caber tudo no bagageiro ou não.
Agora vamos te contar o que cada versão Nivus te oferece em termos de lista de equipamentos, tornando mais clara as diferenças entre as duas.
Apesar de ser a versão de entrada do modelo, a Comfortline é bastante completa. Considerando o posicionamento do modelo no mercado, percebe-se que ela não disputa com as versões de entrada dos outros SUVs compactos, mas mira em versões mais intermediárias. Se você sempre quis ter um Nivus, mas não quer gastar tudo que a versão topo de linha cobra, essa é a sua pedida!
A lista de equipamentos começa com rodas de liga-leve de 16 polegadas, seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas, faróis de LED, luzes diurnas em LED, sistema de frenagem autônoma de emergência, limpador do vidro traseiro, alerta de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa. Vale lembrar que o modelo conta com cinco estrelas nos testes de segurança.
Seguimos com transmissão automática, piloto automático adaptativo, direção elétrica, ar-condicionado com comando manual, saída de ar-condicionado para a segunda fileira, ajuste de altura e profundidade do volante, volante revestido em couro, ajuste de altura do banco do motorista, descansa braço central dianteiro, computador de bordo, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, vidros elétricos nas quatro portas com sistema de um toque para subida e descida, para-sóis com espelho e iluminação para motorista e passageiro, volante multifuncional, ajuste elétrico dos retrovisores, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do tanque de combustível, travas elétricas, alarme e carregador por indução.
Fecham os itens de série a central multimídia de 6,5 polegadas com rádio, conexão Bluetooth e entrada USB, além do espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay com fio; e painel digital.
O Nivus conta com 6 airbags desde a sua versão de entrada.
As rodas de 16 polegadas da versão Comfortline.
O painel digital da versão Comfortline também surpreende.
A versão topo de linha é perfeita para quem quer andar por aí com tudo que o Nivus tem a oferecer. Além dos detalhes estéticos e das rodas maiores, o modelo conta com mais itens de conforto e comodidade!
Além dos itens de série da versão Comfortline, o modelo conta, ainda, com rodas de liga-leve de 17 polegadas, faróis de neblina com função "cornering light" (acende o lado para o qual você vira o volante para ajudar na iluminação), alerta de fadiga do motorista, ar-condicionado automático, entrada USB para os ocupantes do banco de trás, bancos em couro, tapetes, sensores de estacionamento dianteiros, rebatimento elétrico dos retrovisores, retrovisor interno eletrocrômico, chave presencial com sistema de partida por botão, limpador de para-brisas com acionamento automático, acendimento automático dos faróis, central multimídia de 10,1 polegadas com rádio, conexão Bluetooth, USB, espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay sem fio e painel Active Info Display, painel digital 100% configurável de 10,25 polegadas.
Painel 100% digital e configurável para aumentar ainda mais a conectividade da versão Highline.
Tenha a praticidade do ar-condicionado automático para manter a temperatura desejada.
Rodas de 17 polegadas exclusivas da versão Highline.
No final das contas, o Nivus pode ser a melhor ou a pior opção de SUV compacto que você pode comprar, dependendo do seu uso. A questão é que o modelo tem muitos predicados e com certeza vai agradar o motorista, porém, por outro lado, o modelo é consideravelmente menor do que outros concorrentes, como o Hyundai Creta, por exemplo.
Assim, se você não precisa de muito espaço para pernas no banco traseiro, por não ter filhos ou ter crianças pequenas, o modelo vai, com certeza, te atender muito bem e te conquistar pela boa dirigibilidade e lista de equipamentos, além do porta-malas que vai suprir suas necessidades, mesmo tendo crianças.
Se, por outro lado, sua família é maior e seus filhos são grandes, ou você sempre anda com gente no banco de trás, então o Nivus não vai ser uma boa opção para você, e seria bom olhar alguns concorrentes que oferecem bons custos-benefícios.