Montana vs City: mesmo preço, carros totalmente diferentes

Quer saber quem leva a melhor em um comparativo entre esses modelos de categorias diferentes? O preço é o mesmo, mas as propostas são totalmente diferentes. Confira!
Montana vs City: mesmo preço, carros totalmente diferentes

Um comparativo entre picape e sedan? Sim. Normalmente, as comparações entre carros são feitas por categoria, mas isso nem sempre responde a dúvida de todos os compradores. Isso porque, ao comparar, por exemplo, a Montana com a Strada, ficamos limitados às caminhonetes, mas não necessariamente o comprador precisa de uma caminhonete, mas apenas goste do estilo. Saber, então, qual vale mais a pena, é legal, mas é importante que se tenha um outro panorama sobre o mercado.

Por isso, dessa vez, trouxemos uma comparação de faixa de preço. Vamos comparar dois carros que possuem preços muito similares, na faixa dos R$135.000: Chevrolet Montana LTZ e Honda City Touring. Se você está pensando em comprar um modelo nessa faixa e for visitar as concessionárias, é fato que será confrontada com a questão sobre qual seria melhor levar para casa, apesar das propostas distintas dos dois modelos.

Por mais que, para alguns, saber quais suas reais necessidades pareça ser algo intuitivo, no geral as pessoas são levadas por outros fatores além disso e, muitas vezes, acabam adquirindo algo que não supre o que ela precisava tão bem quanto outro carro supriria. Um ótimo exemplo disso foi dado quando comparamos, aqui, o Honda HR-V com o Fiat Pulse Abarth, que, apesar de serem SUVs, têm propostas completamente diferentes, apesar do preço muito próximo.

Chevrolet Montana 2023

A Montana é a maior novidade da Chevrolet nos últimos anos e marca a volta por cima da empresa, que passou por muitos problemas de produção nos últimos dois anos. Basta vermos que o Onix foi líder do ranking de carros mais vendidos do Brasil por seis anos, entre 2015 e 2020, mas perdeu o posto para a Fiat Strada nos anos de 2021 e 2022. A produção do modelo só começou a normalizar a partir da metade do ano de 2022, momento a partir do qual ele começou a subir novamente nos rankings mensais, até chegar à primeira posição nos últimos meses do ano.

A picape é derivada da Tracker, que, por sua vez, é derivada do Onix. Saber disso nos ajuda a entender a importância do compacto na linha da Chevrolet. Ele fez um sucesso estrondoso desde que foi lançado e hoje em dia metade do portfólio da empresa é feito com base no compacto. A família é composta pelo próprio Onix, o Onix Plus, a Tracker, a Montana e a Spin, que é feita na base da geração passada do Onix.

Confira aqui todos os equipamentos da Montana 2023 e compare com o City 2023

Ser próximo do Onix faz com que encontremos alguns itens comuns aos dois, como o painel, que é o mesmo, com dois mostradores analógicos e uma tela pequena no meio, para o computador de bordo. Apesar disso, é claro que a Montana subiu de nível em relação às suas duas gerações anteriores e especialmente em relação à segunda. Isso porque a primeira geração da Montana tinha a plataforma do Corsa C, geração dez anos mais nova do que a do Corsa B, que foi a base para a segunda geração. Na época, isso foi muito criticado, afinal, apesar de ser apontada como uma nova geração, em termos tecnológicos ela era mais antiga do que a anterior.

A nova geração é melhor que a anterior na proporção em que a nova geração do Onix é melhor do que um Corsa 1995. Existe um salto, em termos de tecnologia, de mais de duas décadas, já que essa geração do Corsa, que serviu de base para a Montana lançada em 2011, surgiu na Europa em 1993. Além dos ganhos em qualidade construtiva, o modelo chegou com muito mais segurança e equipamentos de série, além do fato de, agora, contar com cabine dupla e motor Turbo em todas as versões.

A vocação do modelo também mudou. Isso porque, antes, ela era voltada para trabalho, tendo algumas versões mais equipadas e com design diferenciado, para agradar quem buscava uma picape para lazer. A Chevrolet fez uma pesquisa e descobriu que a maioria dos donos de Fiat Toro não a utilizavam para o trabalho nunca, mas sim apenas como carro de passeio. Assim, a Montana foi produzida pensando no uso desse público. A caçamba, por exemplo, não suporta muito peso, mas tem boa litragem e um sistema de divisórias muito bem pensado para quem vai usar o modelo para carregar coisas em uma viagem.

Essa proposta de uso mais civil, e não para trabalho, faz com que ela seja ainda mais um veículo que concorre com modelos voltados para família, como o Volkswagen Virtus e o oponente de hoje, Honda City!

Honda City 2023

O City chegou ao Brasil em 2009 e atendeu uma demanda dos fãs da Honda: um sedan menor do que o Civic. Antes, a única opção mais barata que o sedan médio, na linha da Honda, era o Fit, mas o estilo pacato do modelo não agradava todo mundo. O City chegou parecendo um mini Civic e fez bastante sucesso, afinal, ele possibilitava que o comprador levasse para casa a robustez (e status) da montadora japonesa por um preço menor.

A segunda geração do modelo chegou em 2015 com novidades em termos de equipamentos e design, se aproximando ainda mais do desenho do irmão mais velho. O que talvez ninguém esperava, pelo menos na época, é que o City acabaria ocupando o espaço que antes era do Civic.

Bom, isso é verdadeiro em parte, afinal, em termos de preço, quem ficou no lugar do Civic foi o HR-V, mas ele é um SUV, e pensando em carrocerias sedans, o posto de sedan mais importante do portfólio da marca ficou por conta do City. Civic, HR-V, CR-V e Fit saíram de linha entre o final de 2021 e o começo de 2022 e o City, que ganhou nova geração nessa época, com direito a versão hatch, foi por vários meses o único produto da Honda no mercado.

Confira aqui todos os equipamentos da Montana 2023 e compare com o City 2023

Para atender às exigências do mercado em termos de qualidade, afinal, ele tinha que agradar consumidores de modelos muito diferentes, o sedan compacto teve que subir de categoria. A nova geração chegou recheada de tecnologia e com design elegante, porém sóbrio, para agradar o público da marca, mas manteve outras características dele, como o motor. A pressão de ser o único produto da marca no país só foi aliviada quando a segunda geração do HR-V chegou, renovado e mais apto a ocupar o espaço que era o do Civic.

Essa movimentação da Honda de subir os modelos de categoria nos apontava algo que foi concretizado quando o novo Civic surgiu: ele também subiu de categoria. Cresceu em tamanho, tecnologia, potência e, principalmente, preço, se posicionando como um modelo bastante superior ao Toyota Corolla, seu rival histórico. Para quem quer um sedan da marca japonesa, a solução, na maioria dos casos, será levar o City para casa, o que não é, nem de longe, algo ruim, muito pelo contrário.

Vamos comparar a Chevrolet Montana LTZ e o Honda City Touring e contar pra você qual vale mais a pena! Lembre-se que se você se interessar por algum dos modelos, ou ainda por seus concorrentes, não deixe de conhecer o nosso serviço de negociação. Já pensou economizar até R$10.000 na compra do seu próximo carro zero? Você conta pra gente qual carro procura e nós negociamos com as concessionárias da sua região.

Preços e Versões da Montana 2023 e City 2023

 

Chevrolet Montana 2023

VersãPreço de Tabela da Montana
Montana 1.2 Turbo ManualR$ 116.890
Montana LT 1.2 Turbo ManualR$ 121.990
Montana LTZ 1.2 Turbo AutomáticaR$ 134.490
Montana Premier 1.2 Turbo AutomáticaR$ 140.490

Honda City 2023

VersãoPreço de Tabela da Honda
City 1.5 EX AutomáticR$ 117.300
City 1.5 EXL AutomáticoR$ 125.600
City 1.5 Touring AutomáticoR$ 135.600

Desempenho e Consumo da Montana 2023 e City 2023

Aqui temos dois pontos polêmicos para os dois modelos. Isso porque ambos possuem um desempenho razoável, porém ficam para trás se comparados com seus concorrentes. Primeiramente, a Montana 1.2 Turbo usa o mesmo motor e câmbio da Tracker topo de linha, que gera 133 cavalos de potência e são geridos pela transmissão automática de seis marchas. Esse conjunto faz ela acelerar de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos.

A grande crítica feita ao conjunto é a cavalaria, que foi considerada baixa para a proposta do modelo. Existia uma expectativa de que a picape viria equipada com o 1.4 Turbo de 150 cavalos do Cruze, mas isso parece não estar nos planos da Chevrolet, pelo menos por enquanto. As críticas são muito mais frutos da frustração do que pelo desempenho da picape em si, afinal, por ser leve, o motor 1.2 dá conta sem dificuldade de empurrar a carroceria da Montana.

O City também gerou polêmica ao ser lançado por conta do conjunto mecânico. Isso porque se esperava uma motorização turbinada, assim como acontece em vários concorrentes e, inclusive, está presente no City em outros países. A Honda pensou sobre o assunto e chegou à conclusão de que seria melhor manter o mesmo motor 1.5 aspirado da geração passada do modelo. Não só ele equipava a segunda geração (a anterior), mas também a primeira lançada em 2009, e já estava em linha no Fit em 2005. Sim, o motor é antigo.

Confira aqui todos os equipamentos da Montana 2023 e compare com o City 2023

Isso não quer dizer que ele não seja tecnológico. Ao longo dos anos, a Honda fez diversas melhorias nele e a maior novidade, que surgiu no City, foi a injeção direta de combustível, o que permitiu um aumento na potência e, principalmente, na melhoria do consumo. Com as mudanças, o motor gera 126 cavalos, que são coordenados pelo câmbio automático do tipo CVT, e que levam o modelo de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. É mais devagar do que os concorrentes turbinados, mas atende bem quando o condutor precisa de um pouco mais de desempenho, deixando claro que essa não é a praia dele.

Se ele não se destaca no desempenho, o consumo é um forte ponto positivo. Com gasolina, o modelo consegue médias de 13,1 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada; enquanto com etanol o consumo cai consideravelmente, indo para 9,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. Como podemos observar, o truque, por aqui, é abastecer com gasolina, que parece ser o combustível com o qual o motor se dá melhor.

A Montana tem um desempenho melhor do que o City, mas cobra fazendo o dono ir mais vezes ao posto. Com gasolina, o modelo consegue médias de 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada; enquanto com etanol o consumo cai para 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada.

Então, pensando sobre esse tópico, encontramos dois caminhos diferentes: se você gosta mais de desempenho a Montana provavelmente vai te atender melhor; se um consumo de combustível menor te agrada, o City seria a melhor opção.

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Espaço, conforto e equipamentos da Montana e City 2023

Como estamos falando de dois modelos de categorias diferentes, vamos dividir ele em dois pontos: espaço para passageiros e espaço para bagagens. Isso porque, em termos de espaço interno para os passageiros, o City é consideravelmente maior, além de contar com itens de conforto como apoio de braço no banco traseiro e saída de ar-condicionado para quem vai atrás. O espaço para pernas e ombros é muito bom, mas quem é mais alto pode acabar com a cabeça raspando no teto por conta do caimento da carroceria.

A Montana é menor por dentro e não tem tanto conforto, o que é esperado, afinal, estamos comparando uma caminhonete com um sedan, justamente no tópico em que os sedans levam vantagem. Porém, em questão de espaço para bagagens, a situação se inverte, o que também era esperado, afinal, a picape da Chevrolet tem uma caçamba. Isso não quer dizer, por outro lado, que o porta-malas do Honda seja pequeno! Na verdade, ele é um dos maiores da categoria, com 519 litros, o que garante que caiba muita coisa ao fazer uma viagem.

Os dois modelos atendem quem tem família e precisa de espaço para bagagens e passageiros, mas, em uma visão geral, o City é melhor, por ser mais confortável, além de carregar sem dificuldade tudo que você queira levar.

Confira aqui todos os equipamentos da Montana 2023 e compare com o City 2023

Em termos de equipamentos, o City se destaca e muito! Ele tem uma série de itens de série que não são encontrados na Montana e fica devendo apenas o sistema de internet a bordo. É importante lembrar que a linha 2023 do City agora conta com um sistema parecido com o OnStar da Chevrolet, permitindo que o dono opere uma série de coisas do carro através do celular.

Vamos começar apontando os itens de série da Montana LTZ e depois apontamos o que o City tem a mais, além desses itens da picape da Chevrolet.

Começamos falando da segurança, que é garantida na caminhonete pelos seis airbags, controles de estabilidade e tração e luzes diurnas em LED. Ela ainda não passou pelos testes de segurança, mas é possível que consiga nota máxima, afinal, ela é baseada no Onix, modelo que possui as cinco estrelas possíveis.

O conforto é dado pelo câmbio automático, piloto automático, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, para-sol com espelho para motorista e passageiro, ar-condicionado manual, ajuste de altura e profundidade do volante, que é multifuncional e revestido em couro, ajuste de altura do banco do motorista, bancos parcialmente em couro, descansa braço central dianteiro, destravamento interno do tanque de combustível, alarme, chave presencial com sistema de partida por botão, acendimento automático dos faróis, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré.

Fecha a lista de equipamentos a central multimídia de oito polegadas com rádio, conexão Bluetooth, USB, integração com aplicativos de celular e internet a bordo.

O Honda City Touring conta com todos esses itens de séria, menos a internet a bordo, mas em compensação ele conta, ainda, com faróis de LED, faróis de neblina, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal com sistema de frenagem autônoma, alerta de ponto cego e sistema de farol alto automático. É legal lembrar que o modelo ostenta nota máxima nos testes de segurança.

Confira aqui todos os equipamentos da Montana 2023 e compare com o City 2023

Além desses itens a mais, ainda temos piloto automático adaptativo, ar-condicionado automático, bancos totalmente em couro, tapetes, rebatimento elétrico dos retrovisores, retrovisor interno eletrocrômico, destravamento interno e remoto do porta-malas, sistema de partida remota pela chave presencial e sensores de estacionamento dianteiros.

A conectividade é muito parecida, com a diferença de que o Honda conta com painel parcialmente digital.

Mas e agora, qual realmente vale mais a pena?

No final, qual modelo faz mais sentido? Bom, para chegarmos a essa conclusão, primeiro precisamos formular uma linha de pensamento, pois são modelos de categorias diferentes. Se o comprador pretende comprar algum dos dois para carregar coisas no trabalho e precisa de uma caçamba, a escolha, entre os dois, seria obviamente a Chevrolet Montana.

Mas essa não é a proposta da Montana e, nesse caso específico, talvez fosse melhor levar para casa uma Fiat Strada, que vai ser mais eficiente na questão de carregar peso, afinal, ela foi pensada para isso. Dito isso, vamos tirar da equação o uso para trabalho e pensar em lazer e uso familiar.

Fora algumas situações muito específicas em que uma caçamba é útil, como para carregar algum móvel ou, talvez, uma prancha de surfe, no geral os dois modelos desempenhariam papéis muito semelhantes no dia a dia e, pensando nisso, o Honda City te entrega muito mais em conforto, equipamentos, tecnologia e consumo, ficando um pouco para trás apenas no desempenho. Porém, os vários pontos positivos do modelo compensam bastante. No fim das contas, para o perfil de usuário mais comum, o City é uma compra muito melhor.

O comparador do Virgola concorda com essa análise! Você sabe que aqui nós temos um sistema que aponta, de maneira direta e imparcial, qual carro tem melhor custo-benefício, levando em conta vários itens como custos ao longo de três anos, depreciação, espaço, equipamentos, desempenho, preço, e vários outros!

Nossa comparador deu nota 4,83 de custo-benefício, de um total de cinco possíveis, para o Honda City Touring, que levou o primeiro lugar no comparativo. Com 4,43, a Chevrolet Montana LTZ ficou em segundo lugar!

De acordo com seu perfil de usuário, qual dos dois modelos mais combinaria com a sua garagem? Conta pra gente!

Confira aqui todos os equipamentos da Montana 2023 e compare com o City 2023

 

Quer saber um pouco mais sobre cada versão? Confira as matérias especiais que separamos abaixo:

Chevrolet Montana 2023 Honda City 2023

 

 

Que tal aproveitar e encontrar o menor preço na sua região? Escolha seu carro zero e a negociação é com a gente.

 

Referências Chevrolet

Honda

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