Chery iCar vs Kwid E-Tech: compare preços e versões

Se você quer comprar um carro elétrico, é bem provável que tenha observado uma disputa para ver quem ostentará o título de modelo movido à eletricidade mais barato (ou menos caro) do mercado. Confira aqui!
Chery iCar vs Kwid E-Tech: compare preços e versões

Lançado primeiro, o Renault Kwid E-Tech chegou ao mercado causando muito alvoroço, por diversos motivos. Primeiramente, apesar de ser elétrico, muitas pessoas viam apenas o preço e torciam o nariz para a ideia de pagar os R$ 146.990 para levar para casa um subcompacto. Apesar disso, o modelo deu um sinal positivo para o resto da indústria sobre a demanda por carros elétricos mais baratos, pois o seu lote inicial, composto por 750 unidades, foi esgotado antes mesmo de desembarcar no país.

Praticamente com tudo pronto para lançar a sua opção de subcompacto na mesma faixa de preço, a Chery parece ter gostado do resultado que viu nas vendas do francês, pois logo correu e liberou para vendas o pequeno iCar, carro elétrico voltado majoritariamente para uso urbano. Com preço inicial de R$ 139.990, o modelo pegou para si a coroa de elétrico mais barato e a manteve por alguns meses, até que a montadora chinesa optou por aumentar os preços, fazendo-o chegar aos atuais R$ 149.990 e devolvendo o título ao rival francês.

Os dois modelos vendem relativamente bem, considerando apenas o mercado de elétricos, que é muito reduzido em relação ao de modelos à combustão. O destaque, porém, fica para o Chinês, que, mesmo com apenas seis meses de mercado, atingiu a segunda posição geral no ranking de carros elétricos mais vendidos no ano inteiro de 2022, ficando atrás apenas do líder isolado Volvo XC40, que conseguiu esse resultado por meio de uma política de preços agressiva adotada pela marca sueca nos últimos meses.

Ao olhar para os dois modelos, lado a lado, já existem diferenças fáceis de serem identificadas. A primeira, e mais óbvia, é que o modelo da Chery possui apenas duas portas. A ideia do iCar é bastante similar, por exemplo, à dos modelos da Smart, que surgiram nos anos 2000 e fizeram muito sucesso pelo mundo, por serem bastante compactos e econômicos, além de contar com uma versão 1.0 turbinada assinada pela Brabus, divisão esportiva da Mercedes-Benz, que era dona da marca e, atualmente, possui 50% dos direitos da marca, tendo vendido os outros 50% para a chinesa Geely, mesma marca que, comprou a Volvo em 2010.

Confira aqui todos os equipamentos do iCar 2023 e compare com o Kwid Tech 2023

A ideia, afinal, é ser um carro ideal para um tipo muito comum de usuário de transporte em grandes centros, que é o que roda sozinho. Se você prestar atenção ao trânsito à sua volta, perceberá que boa parte dos carros está sendo utilizado com apenas uma pessoa dentro, inclusive carros bastante grandes, como SUVs e caminhonetes, que acabam ocupando muito espaço e gastando muito combustível. Esses city cars chegam para atuar no nicho de pessoas que querem um uso mais urbano mais fácil e, claro, tem dinheiro para bancar o luxo de poder ter um modelo desses apenas para usar na cidade.

Dizemos isso pois é bastante comum, por aqui no Brasil, que esses modelos cheguem por preços bastante salgados, apesar do tamanho bastante compacto. Quando chegou ao país em 2008, o Smart Fortwo custava praticamente o mesmo preço que as versões de entrada de Toyota Corolla e Honda Civic. O mesmo acontece atualmente com o iCar, que custa um valor muito próximo ao Corolla GLi 2023, versão de entrada do sedã médio zero km.

O modelo é homologado para carregar quatro pessoas, mas é muito claro que o objetivo dele é ser usado carregando apenas o motorista e passageiro, pois quem eventualmente for atrás sofrerá com o espaço pequeno para pernas e ombros. Fora a questão do espaço, o modelo se mostra uma opção muito válida para quem quer esse tipo de carro, oferecendo bom nível de equipamentos, apesar de deixar alguns itens importantes de fora de sua lista.

O Renault Kwid é um modelo que segue uma filosofia completamente diferente do Chery iCar. Primeiramente, vemos que ele conta com quatro portas, o que o coloca em vantagem logo que batemos os olhos nos dois modelos, afinal a presença das portas traseiras permite uma maior facilidade de acesso para os bancos traseiros, e, assim, faz o modelo ser mais versátil. Olhando o interior do modelo, vemos que ele é consideravelmente maior que o rival e, inclusive, conta com porta-malas de 290 litros, muito maior do que os apenas 100 litros oferecidos pelo iCar.

Infelizmente para a Renault, as vantagens de conforto e comodidade do subcompacto param por aí. Fora o espaço muito reduzido, o iCar apresenta um nível de equipamentos similar a modelos de categoria superiores ao Kwid à combustão, que carrega, atualmente, o título de carro novo mais barato do país. O E-Tech, por outro lado, oferece praticamente os mesmo itens da sua versão Outsider, que, diga-se de passagem, custa praticamente metade do preço do elétrico.

Confira aqui todos os equipamentos do iCar 2023 e compare com o Kwid Tech 2023

iCar 2023

VersãPreço de Tabela da Chery
Chery iCar TechR$ 149.990

Kwid E-Tech 2023

VersãoPreço de Tabela da Renault
Kwid E-Tech R$ 146.990

Motor do iCar 2023 e E-Tech 2023

Outro aspecto importante a ser comparado, quando falamos de modelos elétricos, é a questão da autonomia, afinal, é a distância que você consegue percorrer antes de precisar carregar o veículo, que é um processo consideravelmente demorado. A bateria do iCar possui uma capacidade de armazenamento maior, o que pode explicar, ao menos em parte, que o modelo chegue mais longe com a carga completa. São 282 km de autonomia, contra 265 do Kwid. Apesar da diferença, os dois modelos atendem , por exemplo, alguém que mora a 20 km do trabalho, rodando, então, cerca de 40 km por dia. Em um perfil de uso como esse, o carro precisaria ser carregado apenas no final de semana, pois o modelo gastaria, de segunda à sexta, algo em torno dos 200 km de autonomia.

Apesar dos modelos terem uso essencialmente urbano, caso o usuário precise pegar estrada com o elétrico (confira se existem eletropostos no caminho que fará), talvez seja importante saber que o iCar acelera de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos, mais rápido que o Kwid, que cumpre a tarefa em 14,6 segundos. É fato, porém, que esses dados provavelmente não irão ser um fator decisivo para compra de um ou outro. Por outro lado, o custo por km rodado de cada modelo pode ter influência considerável na decisão do consumidor.

Confira aqui todos os equipamentos do iCar 2023 e compare com o Kwid Tech 2023

Se no desempenho o Kwid fica para trás, no consumo ele é mais econômico! Para cada kWh de bateria, o modelo consegue rodar 10,2 km, enquanto o iCar roda 9,2 km. Isso implica em dizer que, para cada km rodado, o custo será menor no Renault. Sabendo que o custo do kWh gira em torno de R$ 1,00; podemos calcular que, para cada km rodado, o francês gasta cerca de R$ 0,10 e o chinês, R$ 0,11. A diferença é, realmente, muito pequena, mas se a questão a ser discutida é economia, então o modelo maior leva a melhor, por mais contraintuitivo que isso possa parecer. Talvez a diferença se dê por um fato importante: apesar de maior, o Kwid E-Tech é 18 kg leve que o iCar.

Agora vamos apresentar os itens de série de cada modelo e, ao final, te contar qual vale mais a pena, e para quem!

E, é claro, se você se interessar por algum dos modelos que estamos analisando aqui, ou ainda por seus concorrentes, não deixe de conhecer o nosso serviço de negociação. Já pensou economizar até R$ 10.000 na compra do seu próximo carro zero? Você conta pra gente qual carro procura e nós negociamos com as concessionárias da sua região.

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Equipamentos do iCar 2023 e E-Tech 2023

É interessante que, nesse tópico, comecemos falando do Chery, para que fique mais clara a diferença abissal no nível de equipamentos dele para o Renault, mas é importante fazermos uma ressalva quando mostrarmos os itens de segurança.

Para começar, falando sobre o que ele oferece para o conforto dos ocupantes, ele conta com direção elétrica, vidros elétricos nas portas dianteiras (lembre-se de que ele só tem duas portas), travas e retrovisores elétricos, para-sol com espelho para motorista e passageiro, ar-condicionado automático, ajuste de altura do volante (não conta com ajuste de profundidade), volante multifuncional revestido em couro, banco do motorista e passageiro com ajustes elétricos, bancos parcialmente em couro, descansa braço central dianteiro, teto panorâmico, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do bocal de abastecimento, alarme, chave presencial com sistema de partida por botão, acendimento automático dos faróis, computador de bordo, freio de estacionamento eletrônico com função Auto-Hold, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré. Esse conjunto de itens rendeu a ele, no comparador de custo-benefício do Virgola, nota 6,4.

Vemos que, apesar de bem equipado, o modelo deixa alguns itens importantes de lado, como por exemplo um simples ajuste de profundidade do volante. Ainda, seria conveniente que ele contasse com rebatimento elétrico dos retrovisores, afinal essa função é muito útil para quem costuma rodar em locais tumultuados ou tem pouco espaço na garagem para estacionar.

Confira aqui todos os equipamentos do iCar 2023 e compare com o Kwid Tech 2023

Na questão da segurança é que está o principal pênalti do modelo, afinal ele conta apenas com duas bolsas de airbag. Se lembrarmos que a Fiat, há uma década atrás, oferecia sete airbags no seu subcompacto, 500, vemos que não existe, por exemplo, a desculpa de que o carro é muito pequeno para receber mais bolsas. A situação fica mais feia quando olhamos para o Kwid, que conta com seis bolsas, duas a mais do que sua versão movida à combustão.

Além das poucas bolsas, o modelo conta com controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis de neblina e freios a disco rodas dianteira e traseiras, além da suspensão independente nas quatro rodas. Esse conjunto de itens de segurança rendeu ao modelo uma nota um pouco baixa, de apenas 3,2.

Fecham os itens de série do modelo a central multimídia de 10,2 polegadas com rádio, conexão Bluetooth e USB e integração com aplicativos de celular, o que rendeu a ele nota 6,7 de conectividade.

O Kwid, como dito antes, não conta com muitos itens de série. O pacote único que é oferecido sai da concessionária com direção elétrica, vidros e travas elétricas nas quatro portas, retrovisores elétricos, para-sol com espelho para o passageiro, ar-condicionado manual, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do bocal de abastecimento, alarme, chave canivete, computador de bordo e câmera de ré. Com esses equipamentos, o modelo conquistou apenas nota 3,6 no comparador.

Na segurança, onde ele se destaca frente ao concorrente, oferece seis airbags, controles de estabilidade e tração, luzes diurnas em LED e limpador do vidro traseiro. O modelo ainda herda as três estrelas obtidas pela sua versão à combustão no teste do LATIN NCAP, mas é importante lembrar que esse resultado foi obtido pelo modelo com quatro bolsas, duas a menos do que o elétrico. Por conta desses fatores, o modelo ganhou nota 6,1.

Por fim, fecham os itens de série do modelo a central multimídia de oito polegadas, que conta com rádio, conexão Bluetooth, USB e integração com aplicativos de celular, o que fecha as notas do modelo com um 5,9.

Confira aqui todos os equipamentos do iCar 2023 e compare com o Kwid Tech 2023

Veredito

De acordo com o comparador do Virgola, o modelo que leva a melhor no comparativo entre os dois é o Kwid, que obtém nota 3,71 (de um total de 5,00) de custo benefício, contra 3,27 do iCar. Nosso algoritmo leva em conta outros itens que não citamos aqui, como custos de manutenção, IPVA, consumo e desvalorização dos modelos durante três anos. Além disso, pesou em favor do francês o fato de ele possuir mais espaços (e mais portas).

A nossa recomendação, caso você esteja em dúvida sobre qual modelo comprar é pensar sobre qual será o uso do modelo. Se o condutor roda sozinho, não precisa de espaço e gosta mais de tecnologia, o iCar se mostra uma opção melhor! Se, por outro lado, o condutor precisa de mais espaço no porta-malas e mais versatilidade por conta das portas traseiras, então o Kwid será uma escolha mais segura. Um modelo elétrico que juntaria os dois mundos, entregando muita tecnologia e ao mesmo tempo as portas e o espaço seria o Peugeot e-208, que é o terceiro elétrico mais barato do país atualmente. Infelizmente, ele parte de R$ 221.990, valor consideravelmente mais caro do que os dois comparados.

Seja qual for sua escolha, certifique-se de estar fazendo o melhor negócio possível! Aqui no Virgola, negociamos o modelo novo para você nas concessionárias e te garantimos o menor preço, ou devolvemos seu dinheiro!

Mas e pra você, qual vale mais a pena?

 

Quer saber um pouco mais sobre cada versão? Confira as matérias especiais que separamos abaixo:

Chery iCar 2023 Renault Kwid E-Tech 2023

 

 

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Referências Chery

Renault

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