Na hora de comprar um carro zero, o que você procura nele? Conforto? Potência? Design? Mas o que ninguém conta são todos os custos que vamos ter depois de comprarmos um carro e, claro, seu custo benefício.
O segmento das picapes no Brasil é bem estabelecido e tem nomes tradicionais, há anos. Trazendo sempre muita confiabilidade mecânica e alto nível de conforto, estes carros passaram a ser procurados até mesmo para rodar na cidade, aquecendo ainda mais seu mercado.
Neste comparativo, analisamos duas das picapes que mais vendem no país: Ford Ranger e Toyota Hilux. Passaremos pelos itens de conforto, segurança e multimídia e também pelo desempenho de cada uma, avaliando o custo benefício.
Acesse o Comparativo Completo da Ranger e da Hilux
Para você, o que ninguém conta sobre a Ranger e a Hilux?
Versões e preços da Ford Ranger e da Toyota Hilux
Em volume de vendas, a Toyota Hilux reina com a liderança do segmento. Somente de janeiro a junho deste ano, a picape emplacou 23.813 unidades. A Ford Ranger segue logo atrás, na terceira posição, com 11.630 unidades vendidas.
A Ford Ranger é oferecida em 7 versões, com preços que partem dos R$184.390, pedidos pela versão de entrada XLS 2.2 Turbo Diesel AT, e chegam aos R$279.990, pedidos pela versão topo de linha, Limited 3.2 Turbo Diesel AT 4x4.
Sua concorrente, Toyota Hilux, é vendida em 6 versões, com faixa de preço parecida, partindo dos R$191.990 da versão de entrada SRV 2.7 Flex AT, chegando aos R$280.390, pedidos pela versão SRX 2.8 Turbo Diesel AT 4x4.
Confira abaixo a tabela com todas as versões e preços de cada uma das picapes!
Ford Ranger 2022
Versão | Preço de Tabela da Ford |
---|---|
Ranger XLS 2.2 Turbo Diesel AT | R$ 184.390 |
Ranger XL 2.2 Turbo Diesel MT 4x4 | R$ 188.490 |
Ranger XLS 2.2 Turbo Diesel AT 4x4 | R$ 220.690 |
Ranger Black 2.2 Turbo Diesel AT | R$ 193.690 |
Ranger Storm 3.2 Turbo Diesel AT 4x4 | R$ 222.790 |
Ranger XLT 3.2 Turbo Diesel AT 4x4 | R$ 253.390 |
Ranger Limited 3.2 Turbo Diesel AT 4x4 | R$ 279.990 |
Toyota Hilux 2021
Versão | Preço de Tabela da Toyota |
---|---|
Hilux SRV 2.7 Flex AT | R$ 191.990 |
Hilux SRV 2.7 Flex AT 4x4 | R$ 206.890 |
Hilux STD Power 2.8 Turbo Diesel MT 4x4 | R$ 212.490 |
Hilux SR 2.8 Turbo Diesel AT 4x4 | R$ 233.890 |
Hilux SRV 2.8 Turbo Diesel AT 4x4 | R$ 251.490 |
Hilux SRX 2.8 Turbo Diesel AT 4x4 | R$ 280.390 |
Motor da Ford Ranger e da Toyota Hilux
Em desempenho, temos praticamente um empate, mas a Toyota Hilux se diferencia por trazer opções de motorização Flex e Diesel!
Na Ford Ranger, temos duas opções de motores, sendo a primeira o motor 2.2 Turbo Diesel, com 160 cv de potência, com câmbio manual ou automático, e 0 a 100 km/h em 15 segundos. O segundo motor disponível é o 3.2 Turbo Diesel, com câmbio automático, 200 cv de potência e 0 a 100 km/h em 11,6 segundos.
A Toyota Hilux também traz duas opções de motores: 2.7 Flex, com câmbio automático, 163 cv de potência e 0 a 100 km/h em 15 segundos; e 2.8 Turbo Diesel, com câmbio automático ou manual, 204 cv de potência e 0 a 100 km/h em 12 segundos.
Confira abaixo a tabela com as informações de motorização, câmbio e aceleração!
Ford Ranger 2022
Motor | Câmbio | 0 a 100 km/h |
---|---|---|
2.2 Turbo Diesel | Câmbio Manual | 15 segundos |
2.2 Turbo Diesel | Câmbio Automático | 15 segundos |
3.2 Turbo Diesel | Câmbio Automático | 11,6 segundos |
Toyota Hilux 2021
Motor | Câmbio | 0 a 100 km/h |
---|---|---|
2.7 Flex | Câmbio Automático | 15 segundos |
2.8 Turbo Diesel | Câmbio Manual | 12 segundos |
2.8 Turbo Diesel | Câmbio Automático | 12 segundos |

Espaço e conforto da Ford Ranger e da Toyota Hilux
Enquanto a Toyota Hilux possui caçamba com 1.000 litros disponíveis, na Ford Ranger temos 1.180 litros, dando uma grande diferença do seu rival.
Para compararmos os outros quesitos de cada um dos modelos, como conforto, segurança e multimídia, selecionamos duas versões com preços parecidos. Analisamos Ford Ranger Limited, topo de linha, com a Toyota Hilux SRX, também topo de linha, que possuem apenas R$400 de diferença em seu preço sugerido pelas montadoras.
Na Ford Ranger Limited, temos: piloto automático adaptativo; direção elétrica; vidros elétricos; para-sóis com espelho e iluminação; ar-condicionado automático DualZone; volante multifuncional revestido em couro com ajustes de altura e profundidade; ajuste de altura do banco do motorista; ajuste elétrico do banco do motorista; bancos revestidos em couro; descansa braço central dianteiro; retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos; retrovisor interno eletrocrômico; sistema de alarme; sistema Keyless para abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão; sensores crepuscular e de chuva; assistente de farol alto; computador de bordo; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de estacionamento em ré.
Já entre os itens de conforto da Toyota Hilux SRX, temos piloto automático adaptativo; direção hidráulica; vidros elétricos; ar-condicionado automático; volante multifuncional revestido em couro com ajustes de profundidade e altura; ajuste de altura do banco do motorista; ajustes elétricos do banco do motorista; resfriamento dos bancos dianteiros; bancos revestidos em couro; descansa braço central dianteiro; retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos; retrovisor interno eletrocrômico; sistema de alarme; sistema Keyless para abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão; sensor crepuscular; computador de bordo; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de estacionamento em ré.
Com isso, em conforto quem vence é a Ranger Limited, que atingiu a nota 7,7 em nosso comparador, enquanto a Toyota Hilux SRX conseguiu a nota 7,2.
Segurança da Ford Ranger e da Toyota Hilux
Já em segurança, quem vence é a picape japonesa. Mas o que ninguém conta é a nota e relevância da segurança em cada modelo e versão.
Garantindo um 9,5 em segurança no nosso comparador, a Toyota Hilux SRX vence neste quesito por trazer 7 airbags; controles eletrônicos de estabilidade e tração; faróis e luzes diurnas em LED; faróis de neblina; assistente de permanência em faixa; alerta de colisão frontal e frenagem autônoma. Além disso, a picape conquistou nota máxima em segurança no Teste de Colisão.
A Ford Ranger Limited conquistou a nota 8,4 em segurança por contar com 7 airbags; controles eletrônicos de estabilidade e tração; faróis e luzes diurnas em LED; faróis de neblina; assistente de permanência em faixa; alerta de colisão frontal; frenagem autônoma e monitoramento de pedestre. Porém, sua nota é menor que a da Hilux por ter conquistado 3 estrelas para adultos e 4 para crianças, no Teste de Colisão.
Multimídia da Ford Ranger e da Toyota Hilux
Em multimídia, quem vence é a Ford Ranger Limited, que traz central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas; rádio AM/FM com conexões USB e Bluetooth; leitor de CD; integração com aplicativos de celula e sistema de navegação (GPS).
A Toyota Hilux SRX sai de fábrica com central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas; rádio AM/FM com conexões USB e Bluetooth; TV; integração com aplicativos de celular; e sistema de navegação (GPS).
Em nosso comparador, as notas de multimídias conquistadas foram de 7,5 para a Ranger e 6,8 para a Hilux.
Veredito
Você deve ter percebido que as duas picapes possuem várias semelhanças, mas também diferem em alguns pontos importantes. Mas o que ninguém conta é que, analisando o custo benefício dessa batalha, a que vale mais a pena é a Ford Ranger Limited 3.2 Turbo, quando comparada à Toyota Hilux SRX, de acordo com o nosso comparador.
Mas e pra você, qual vale mais a pena?
Separamos uma matéria especial para cada modelo, confira abaixo:
E aí, o que mais ninguém conta? Que tal aproveitar e encontrar o menor preço na sua região? Escolha seu carro zero e a negociação é com a gente.
Referências