As picapes sempre venderam muito bem por aqui e já foram representadas por nomes como Chevrolet C10 e D-20 e Ford F-100. Hoje, o segmento conta com inúmeros nomes de peso, mantendo os altos números de vendas.
Neste comparativo, analisamos a Nissan Frontier, uma picape com alta confiabilidade mecânica e muita tecnologia, e Ford Ranger, um clássico que nunca sai de moda e representa toda a tradição do segmento. E aí, qual vale mais a pena e entrega o maior benefício pelo menor custo?
Se você se interessar por algum modelo, ou ainda por seus concorrentes, não deixe de conhecer o nosso serviço de negociação. Já pensou economizar até R$ 10.000 na compra do seu próximo carro zero? Você conta pra gente qual carro procura e nós negociamos com as concessionárias da sua região.
Versões e preços da Nissan Frontier e Ford Ranger
Quando o assunto é vendas, a campeã é a Ford Ranger. Emplacando, de janeiro a agosto de 2022, 15.160 unidades, ela ocupa a 3º posição do ranking de vendas do segmento. Já a Nissan Frontier aparece na 5ª posição, com 8.023 unidades.
A Nissan Frontier é vendida no modelo 2021 em 4 versões e custa a partir de R$199.990 pedidos pela versão de entrada S, chegando aos R$267.190 na topo de linha LE.
Já a Ford Ranger está disponível no modelo 2022 em 7 versões, custando a partir de R$189.590 e chegando aos R$ 289.790, na versão topo de linha Limited.
Nissan Frontier 2021
Versão | Preço de Tabela da Nissan |
---|---|
S 2.3 Turbo Diesel Manual | R$ 199.990 |
Attack 2.3 Turbo Diesel Automático | R$ 226.490 |
XE 2.3 Turbo Diesel Automático | R$ 241.800 |
LE 2.3 Turbo Diesel Automático | R$ 267.190 |
Ford Ranger 2022
Versão | Preço de Tabela da Ford |
---|---|
XLS 2.2 Turbo Diesel Automático | R$ 200.190 |
XL 2.2 Turbo Diesel Manual | R$ 209.290 |
Black 2.2 Turbo Diesel Automático | R$ 210.290 |
XLS 2.2 Diesel Automático | R$ 239.590 |
Storm 3.2 Turbo Diesel Automático | R$ 241.790 |
XLT 3.2 Turbo Diesel Automático | R$ 275.090 |
Limited 3.2 Turbo Diesel Automático | R$ 299.490 |
Motor da Nissan Frontier e Ford Ranger
Em desempenho, a Nissan Frontier vale mais a pena. Ela conta com duas opções de motores a Diesel, sendo 2.3 Turbo com câmbio manual e até 160 cv de potência, e 2.3 Bi-Turbo com câmbio automático e 190 cv de potência. A primeira opção de motor faz de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e a segunda em 11,3 segundos.
A Ford Ranger também não decepciona e também possui duas opções de motores a Diesel: 2.2 Turbo com 160 cv de potência e 0 a 100 km/h em 15 segundos, tanto com o câmbio manual quanto com o automático; e 3.2 Turbo com 200 cv de potência, câmbio automático, e 0 a 100 km/h em 11,6 segundos.
Em relação ao consumo, a Ford Ranger tem vantagem.
Sua versão de entrada XL é também a mais econômica em consumo de combustível. Ela faz médias urbanas de 10,3 km/l e rodoviárias de 10,4 km/l, enquanto a Nissan Frontier entrega as melhores médias com o motor 2.3 Bi-Turbo, fazendo 9,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada.
Nissan Frontier 2021
Motor | Câmbio | 0 a 100 km/h |
---|---|---|
2.3 Turbo Diesel | Câmbio Manual | 13,5 segundos |
2.3 Bi-Turbo Diesel | Câmbio Automático | 11,3 segundos |
Ford Ranger 2022
Motor | Câmbio | 0 a 100 km/h |
---|---|---|
2.2 Turbo Diesel | Câmbio Manual | 15 segundos |
2.2 Turbo Diesel | Câmbio Automático | 15 segundos |
3.2 Turbo Diesel | Câmbio Automático | 11,6 segundos |

Espaço e conforto da Nissan Frontier e Ford Ranger
Quanto ao espaço da caçamba, a Ford Ranger vale mais a pena. Ela disponibiliza 1.180 litros, enquanto a Nissan Frontier perde com 1.054 litros - o que também não é nada ruim.
Já em relação aos demais itens que equipam cada uma das picapes, colocamos frente a frente duas versões que se aproximam em preço e proposta. Escolhemos a Nissan Frontier LE, que custa R$267.190, para brigar com a Ford Ranger XLT, que custa R$275.090.
A Nissan Frontier LE conseguiu a nota 6,7 em conforto em nosso comparador. Ela conquistou esta nota por trazer piloto automático; direção hidráulica; vidros elétricos; para-sóis com espelho e iluminação; ar-condicionado automático DualZone; volante multifuncional revestido em couro com ajustes de altura; bancos do motorista com ajustes elétrico e de altura; bancos revestidos em couro; descansa braço central dianteiro; teto solar; retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos; sistema de alarme; sistema keyless para abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão; sensor crepuscular; computador de bordo; sensor de estacionamento traseiro e câmera de estacionamento 360º
A Ford Ranger XLT conseguiu uma nota bem próxima: 6,5. Ela conta com piloto automático; direção elétrica; vidros elétricos; para-sóis com espelho e iluminação; ar-condicionado automático DualZone; volante multifuncional revestido em couro com ajustes de profundidade e altura; ajuste de altura do banco do motorista; bancos revestidos em couro; descansa braço central dianteiro; retrovisores com ajustes e rebatimento elétricos; retrovisor interno eletrocrômico; sistema de alarme; sensor de chuva e crepuscular; computador de bordo; sensor de estacionamento traseiro e câmera de estacionamento em ré.
Segurança da Nissan Frontier e Ford Ranger
Em segurança, a Nissan Frontier LE vence novamente, com nota 7,5 em nosso comparador por trazer 6 airbags; controles eletrônicos de estabilidade e tração; faróis e luzes diurnas em LED e faróis de neblina. Além disso, no Teste de Colisão, ela obteve 4 estrelas em segurança para adultos e crianças.
A Ford Ranger XLT bem que tentou, mas não alcançou a Frontier! Ela conseguiu a nota 7,2 em nosso comparador por trazer 7 airbags; controles eletrônicos de estabilidade e tração; faróis e luzes diurnas em LED e faróis de neblina. Sua nota no Teste de colisão foi de 3 estrelas para adultos e 4 para crianças.
Multimídia da Nissan Frontier e Ford Ranger
Em multimídia, a Ford Ranger XLT toma a frente. Ela conseguiu nota 7,5 em nosso comparador por contar com central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas e integração com aplicativos de celular; painel de controle parcialmente digital; rádio AM/FM com conexões USB e Bluetooth; CD Player e sistema de navegação via GPS.
A Nissan Frontier LE conseguiu a nota 6,2 em nosso comparador e traz central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas e integração com aplicativos de celular; rádio AM/FM com conexões USB e Bluetooth e sistema de navegação via GPS.
Veredito
Essa foi mais uma batalha difícil e as duas picapes mandaram muito bem. Mas para saber qual vale mais a pena, avaliamos o custo benefício de cada modelo.
Neste quesito, a vencedora é a Nissan Frontier LE que atingiu 3,69 estrelas em custo benefício, no Ranking Virgola, enquanto a Ford Ranger XLT chegou perto, com 3,54 estrelas.
Mas e pra você, qual picape vale mais a pena?
Quer saber um pouco mais sobre cada versão? Confira as matérias especiais que separamos abaixo:
Que tal aproveitar e encontrar o menor preço na sua região? Escolha seu carro zero e a negociação é com a gente.
Referências