Se você está considerando comprar um híbrido que custe em torno de R$200.000 e já começou a pesquisar, deve ter reparado que não existem muitas opções de carros que atendam aos requisitos. Basicamente, no mercado de novos, a escolha seria entre o Corolla Cross e o Chery Tiggo 7 Pro. Nesse contexto, a Kia, que está dando passos no caminho da eletrificação total da frota (mesmo caminho sinalizado pela sueca Volvo), enxergou uma boa oportunidade de trazer para o mercado brasileiro o Niro, modelo mundial que teve a primeira geração lançada em 2017.
O Kia Niro é um sucesso de vendas europeu. Desde seu lançamento o modelo registra, ano após ano, um número crescente de emplacamentos e, com a nova geração que chegou ao mercado do velho continente em 2021, alcançou seu maior recorde. Por lá, além da opção híbrida que chegou por aqui, é oferecida também a versão elétrica, Niro EV, e juntas, as duas somaram, em 2022, 78.325 unidades vendidas. É claro que o mercado europeu é muito maior do que o nosso, até por que, com esse acumulado de vendas, o Kia ficou em 40º do ranking geral dos mais vendidos por lá, enquanto, se vendesse essa quantidade no Brasil, ocuparia a terceira posição entre os carros de passeio, pois o atual terceiro lugar, Chevrolet Onix Plus, emplacou, de acordo com a FENABRAVE, 75.243.
Confira aqui todos os equipamentos do Kia Niro 2023 e compare com o Corolla Cross 2023
Analisando, ainda, a lista dos mais vendidos por lá, podemos observar a grande quantidade de modelos híbridos e elétricos ocupando as primeiras posições dos mais vendidos. No mês de dezembro de 2022, por exemplo, os dois modelos mais vendidos foram da Tesla, marca de modelos elétricos norte-americana, tendo ficado o Model Y, com 31.562 unidades vendidas, em primeiro lugar, e o Model 3, com 20.258 unidades emplacadas, em segundo. No ranking geral, o líder de mercado, Peugeot 208, que possui versão elétrica, soma 199.302 unidades vendidas, diferença de cerca de 8.000 unidades para o segundo lugar, ocupado pelo Dacia Sandero, que foi vendido por aqui pela marca Renault, mas é, originalmente, um projeto Dacia, subsidiária Romena da marca francesa.
O ponto é que, por lá, o processo de eletrificação da frota está andando a todo vapor. É sabido, por exemplo, que a União Européia entrou em consenso sobre abolir a comercialização de modelos novos movidos à combustão até o ano de 2035, e alguns outros locais possuem metas ainda mais ousadas, como na Inglaterra, que estabeleceu 2030 como ano limite para o fim desse tipo de carros novos por lá. E é claro que uma decisão como essa afeta diretamente as cadeias produtivas, tanto locais quanto mundiais, e a vida do consumidor, principalmente europeu.
Algumas medidas foram tomadas pelos governos europeus para amenizar o choque, afinal modelos elétricos ainda são mais caros do que movidos a combustão, reflexo de economias de escala de mais de uma centena de anos de produção de motores à combustão em oposição ao aumento do uso de novas tecnologias, como motores elétricos. Talvez o mais significativo deles sejam os subsídios, que variam de país para país. Na romênia, por exemplo, o governo oferece 10.000 euros de subsídio a quem queira comprar um carro elétrico, valor que sobe para 11.500 caso o carro que entre na troca tenha mais de oito anos de uso. Na França os valores são um pouco menores, sendo 6.000 euros iniciais e que sobem para 8.500 caso o carro trocado seja movido à diesel e tenha mais de onze anos.
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Aqui no Brasil, praticamente não existem incentivos governamentais para modelos elétricos. Inclusive, com a inflação ocorrida nos preços dos carros durante a pandemia, a situação dos elétricos ficou ainda mais dramática. Um Peugeot e-208, que é considerado um dos melhores custo-benefícios do mercado de elétricos por aqui, sai da concessionária por assustadores R$221.990. Além disso, existe toda a problemática da falta de postos de carregamento ao longo do país, tornando a vida de quem dirige modelos elétricos bastante complicada fora do eixo Rio-São Paulo.
Uma solução interessante encontrada pelo mercado para apresentar a tecnologia híbrida aos consumidores, de um modo geral, sem o grande choque vindo da mudança brusca entre os modelos à combustão e elétricos, afinal, são duas filosofias de carro diferentes e os motores à combustão são praticamente uma instituição automobilística. Esse processo pode ser observado de maneira muito mais fácil no mercado brasileiro, que vem sendo povoado, nos últimos anos, por modelos híbridos. Pagando algo em torno de R$150.000, o consumidor já consegue levar para casa opções híbridas, como o Kia Stonic. Os híbridos nada mais são do que a união dos dois tipos de motores, possibilitando melhor desempenho, economia de combustível e diminuição de emissões.
Voltando à temática do comparativo, a Kia lançou o Niro no país com preço muito próximo aos concorrentes, mostrando uma estratégia um tanto agressiva, o que é compreensível. A Kia nunca fez tanto sucesso no Brasil quanto a sua irmã, Hyundai, mesmo quando estava no auge, em meados dos anos 2010, apesar de também oferecer produtos com qualidade. No exterior, por exemplo, a marca acumula prêmios de Melhor Carro e de modelos mais confiáveis do mercado. A situação da marca coreana por aqui piorou nos últimos anos e, de acordo com o relatório de dezembro de 2022 da FENABRAVE, a marca vendeu apenas 5.384 unidades, considerando inclusive os comerciais leves, diferença gritante para a compatriota coreana, que emplacou 187.809 veículos, na mesma categoria. Para título de comparação, a BMW, que oferta modelos de luxo com preços muito maiores que os da Kia, comercializou 13.795 carros, mais do que o dobro de unidades da Kia.
Além de enfrentar a difícil tarefa de melhorar a participação da marca no mercado, o Kia Niro enfrenta um outro grande problema: seu maior concorrente é um Corolla. O coreano vai precisar conquistar clientes que iriam comprar o modelo da Toyota e isso não é uma tarefa fácil, afinal a marca japonesa funciona quase como um ímã de clientes, interessados no ideal de confiabilidade, qualidade construtiva e baixa desvalorização. É fato que os modelos da Kia são tão robustos quanto os da Toyota, basta olhar o contexto mundial, no qual a Kia é uma das que tem a melhor fama nesse quesito. No Brasil, porém, existe uma idolatria exagerada a respeito da dupla japonesa Toyota e Honda, como se absolutamente todos os carros de outras montadoras tivessem qualidade inferior, o que é uma falácia. Os carros dessas marcas são, claro, bem construídos, mas isso não desqualifica modelos de outras marcas, de maneira alguma.
Se falamos do Kia Niro, devemos então apresentar o seu rival, apesar de ser difícil você não conhecer o modelo, que povoa as ruas pelo Brasil afora e vende tanto quanto modelos que custam metade do seu preço. O Toyota Corolla Cross recebeu muitas críticas quando foi lançado, em 2021, por algumas escolhas da marca japonesa, como a retirada do freio de estacionamento eletrônico e a suspensão traseira independente, itens presentes no Corolla sedan. Apesar de oferecer menos, o modelo cobra mais caro que o irmão e isso gerou comentários negativos vindos da mídia especializada. Felizmente para a Toyota, o público não parece se importar tanto assim com esses itens, e isso fica claro com os números de venda do modelo.
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O relatório da FENABRAVE aponta que o modelo emplacou 42.506 unidades, número ligeiramente menor do que o do irmão sedan, que vendeu 42.887 unidades. Esse resultado o coloca em sexta posição no ranking geral de SUVs do mercado e em primeiro entre os híbridos. Curiosamente, se considerarmos apenas as vendas do Corolla Cross, o modelo emplacou praticamente oito vezes mais do que a Kia, somando as vendas de todo seu portfólio.
Como dissemos antes, o Kia Niro faz bastante sucesso fora do país, principalmente na Europa, e pretende repetir, pelo menos em parte, esse sucesso, conquistando espaço na garagem de alguns brasileiros. Pense que se o Niro conseguisse conquistar 10% das vendas do Corolla Cross em 2022, isso representaria cerca de 4.200 veículos, o que praticamente dobraria a participação de mercado da Kia no país.
Mas vamos para o que interessa, uma comparação direta entre os dois modelos falando sobre preços, desempenho, consumo e equipamentos para, assim, te mostrar qual mais vale a pena!
E, é claro, se você se interessar por algum dos modelos, ou ainda por seus concorrentes, não deixe de conhecer o nosso serviço de negociação. Já pensou economizar até R$ 10.000 na compra do seu próximo carro zero? Você conta pra gente qual carro procura e nós negociamos com as concessionárias da sua região.
Preços e Versões do Corolla Cross e Kia Niro
O coreano chega em duas versões, com preços partindo de R$208.990 na versão de entrada EX, chegando aos R$243.990 na versão de topo de linha, SX Prestige. O modelo japonês oferece bem mais versões, mas isso é resultado de algumas versões que são oferecidas somente à combustão. Ao todo, o Corolla Cross disponibiliza cinco versões, com preços partindo de R$160.390 na versão de entrada 2.0 XR Aspirada, chegando aos R$210.490 na versão topo de linha, 1.8 XRX Híbrido.
Kia Niro 2023
Versã | Preço de Tabela da Kia |
---|---|
Niro EX 1.6 Híbrido Automático | R$ 208.990 |
Niro SX Prestige 1.6 Híbrido Automático | R$ 243.990 |
Niro SX Prestige Duas Cores 1.6 Híbrido Automático | R$ 243.990 |
Toyota Corolla Cross 2023
Versão | Preço de Tabela da Toyota |
---|---|
Corolla Cross XR 2.0 Automático | R$ 160.390 |
Corolla Cross XRE 2.0 Automático | R$ 174.990 |
Corolla Cross GR-Sport 2.0 Automático | R$ 193.590 |
Corolla Cross XRV 1.8 Híbrido Automático | R$ 202.290 |
Corolla Cross XRX 1.8 Híbrido Automático | R$ 210.490 |
Como podemos ver, as versões que apresentam preços parecidos, para comparação, são a versão de entrada do coreano e a topo de linha do japonês, que usa conjunto híbrido. No caso, Kia Niro EX (R$208.990) e Toyota Corolla Cross XRX (R$210.490).
Desempenho e Consumo do Corolla Cross e Kia Niro
O modelo da Kia, definitivamente, é melhor em desempenho. É de conhecimento que o objetivo de nenhum dos dois carros é ser esportivo, porém o modelo da Toyota exagera no que tange a esse assunto, oferecendo apenas 122 cavalos de potência, que aceleram ele de 0 a 100 km/h em lentos 13 segundos. O Kia Niro conta com 141 cavalos de potência, que levam o modelo de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos. De fato, não é um número empolgante, mas é o suficiente para que você não se arraste pela estrada e possa fazer ultrapassagens de maneira segura, ao contrário do rival da Toyota.
Considerando que o Corolla tem menos cavalaria e potência, esperava-se que o modelo compensasse isso com um excelente consumo de combustível, e de fato os números obtidos pelo modelo são muito bons. Com etanol no tanque, ele consegue médias de 11,8 km/h na cidade e 9,7 km/h na estrada, enquanto com gasolina as médias sobem para 17,8 na cidade e 14,7 na estrada.
Confira aqui todos os equipamentos do Kia Niro 2023 e compare com o Corolla Cross 2023
O fato de o consumo ser melhor na cidade do que na estrada se dá pelo fato de que, na condução urbana, o motor elétrico consegue atuar mais, inclusive ficando responsável por movimentar o modelo em momentos específicos, coisa que praticamente não ocorre na condução rodoviária.
Apesar de os números apresentados acima serem bons, eles são inferiores aos obtidos pelo Kia Niro. Aceitando apenas gasolina no tanque, o coreano consegue médias de 19,8 km/l de gasolina da cidade e 17,1 km/l na estrada. É, de fato, impressionante que um modelo consiga fazer um 0 a 100 km/h em pouco mais de 10 segundos e faça quase 20 km/l na rodovia, mas esse é o poder da tecnologia híbrida: desempenho maior e consumo menor.
Não resta dúvidas de que o Kia leva a melhor nesse tópico.

Espaço, Conforto e Segurança do Corolla Cross e Kia Niro
Se você está procurando bom espaço interno, qualquer um dos dois modelos irá te servir da mesma maneira, e isso se dá pelo fato de eles terem tamanhos bastante parecidos por dentro. O Toyota é 4 cm maior em comprimento, mas o Kia tem entre-eixos 8 cm maior. No final das contas, ambos modelos oferecem espaços muito bons e a diferença de porta-malas também é mínima, 15 litros. Enquanto o Corolla oferece 440 litros, o Niro oferece 425 litros.
A realidade é que esse tópico é um empate técnico, mas como estamos pontuando se um é melhor que o outro, o Corolla Cross leva a melhor pelo porta-malas.
Em relação aos equipamentos, vamos usar o comparador do Virgola para obter as notas de cada um, considerando o que eles oferecem. O Niro, na versão SX, conquistou nota 7 de 10, no quesito conforto, por oferecer câmbio automático, piloto automático, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, para-sol com espelho e iluminação para motorista e passageiro, ar-condicionado automático, ajuste de altura e profundidade do volante, volante multifuncional revestido em couro, ajuste de altura do banco, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos com revestimento premium, descansa braço central, rebatimento elétrico dos retrovisores, retrovisor interno eletrocrômico, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do tanque de combustível, alarme, chave presencial, partida por botão, partida remota, acendimento automático dos faróis, computador de bordo, freio de estacionamento eletrônico com função Auto-hold, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré.
O Corolla Cros, por sua vez, obteve nota 8,1 de 10 no mesmo quesito, oferecendo câmbio automático, piloto automático adaptativo, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, para-sol com espelho e iluminação para motorista e passageiro, ar-condicionado automático de duas zonas, ajuste de altura e profundidade do volante, volante multifuncional revestido em couro, ajuste de altura do banco, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos em couro, descansa braço central, tapetes, teto solar, rebatimento elétrico dos retrovisores, retrovisor interno eletrocrômico, destravamento interno e remoto do porta-malas, destravamento interno do tanque de combustível, alarme, chave presencial, partida por botão, limpador de parabrisas automático, acendimento automático dos faróis, computador de bordo, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros e câmera de ré.
Confira aqui todos os equipamentos do Kia Niro 2023 e compare com o Corolla Cross 2023
Como podemos ver aqui, os dois modelos são bastante completos, porém o Corolla Cross oferece alguns itens a mais, que estão presentes apenas nas versões mais caras do Niro.
Em relação à segurança, o Kia oferece seis airbags, controles de estabilidade e tração, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma urbana, monitoramento de pedestre e limpador do vidro traseiro. Esse conjunto de equipamentos rendeu a ele nota 8,8.
Já o Toyota oferece sete airbags, controles de estabilidade e tração, faróis de LED, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma urbana, monitoramento de pedestre, alerta de ponto cego e limpador do vidro traseiro. Com isso, o modelo gabaritou o quesito segurança, com nota 10.
Fechando a lista de equipamentos, o Niro obteve nota 7,7 em conectividade, oferecendo ao comprador painel digital e central multimídia de 10,2 polegadas com rádio, conexão Bluetooth, USB e integração com aplicativos de celular.
O Corolla teve uma nota um pouco menor, 6,9, por conta do tamanho da central, que conta com apenas oito polegadas, mas entrega as mesmas funções que a do rival. O modelo também oferece o painel digital.
Mas e agora, qual realmente vale mais a pena?
Para apontarmos quem tem o melhor custo-benefício de maneira clara e objetiva, usamos o comparador do Virgola, que leva em consideração muitos fatores, tais quais os equipamentos, custos ao longo de três anos de uso (IPVAs, combustível, manutenção, etc) e depreciação. Curiosamente, usando o comparador, os dois modelos empataram, afinal, os dois conquistaram nota 3,79 de custo-benefício, de um total de 5,00.
Assim a recomendação que fazemos para você, caso esteja em dúvida entre os dois modelos, é considerar qual é o seu perfil de uso. Por exemplo, se você costuma pegar estrada com frequência, o Kia Niro é uma opção melhor, por conta do desempenho. Se você roda mais na cidade e quer o carro que tenha mais itens de conforto, então o melhor é o Corolla, apesar de o Niro também te atender bem. No geral, existe uma relação de ganha e perde entre os dois modelos e cabe ao consumidor, individualmente, analisar qual é o que vale mais a pena para ele.
Mas e pra você, qual vale mais a pena?
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Quer saber um pouco mais sobre cada versão? Confira as matérias especiais que separamos abaixo:
Toyota Corolla Cross 2023 Kia Niro 2023
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Referências Toyota