Somando 65.656 unidades vendidas somente no ano de 2020, o Chevrolet Tracker e o Volkswagen Nivus são dois dos SUVs mais populares do país e certamente causam muitas dúvidas sobre qual vale mais a pena.
O visual do Chevrolet Tracker realça o conservadorismo da marca, trazendo linhas agradáveis e visual típico de um SUV compacto. Já o Volkswagen Nivus é completamente diferente. O carro possui uma carroceria com desenho que se assemelha a um coupé, ainda que com cara de SUV. É uma combinação que confunde, mas no fim agrada, e atesta isso graças às extensas listas de espera do modelo, que em alguns casos passam de 60 dias.
Confira o rival do Chevrolet Tracker e Volkswagen Nivus!

Versões e preços do Chevrolet Tracker e Volkswagen Nivus
Ambos os carros compartilham a mesma faixa de preço de R$90.000 a R$130.000, embora o Nivus seja quase R$ 20 mil mais barato em sua versão topo de linha quando comparado à versão topo de linha do Tracker.
Oferecendo o carro em cinco versões para o público, o Chevrolet Tracker parte dos R$96.100, pedidos pela versão de entrada 1.0 Turbo Manual, e chega aos R$131.290 da versão mais equipada, Premier 1.2 Turbo Automático.
Chevrolet Tracker
Versão | Preço de Tabela da Chevrolet |
---|---|
Tracker 1.0 Turbo Manual | R$ 96.100 |
Tracker LT 1.0 Turbo Automático | R$ 105.270 |
Tracker LTZ 1.0 Turbo Automático | R$ 114.190 |
Tracker Premier 1.0 Turbo Automático | R$ 122.730 |
Tracker Premier 1.2 Turbo Automático | R$ 131.290 |
Enquanto o Tracker é oferecido em cinco versões, a Volkswagen optou por enxugar o leque, oferecendo o carro em apenas duas versões, Comfortline e Highline, custando R$97.580 e R$111.820, respectivamente.
Volkswagen Nivus 2021
Versão | Preço de Tabela da Volkswagen |
---|---|
Nivus Comfortline 200 TSI | R$ 97.580 |
Nivus Highline 200 TSI | R$ 111.820 |
Motor do Chevrolet Tracker e Volkswagen Nivus
O Chevrolet Tracker é oferecido com duas opções de motores, sendo o 1.0 Turbo de 116 cv oferecido tanto com câmbio manual quanto com câmbio automático. O primeiro cumpre o 0 a 100 km/h em 10 segundos, enquanto o automático faz o 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. Já motor 1.2 Turbo com 133 cv de potência, que vem equipado apenas com câmbio automático, cumpre o 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.
Seguindo o lema de menos é mais, visto no número de versões em que o carro é oferecido, o Volkswagen Nivus conta com apenas uma opção de motor, o 1.0 Turbo de 128 cv de potência, que é oferecido com câmbio automático, e faz de 0 a 100 km/h em 10 segundos.
No quesito aceleração, o Nivus sai na frente - mas nem tanto. Embora o carro empate com o Tracker em sua versão de entrada, com câmbio manual, ele só perde para a versão do carro que é equipada com o 1.2 Turbo.
Chevrolet Tracker 2022
Motor | Câmbio | 0 a 100 km/h |
---|---|---|
1.0 Turbo | Câmbio Manual | 10 segundos |
1.0 Turbo | Câmbio Automático | 10,9 segundos |
1.2 Turbo | Câmbio Automático | 9,4 segundos |
Volkswagen Nivus 2021
Motor | Câmbio | 0 a 100 km/h |
---|---|---|
1.0 Turbo | Câmbio Automático | 10,0 segundos |

Espaço e conforto do Chevrolet Tracker e Volkswagen Nivus
Na maioria das vezes, o comprador de um SUV, mesmo que de um SUV compacto, procura este tipo de carro pensando no conforto e nas comodidades que ele proporciona, além é claro do status que seu design agrega. Nesta seção em que avaliamos o conforto de cada carro, utilizaremos como base o Chevrolet Tracker LTZ e o Volkswagen Nivus, por estarem numa faixa de preço parecida entre R$110 mil - R$ 115 mil.
O Chevrolet Tracker LTZ é a versão intermediária do SUV. Nesta versão, temos piloto automático; direção elétrica; vidros elétricos dianteiros e traseiros; para-sol com espelhos para motorista e passageiro; ar-condicionado; volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade; ajuste de altura do banco do motorista; bancos parcialmente revestidos em couro; descansa braço central dianteiro; ajuste elétrico dos retrovisores; destravamento interno e remoto do porta-malas; destravamento interno do tanque de combustível; travamento elétrico remoto das portas; sistema de alarme; sistema keyless para abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão; acendimento automático dos faróis; computador de bordo; sensor de estacionamento traseiro; e câmera de estacionamento em ré. Todos estes itens conferem a nota 6,1 em conforto em nosso comparador.
Em contra-partida, no Nivus Highline temos piloto automático adaptativo; direção elétrica; vidros elétricos nas quatro portas; para-sol com espelho e iluminação para motorista e passageiro; ar-condicionado automático; volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade; banco com ajuste de altura; bancos em couro; descansa braço central dianteiro; tapetes dianteiros e traseiros; ajuste elétrico dos retrovisores; rebatimento elétrico dos retrovisores; retrovisor interno eletrocrômico; destravamento interno e remoto do porta-malas; destravamento interno do tanque de combustível; travamento elétrico remoto das portas; sistema de alarme; sistema keyless para abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão; limpador de parabrisas automático; acendimento automático dos faróis; computador de bordo; sensor de estacionamento traseiro; sensor de estacionamento dianteiro; e câmera de estacionamento em ré. Com estes equipamentos, o carro conquistou nota 7,5 em nosso comparador e vale mais a pena nesse quesito.
Segurança do Chevrolet Tracker e Volkswagen Nivus
Quando o assunto é segurança, o Volkswagen Nivus é novamente o mais equipado. A Tracker LTZ é oferecida com 6 airbags; controles eletrônicos de estabilidade e tração; luzes diurnas em LED; e alerta de ponto cego.
Já no Volkswagen Nivus Highline temos: 6 airbags; controles eletrônicos de estabilidade e tração; faróis de LED; luzes diurnas em LED; faróis de neblina; alerta de colisão frontal; e frenagem autônoma urbana.
Multimídia do Chevrolet Tracker e Volkswagen Nivus
Em multimídia, a vitória é novamente do Volkswagen Nivus Highline, que vence o Chevrolet Tracker em qualquer uma de suas versões, mesmo na mais cara, que custa R$20 mil a mais que o Nivus Highline.
O carro conseguiu mais esta vitória por trazer central multimídia com tela touchscreen de 10"; painel de controle totalmente digital; rádio AM/FM; conexões Bluetooth e USB; e integração com aplicativos de celular. O Chevrolet Tracker LTZ, por sua vez, conta com central multimídia com tela touchscreen de 8"; rádio AM/FM; conexões Bluetooth e USB; e integração com aplicativos de celular.
Quer saber mais sobre os equipamentos de cada versão e decidir qual vale mais a pena? Separamos uma matéria especial para cada modelo: Chevrolet Tracker 2022 Nivus 2021
E aí, qual vale mais a pena para você? Que tal aproveitar e encontrar o menor preço na sua região? Escolha seu carro zero e a negociação é com a gente.
Referências